São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Festival Internacional de Quadrinhos em Belo Horizonte . de 05 a 09 de outubro

Data

09/10/2009

Hora

9h às 22h

Cidade

BH

Local

Casa do Conde de Santa Marinha

Descrição

Belo Horizonte se transforma na Capital Internacional dos Quadrinhos
Entre os dias 05 e 09 de outubro, a capital mineira vai sediar a quarta edição do Festival Internacional de Quadrinhos, o maior evento de HQs da América Latina. O FIQ, que correu sério risco de ser cancelado graças à falta de patrocínio, acontece em menor escala, mas não com menos brilho. Serão treze exposições, entre nacionais e internacionais, oficinas, mostras de animações, feira de HQs, encontros com criadores e mesas redondas, tudo com entrada franca. Além disso, quadrinistas renomados internacionalmente, como Eddie Campbell (desenhista da série From Hell, que inspirou o filme homônimo com Jonny Depp), têm presença garantida.
Dentro da programação do Festival, uma homenagem chama atenção: o quadrinista mineiro Lacarmélio Araújo, que há mais de dez anos vende revistinhas em quadrinhos desenhadas e roteirizadas por ele nos sinais de trânsito de BH. Seu personagem principal, Celton, é um herói que habita a capital mineira, salvando sua população de todos os males. Hoje, Lacarmélio é uma figura folclórica na cidade, e todos sabem quem é o cara divertido e animado que transita pelos semáforos mais congestionados de BH. O outro homenageado é Antônio Roque Gobbo, que criou sozinho a Biblioteca Nacional de Histórias em Quadrinhos e, posteriormente, doou todo o seu acervo para a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte.
A grande novidade dessa edição do FIQ são as mostras de animação. Um grande encontro de animadores de cinema independente, com sessões recheadas de dezenas de filmes que traçam um panorama dessa produção está agendado para o evento. O Festival oferece também oficinas de iniciação aos quadrinhos, quadrinhos e sala de aula, caricatura e mangá, só para citar algumas. Além disso, as escolas, que são uma parte significativa do público, podem agendar visitas pelo telefone 3277-4631.

Serviço:
4. FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos
Local: Casa do Conde de Santa Marinha ? Rua Januária, 130 ? Floresta
Entrada Franca

Mais informações: www.fiqbh.com.br
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL