São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Ópera Carlos Chagas

Data

06/10/2009

Hora

20h30

Cidade

BH

Local

Grande Teatro

Descrição


Foto: divulgação

Em comemoração ao centenário da descoberta da doença de Chagas, estréia no dia 5 de outubro, no Grande Teatro, em Belo Horizonte, a ópera em dois atos, Chagas.
A versão recital da ópera, composta e regida pelo Maestro Sílvio Barbato, foi apresentada em avant-première na sede da Embaixada Brasileira em Roma, em novembro de 2008, para os membros da Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano, da qual Carlos Chagas Filho foi, por dezesseis anos, presidente. Com o prematuro e trágico falecimento de seu criador, a partitura final foi concluída pelo compositor Alexandre Schubert.
O libreto, de Renato Icarahy, foi livremente inspirado em episódios das vidas de dois ilustres cientistas, Carlos Chagas Pai e Filho. O que seria uma homenagem a dois homens da ciência, passou a ser também um tributo a seu artista idealizador: na concepção do diretor Moacyr Góes o maestro Sílvio Barbato aparecerá como personagem – o artista que transita eternizado no espaço ficcional de sua própria criação.
Com os Solistas, Sebastião Teixeira, Luciana Costa e Silva, Mauricio Luz e Raoni Hubner. Com a participação dos atores, Leon Goes, que faz Silvio Barbato, Giselle Lima, Carla Rosa e Augusto Garcia. 
A ópera é cantada por um coro e quatro solistas: um barítono, nos papéis de Carlos Chagas Pai e Chagas Filho, adultos; um tenor, personificando os dois cientistas quando jovens e também a alegórica figura do sertanejo Jeca-Tatu; um meio-soprano que canta os personagens de D. Íris Chagas e da sertaneja, mãe da menina Berenice; e finalmente um baixo que se reveza nos papéis do Rev. Padre Sacramento, do ilustre Dr. Miguel Couto e de S.S. o Papa, na cena final no Vaticano. O coro representará sucessivamente os diferentes grupos humanos que povoaram as vidas dos dois médicos: os escravos libertos, os trabalhadores da estrada de ferro, o tribunal do delírio de Chagas Filho, a comitiva dos cidadãos desesperançados conduzidos ao gabinete do presidente, os religiosos no Vaticano. 

Serviço
Evento: Ópera Carlos Chagas
Local: Grande Teatro
Data: 06 de outubro
Horário: 20h30
Valor: R$5,00 (inteira); R$2,50 (meia-entrada*)
Classificação etária: livre
Balcão de Informações: (31) 3236-7400

Usiminas
Rua Prof. José Vieira de Mendonça, 3011 -  Bairro Engenho Nogueira
CEP 31310260 - Belo Horizonte - Minas Gerais
T 55 31 3499 9696
F 55 31 3499 8443
www.usiminas.com

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL