Agenda Cultural
Orquestra de Câmara de Ouro Branco faz turnê na Estrada Real
Data
15/03/2009
Hora
20:30
Cidade
SJDR
Local
Teatro Municipal
Descrição
Em parceria com a série Concertos para Uberlândia, jovens músicos se apresentam gratuitamente em cidades da Estrada Real e do Triângulo Mineiro.
Em março, a Casa de Música de Ouro Branco abre a sua temporada de concertos no ano de 2009, com o Programa Circuito Cultural – Parcerias. A Orquestra de Câmara de Ouro Branco irá percorrer as cidades mineiras de Ouro Branco, São João Del-Rei, e Uberlândia, realizando apresentações gratuitas com a proposta de divulgar e ampliar o acesso à música erudita. O Programa conta com os patrocínios da Gerdau Açominas e Instituto Alair Martins, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.
“Anualmente, a Orquestra de Câmara de Ouro Branco, formada por alunos mais avançados dos cursos de instrumentos da Casa de Música, realiza três programas do Circuito Cultural, visitando cidades da Estrada Real. Este ano, resolvemos inovar e ir além das montanhas, contemplando também municípios do Triângulo Mineiro, como Uberlândia”, conta a pianista e coordenadora da Casa de Música, Kênia Libanio.
Para a realização dos concertos do Circuito Cultural Parceria, a Casa de Música de Ouro Branco conta com a parceria da série Concertos para Uberlândia, que há quatro anos desenvolve uma programação de concertos com músicos renomados nacional e internacionalmente. “Além da integração entre os projetos de música que estão sendo desenvolvidos no Estado, com a Série “Parcerias” teremos a oportunidade de entrelaçar idéias do âmbito musical que desenvolvam a música a erudita e a sua propagação na sociedade”, declara a coordenadora da série Concertos para Uberlândia, Viviane Taliberti.
Programa
J. S. Bach - Concerto para violino e orquestra em Mi Maior, BWV 1042
• Allegro
• Adagio
• Allegro assai
Violino: Jefferson de Souza
F. Carulli - Concerto para violão e orquestra, Op. 140
• Allegro
• Largo
• Allegro
Violão: José Jeová Júnior
J. S. Bach - Concerto para piano e orquestra em Fá menor, BWV 1056
• (Allegro)
• Largo
• Presto
Piano: Rodrigo Ribeiro
J. Haydn - Concerto para violino e orquestra em Sol Maior, Hob. VIIa/nr. 04
• Allegro moderato
• Adagio
Violino: Robert Cruz
Jovens Talentos
Durante os concertos do Circuito Cultural, a Orquestra de Câmara de Ouro Branco irá se apresentar sob regência de seu Maestro titular, Charles Roussin, e conta com a participação de alunos e ex-alunos da Universidade Federal de Uberlândia, que irão atuar como solistas: José Jeová Júnior (violão), Jefferson de Souza (violino), Robert Cruz (violino) e Rodrigo Ribeiro (piano).
Os jovens músicos foram selecionados em outubro de 2008, por uma comissão julgadora formada por representantes da Casa de Música e da Série Concertos para Uberlândia. “A nossa proposta com a iniciativa é criar oportunidades de inserção no mercado de trabalho para jovens talentos”, afirma o Maestro Charles Roussin.
No programa do concerto, estão as seguintes obras: “Concerto para Violino e Orquestra em Mi Maior”, de J.S.Bach; “Concerto para Violão e Orquestra, Op.14”, de F. Carulli; “Concerto para Piano e Orquestra em Fá menor”, de J.S.Bach; e “Concerto para Violino e Orquestra em Sol Maior”, de J. Haydn.
Circuito Cultural
A Orquestra de Câmara de Ouro Branco é formada por cerca de 20 alunos mais avançados dos cursos de instrumentos de cordas da Casa de Música. Desde 2003, a Orquestra vem se apresentando em diversas cidades da Estrada Real, com a participação de renomados solistas e coros convidados, com o objetivo de divulgar a música erudita e democratizar o seu acesso.
Série Concertos para Uberlândia: O projeto “Concertos para Uberlândia” desenvolve há quatro anos uma Temporada de Concertos, que já contou com a participação de mais de 70 artistas, vindos de diversas partes do Brasil e do mundo. Todos os artistas selecionados apresentam, além do concerto oficial, Concertos Didáticos especialmente para crianças de escolas públicas e ministram Máster Classes gratuitos para alunos de música da cidade e região, contribuindo assim, para a melhoria da formação musical de nossos estudantes, além de oportunizar o acesso aos concertos para diversos segmentos de nossa sociedade. Um dos objetivos do projeto “Concertos para Uberlândia” é crescer em suas atividades, ampliando o leque de oportunidades e de abrangência social. Todas as inovações propostas pelo projeto têm como foco viabilizar um crescimento cada vez maior de seu público e de oportunidades e aperfeiçoamento de conhecimentos, principalmente dos jovens músicos da cidade. Sendo assim, no ano de 2007 implementamos a Série “Estimulo” – Jovens Músicos Brasileiros, através da qual proporcionamos o estímulo e apoio tanto aos talentosos jovens de todo o país, que se apresentam na série, como aos alunos de nossa cidade que se espelham nos colegas artistas, estimulando-os a aprimorar cada vez mais seus conhecimentos musicais e mostrando que é possível desempenhar os mesmos passos para se entrar no mercado musical brasileiro.
Orquestra de Câmara de Ouro Branco
Criada em 2001, a Orquestra de Câmara de Ouro Branco é formada por cerca de 20 alunos das oficinas de instrumentos da Casa de Música de Ouro Branco. Desde então, vem realizando diversos concertos em Ouro Branco e nas cidades da Estrada Real, dentro do projeto “Circuito Cultural”, com o patrocínio da Gerdau Açominas, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura. Entre as apresentações já realizadas, pode-se destacar a da obra “A Paixão Segundo São João”, de J.S. Bach, em Ouro Preto e Belo Horizonte, com participação do Coral Ars Nova; “A Missa em Sol de Schubert”, com o Coral do Sesiminas, em Mariana e Ouro Branco; “Magnificat”, de C. Ph. Emanuel Bach e “Come, Ye Sons of Arts, away”, de Henry Purcell e “Requiem”, de W.A Mozart, com o Coro da UFMG. Um dos objetivos da Orquestra jovem é valorizar e incentivar a composição contemporânea de música erudita. Em 2005, a Orquestra estreou as primeiras obras comissionadas, escritas pelos compositores Calimério Soares, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ernani Aguiar, Ronaldo Cadeu e Oiliam Lanna. A Orquestra de Câmara de Ouro Branco tem como regente titular o Maestro Charles Roussin e já se apresentou com importantes solistas, como Alexandre Martins de Barros, Ariana Pedrosa, Elisa Freixo, Lílian Assumpção , Luciana Monteiro, Lúcia Alves Melo, entre outros.
Maestro Charles Roussin
Natural de Itaúna/MG, graduou-se em Violão e Regência de Orquestra pela UFMG. Participou de cursos e masterclasses com os professores Guilhermo Scarabino (Argentina), Roberto Tibiriçá, Osvaldo Ferreira (Portugal) e Fábio Zanon. Um dos ganhadores do Concurso Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes, em 2003, já esteve frente à Orquestra Sinfônica da UFMG, Orquestra de Câmara SESIMINAS, Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra Sinfônica dos Festivais de Campos do Jordão e Curitiba, além do Coral Ars Nova e Coro de Câmara da UFMG. De 2004 a 2005 foi Regente Titular do Coral Lírico Palácio das Artes. Foi um dos fundadores da Orquestra de Câmara de Itaúna e da Orquestra de Câmara de Ouro Branco, com quem tem desenvolvido um intenso trabalho de divulgação da música erudita em Minas Gerais. Tem atuado intensamente na produção e divulgação da música contemporânea, tendo sido responsável, junto à Orquestra de Câmara de Ouro Branco, pelo comissionamento e estréia de diversas obras para orquestra de câmara. . Em maio de 2007, o Maestro Charles Roussin regeu a Orquestra de Povoa de Varzim (Portugal) e a Camerata Antiqua de Curitiba (Brasil), em turnée por Portugal, com repertório voltado unicamente para a música brasileira. Atualmente é professor de Regência na UFMG e regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.
Jovens Solistas
José Jeová Junior, violão
Iniciou seus estudos musicais aos 15 anos e os estudos de violão um pouco mais tarde. Ingressou na Faculdade Federal de Uberlândia no ano de 2003, no curso de Bacharelado em musica sobre a orientação da professora Sandra e logo após com o professor Mauricio Orosco. Participou de diversos Festivais de Musica e “Master classes” pelo Brasil com renomados violonistas.
Jefferson de Souza, violino
Iniciou seus estudos aos 10 anos, aos 15 se tornou aluno do Conservatório de Música “Cora Pavan Capparelli” onde é orientado pelo prof. Cássio Martins. Já participou de Festivais, Master Class e Oficinas. Hoje é professor em um projeto da cidade e também aluno da U.F.U onde é orientado pelo professor Mábio R. Duarte.
