São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Palestra: “A gastronomia e o turismo fomentando o desenvolvimento regional” . SENAC

Data

28/09/2017

Hora

19h

Cidade

SJDR

Descrição

Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac realiza ações em Juiz de Fora,  São João del-Rei e em várias regiões do Estado 

Comemorado em 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo busca ressaltar a importância da atividade para o desenvolvimento econômico e social. A fim de chamar a atenção para a data e fortalecer o debate de temas relevantes ao empresariado do setor, será realizada, entre 26 e 30 de setembro, a 4ª edição da Semana do Turismo do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac. Com o tema “Comércio e Turismo Viajam Juntos”, o Sistema propõe ao público uma programação ampla e gratuita, envolvendo ações que promovam o diálogo entre a comunidade acadêmica, o mercado, o poder público e o consumidor final. Haverá palestras, oficina, feira, passeios, entre outras atividades. A programação contempla, além de Belo Horizonte, outras 18 cidades do interior de Minas Gerais. Na Zona da Mata, haverá palestras no dia 28/09, nas cidades de Juiz de Fora e São João del-Rei. Na primeira, o tema será “Turismo Receptivo e Capacitação Profissional”, com a coordenadora de Produtos Educacionais do Senac, Juliana Tibério. Já “A gastronomia e o turismo fomentando o desenvolvimento regional” será abordado pelo gerente de Produtos e professor do Senac, Hans Aichinger, em São João del-Rei. As duas atividades acontecem às 19h.
De acordo com a analista de Turismo da Fecomércio MG, Milena Soares, o tema deste ano tem como base  campanha da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O objetivo é evidenciar que comércio e turismo se retroalimentam em uma cadeia de produtos, serviços e ajudam a criar oportunidades de negócios, contribuindo, assim, para desenvolver as economias locais e o país. “É fundamental que o empresário mineiro perceba o potencial da integração da atividade turística ao comércio; em especial, que se enxergue dentro dessa cadeia. Por isso, vamos provocar discussões e debater tais desafios para avançarmos juntos”, esclarece Milena.
A abertura do evento será no dia 26, no Museu Histórico Abílio Barreto, em Belo Horizonte, e contará com palestra do diretor no Senac Nacional, Antonio Henrique Borges Paula. Ele também é membro do Conselho Empresarial da Organização Mundial de Turismo – OMT e do Conselho Nacional de Turismo (vinculado ao Ministério do Turismo). Nesta data também começa a feirinha “Primórdios da Cozinha Mineira”, com produtores da Região do Entre Serras, que envolve cidades da Serra da Piedade à Serra do Caraça. A ideia é fruto de um projeto desenvolvido pelo Senac em Minas, com a finalidade de preservar os hábitos, as técnicas e os produtos alimentares dos primeiros habitantes do Estado.
No dia 27, o Senac também oferece palestras sobre turismo, tecnologia e gastronomia, oficina com foco na agricultura familiar, além de capacitações e atendimentos, com horário marcado, para orientação aos donos de micros e pequenos negócios. “Será um momento importante para trocar informações e criar condições mais competitivas para os empresários. O tema é pertinente, porque a ideia do turismo é fomentar o comércio e desenvolver as regiões. Aliado à tecnologia, o segmento propicia novas abordagens e novos empreendimentos, independentemente do local”, observa o gerente de Produtos de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Senac em Minas, Hans Eberhard Aichinger.
A iniciativa tem apoio dos sindicatos do comércio locais, filiados e conveniados à Fecomércio MG. Informações pelo site : www.semanadoturismomg.com.br

Confira a programação de Juiz de Fora e São João del-Rei: 

Juiz de Fora
Palestra: “Turismo Receptivo e Capacitação Profissional”
28/09 às 19h
Local: Auditório Sindicomércio Juiz de Fora (Av. Barão do Rio Branco, 2588 – Centro)
Palestrante: Juliana Rocha Tibério (Senac MG)
Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela PUC – MG e graduada em Pedagogia Empresarial pelo Centro Universitário Newton Paiva – MG, atua na área de Desenvolvimento de Pessoas, com foco em ações presenciais e via EAD (Educação a Distância), implementação de Universidade Corporativa, mapeamento e gestão de projetos educacionais de grandes empresas tais como: Tribunal de Contas da União – TCU, SEBRAE, SESI, SENAI, Claro, Oi, HSBC, Itaú, Cosan, Visanet, Embratel, Petrobrás, Vivo, Mendes Júnior, Unimed-BH, Jaguar e Wickbold e Pif Paf Alimentos. Atualmente, coordena a equipe de desenvolvimento de produtos educacionais no Senac em Minas.
Inscrições/Informações: sindicomerciojf@sindicomerciojf.com.br / (32) 3215-1317 

São João del-Rei
Palestra: “A gastronomia e o turismo fomentando o desenvolvimento regional”
28/09 às 19h
Local: Senac em São João del-Rei (Rua Marechal Deodoro, 131 – Centro)
Palestrante: Hans Eberhard Aichinger (Senac MG)
Mestre em Desenvolvimento Regional pela UEMG, Especialista em Administração Hoteleira e Alimentos e Bebidas pela UFJF/SENAC, bacharel em Administração pela PUC-MG, ocupa atualmente o cargo de Gerente de Produtos de Turismo, Hospitalidade, Lazer e Produção de Alimentos e Bebidas do SENAC em Minas e professor de Planejamento de Cardápios do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da mesma instituição. Atua como consultor para empreendimentos gastronômicos e palestrante de Desenvolvimento Regional pela Gastronomia, Gastronomia Sustentável e Neuro Gastronomia. Professor na educação superior de Administração de Restaurantes, Logística de Suprimentos, Bebidas e Bares, Enologia, Elaboração de Cardápios e Controladoria de Alimentos e Bebidas, tendo feito parte do corpo docente do Centro Universitário Newton Paiva e PUC Minas. Coordenou os Cursos Superiores de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Estácio de Sá Belo Horizonte e Faculdade de Tecnologia SENAC Belo Horizonte.
Inscrições/Informações: sindcomercio@mgconecta.com.br / (32) 3371.7455

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural. 

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.