Robert Cruz, violino
18 anos, Violinista e original de Uberaba, cursa o Bacharelado em Música na U.F.U. Com 10 anos ingressou aos estudos musicais no Conservatório Renato Frateschi. Posteriormente recebeu orientações de Marcos Fuzzaro (Uberaba-MG), Milton Bergo (Ribeirão Preto-SP), Fredi Gerling (Porto Alegre-RS) e de seu atual prof. Mábio (UFU). Em sua intensa atividade como violinista já se apresentou diante de várias Orquestras e grupos musicais: já aos 14 anos atuou nos 1° violinos da Orquestra Sinfônica de Barretos; foi spalla da Orquestra de Câmara de Uberaba (2 anos); spalla, monitor e também Professor da área de cordas da Orquestra Filarmônica Cenecista Dr.José Ferreira e fez parte do Quarteto de Cordas de Uberaba. Atualmente é o 1° violino da “ACUAS Quintet”, atua nos Musicais de Marta Enes Cruvinel, e recentemente ingressou na Orquestra de Câmara Camargo Guarnieri.
Rodrigo Ribeiro, piano
Natural de São Paulo estudou com as pianistas Eudóxia de Barros e Beatriz Balzi até o seu ingresso na Universidade Federal de Uberlândia onde realizou o seu bacharelado em piano com a pianista Araceli Chacon. Desde 2001 tem na pianista Viviane Taliberti, sua mentora pianística e musical. Obteve o 1º Lugar por três anos consecutivos no Concurso Nacional de Piano “Jovens Instrumentistas” na cidade de Jundiaí/SP e premiado no Concurso Nacional de Piano “Cidade de Araçatuba”. Participou de “Master Classes” com: Gilberto Tinetti, Antônio Bezzan, Miguel Proença, Luis Senise, Eduardo Monteiro, Flávio augusto, dentre outros. Atualmente é aluno do curso de Mestrado em “Performance Musical “ – Piano, sob a orientação do pianista e regente Dr. Carlos Costa, na Universidade Federal de Goiás. Atua também ministrando aulas de piano, como solista e camerista onde recentemente obteve o 2º lugar no 14º Concurso Nacional de Piano de Ituiutaba/MG, categoria piano a 4 mãos.
Fonte: Teatro Municipal
Em março, a Casa de Música de Ouro Branco abre a sua temporada de concertos no ano de 2009, com o Programa Circuito Cultural – Parcerias. A Orquestra de Câmara de Ouro Branco irá percorrer as cidades mineiras de Ouro Branco, São João Del-Rei, e Uberlândia, realizando apresentações gratuitas com a proposta de divulgar e ampliar o acesso à música erudita. O Programa conta com os patrocínios da Gerdau Açominas e Instituto Alair Martins, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.
“Anualmente, a Orquestra de Câmara de Ouro Branco, formada por alunos mais avançados dos cursos de instrumentos da Casa de Música, realiza três programas do Circuito Cultural, visitando cidades da Estrada Real. Este ano, resolvemos inovar e ir além das montanhas, contemplando também municípios do Triângulo Mineiro, como Uberlândia”, conta a pianista e coordenadora da Casa de Música, Kênia Libanio.
Para a realização dos concertos do Circuito Cultural Parceria, a Casa de Música de Ouro Branco conta com a parceria da série Concertos para Uberlândia, que há quatro anos desenvolve uma programação de concertos com músicos renomados nacional e internacionalmente. “Além da integração entre os projetos de música que estão sendo desenvolvidos no Estado, com a Série “Parcerias” teremos a oportunidade de entrelaçar idéias do âmbito musical que desenvolvam a música a erudita e a sua propagação na sociedade”, declara a coordenadora da série Concertos para Uberlândia, Viviane Taliberti.
Programa
J. S. Bach - Concerto para violino e orquestra em Mi Maior, BWV 1042
• Allegro
• Adagio
• Allegro assai
Violino: Jefferson de Souza
F. Carulli - Concerto para violão e orquestra, Op. 140
• Allegro
• Largo
• Allegro
Violão: José Jeová Júnior
J. S. Bach - Concerto para piano e orquestra em Fá menor, BWV 1056
• (Allegro)
• Largo
• Presto
Piano: Rodrigo Ribeiro
J. Haydn - Concerto para violino e orquestra em Sol Maior, Hob. VIIa/nr. 04
• Allegro moderato
• Adagio
Violino: Robert Cruz
Jovens Talentos
Durante os concertos do Circuito Cultural, a Orquestra de Câmara de Ouro Branco irá se apresentar sob regência de seu Maestro titular, Charles Roussin, e conta com a participação de alunos e ex-alunos da Universidade Federal de Uberlândia, que irão atuar como solistas: José Jeová Júnior (violão), Jefferson de Souza (violino), Robert Cruz (violino) e Rodrigo Ribeiro (piano).
Os jovens músicos foram selecionados em outubro de 2008, por uma comissão julgadora formada por representantes da Casa de Música e da Série Concertos para Uberlândia. “A nossa proposta com a iniciativa é criar oportunidades de inserção no mercado de trabalho para jovens talentos”, afirma o Maestro Charles Roussin.
No programa do concerto, estão as seguintes obras: “Concerto para Violino e Orquestra em Mi Maior”, de J.S.Bach; “Concerto para Violão e Orquestra, Op.14”, de F. Carulli; “Concerto para Piano e Orquestra em Fá menor”, de J.S.Bach; e “Concerto para Violino e Orquestra em Sol Maior”, de J. Haydn.
Circuito Cultural
A Orquestra de Câmara de Ouro Branco é formada por cerca de 20 alunos mais avançados dos cursos de instrumentos de cordas da Casa de Música. Desde 2003, a Orquestra vem se apresentando em diversas cidades da Estrada Real, com a participação de renomados solistas e coros convidados, com o objetivo de divulgar a música erudita e democratizar o seu acesso.
Série Concertos para Uberlândia: O projeto “Concertos para Uberlândia” desenvolve há quatro anos uma Temporada de Concertos, que já contou com a participação de mais de 70 artistas, vindos de diversas partes do Brasil e do mundo. Todos os artistas selecionados apresentam, além do concerto oficial, Concertos Didáticos especialmente para crianças de escolas públicas e ministram Máster Classes gratuitos para alunos de música da cidade e região, contribuindo assim, para a melhoria da formação musical de nossos estudantes, além de oportunizar o acesso aos concertos para diversos segmentos de nossa sociedade. Um dos objetivos do projeto “Concertos para Uberlândia” é crescer em suas atividades, ampliando o leque de oportunidades e de abrangência social. Todas as inovações propostas pelo projeto têm como foco viabilizar um crescimento cada vez maior de seu público e de oportunidades e aperfeiçoamento de conhecimentos, principalmente dos jovens músicos da cidade. Sendo assim, no ano de 2007 implementamos a Série “Estimulo” – Jovens Músicos Brasileiros, através da qual proporcionamos o estímulo e apoio tanto aos talentosos jovens de todo o país, que se apresentam na série, como aos alunos de nossa cidade que se espelham nos colegas artistas, estimulando-os a aprimorar cada vez mais seus conhecimentos musicais e mostrando que é possível desempenhar os mesmos passos para se entrar no mercado musical brasileiro.
Orquestra de Câmara de Ouro Branco
Criada em 2001, a Orquestra de Câmara de Ouro Branco é formada por cerca de 20 alunos das oficinas de instrumentos da Casa de Música de Ouro Branco. Desde então, vem realizando diversos concertos em Ouro Branco e nas cidades da Estrada Real, dentro do projeto “Circuito Cultural”, com o patrocínio da Gerdau Açominas, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura. Entre as apresentações já realizadas, pode-se destacar a da obra “A Paixão Segundo São João”, de J.S. Bach, em Ouro Preto e Belo Horizonte, com participação do Coral Ars Nova; “A Missa em Sol de Schubert”, com o Coral do Sesiminas, em Mariana e Ouro Branco; “Magnificat”, de C. Ph. Emanuel Bach e “Come, Ye Sons of Arts, away”, de Henry Purcell e “Requiem”, de W.A Mozart, com o Coro da UFMG. Um dos objetivos da Orquestra jovem é valorizar e incentivar a composição contemporânea de música erudita. Em 2005, a Orquestra estreou as primeiras obras comissionadas, escritas pelos compositores Calimério Soares, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ernani Aguiar, Ronaldo Cadeu e Oiliam Lanna. A Orquestra de Câmara de Ouro Branco tem como regente titular o Maestro Charles Roussin e já se apresentou com importantes solistas, como Alexandre Martins de Barros, Ariana Pedrosa, Elisa Freixo, Lílian Assumpção , Luciana Monteiro, Lúcia Alves Melo, entre outros.
Maestro Charles Roussin
Natural de Itaúna/MG, graduou-se em Violão e Regência de Orquestra pela UFMG. Participou de cursos e masterclasses com os professores Guilhermo Scarabino (Argentina), Roberto Tibiriçá, Osvaldo Ferreira (Portugal) e Fábio Zanon. Um dos ganhadores do Concurso Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes, em 2003, já esteve frente à Orquestra Sinfônica da UFMG, Orquestra de Câmara SESIMINAS, Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra Sinfônica dos Festivais de Campos do Jordão e Curitiba, além do Coral Ars Nova e Coro de Câmara da UFMG. De 2004 a 2005 foi Regente Titular do Coral Lírico Palácio das Artes. Foi um dos fundadores da Orquestra de Câmara de Itaúna e da Orquestra de Câmara de Ouro Branco, com quem tem desenvolvido um intenso trabalho de divulgação da música erudita em Minas Gerais. Tem atuado intensamente na produção e divulgação da música contemporânea, tendo sido responsável, junto à Orquestra de Câmara de Ouro Branco, pelo comissionamento e estréia de diversas obras para orquestra de câmara. . Em maio de 2007, o Maestro Charles Roussin regeu a Orquestra de Povoa de Varzim (Portugal) e a Camerata Antiqua de Curitiba (Brasil), em turnée por Portugal, com repertório voltado unicamente para a música brasileira. Atualmente é professor de Regência na UFMG e regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.
Jovens Solistas
José Jeová Junior, violão
Iniciou seus estudos musicais aos 15 anos e os estudos de violão um pouco mais tarde. Ingressou na Faculdade Federal de Uberlândia no ano de 2003, no curso de Bacharelado em musica sobre a orientação da professora Sandra e logo após com o professor Mauricio Orosco. Participou de diversos Festivais de Musica e “Master classes” pelo Brasil com renomados violonistas.
Jefferson de Souza, violino
Iniciou seus estudos aos 10 anos, aos 15 se tornou aluno do Conservatório de Música “Cora Pavan Capparelli” onde é orientado pelo prof. Cássio Martins. Já participou de Festivais, Master Class e Oficinas. Hoje é professor em um projeto da cidade e também aluno da U.F.U onde é orientado pelo professor Mábio R. Duarte.
Robert Cruz, violino
18 anos, Violinista e original de Uberaba, cursa o Bacharelado em Música na U.F.U. Com 10 anos ingressou aos estudos musicais no Conservatório Renato Frateschi. Posteriormente recebeu orientações de Marcos Fuzzaro (Uberaba-MG), Milton Bergo (Ribeirão Preto-SP), Fredi Gerling (Porto Alegre-RS) e de seu atual prof. Mábio (UFU). Em sua intensa atividade como violinista já se apresentou diante de várias Orquestras e grupos musicais: já aos 14 anos atuou nos 1° violinos da Orquestra Sinfônica de Barretos; foi spalla da Orquestra de Câmara de Uberaba (2 anos); spalla, monitor e também Professor da área de cordas da Orquestra Filarmônica Cenecista Dr.José Ferreira e fez parte do Quarteto de Cordas de Uberaba. Atualmente é o 1° violino da “ACUAS Quintet”, atua nos Musicais de Marta Enes Cruvinel, e recentemente ingressou na Orquestra de Câmara Camargo Guarnieri.
Rodrigo Ribeiro, piano
Natural de São Paulo estudou com as pianistas Eudóxia de Barros e Beatriz Balzi até o seu ingresso na Universidade Federal de Uberlândia onde realizou o seu bacharelado em piano com a pianista Araceli Chacon. Desde 2001 tem na pianista Viviane Taliberti, sua mentora pianística e musical. Obteve o 1º Lugar por três anos consecutivos no Concurso Nacional de Piano “Jovens Instrumentistas” na cidade de Jundiaí/SP e premiado no Concurso Nacional de Piano “Cidade de Araçatuba”. Participou de “Master Classes” com: Gilberto Tinetti, Antônio Bezzan, Miguel Proença, Luis Senise, Eduardo Monteiro, Flávio augusto, dentre outros. Atualmente é aluno do curso de Mestrado em “Performance Musical “ – Piano, sob a orientação do pianista e regente Dr. Carlos Costa, na Universidade Federal de Goiás. Atua também ministrando aulas de piano, como solista e camerista onde recentemente obteve o 2º lugar no 14º Concurso Nacional de Piano de Ituiutaba/MG, categoria piano a 4 mãos.
Fonte: Teatro Municipal