São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Missa com Orquestra Ribeiro Bastos . Igreja de São Francisco de Assis

Data

30/07/2017

Hora

9h15

Cidade

SJDR

Descrição



Em 17 de Junho de 1928 nascia Maria Stella Neves, filha de Telêmaco Neves, que foi maestro da nossa Bicentenária Orquestra Ribeiro Bastos de 1940 a 1950. Stella desde muito cedo começou a participar de nossa entidade e em 1977, juntamente com seu irmão, recém formado doutor em música, José Maria Neves, assumiu a direção da orquestra! 
De lá para cá, foram 35 anos de maestria, de regência frente à ORB (1977 - 2012), e, com mão de ferro, conduziu os trabalhos de nossa querida entidade!
Segunda maior regente da ORB, temporalmente falando - ficando atrás apenas do nosso padrinho-patrono, Martiniano Ribeiro Bastos, que deu seu nome em definitivo ao nosso grupo, com sua morte em 08 de dezembro de 1912, tendo ele ficado a frente da nossa entidade por 52 anos (1860-1912) e sendo assim, por não termos uma data certa de fundação do nosso grupo, mas sabermos que sua origem se deu no século XVIII, podemos dizer que Stella Neves e Ribeiro Bastos foram os que ficaram por maior tempo a frente de nossa ORB - que a partir do ano passado, 2016, criamos o Aniversário da madrinha (em junho, e este ano será um pouquinho mais tarde, no finalzinho de julho) e o Aniversário do Padrinho (em novembro) para diversificarmos a atividade de nossos músicos, com apresentações de solos, música de câmara, em locais diferentes, rememorando a memória destes dois gigantes de nossa história e a partir desse ano, contando um pouquinho a história de nossos atuais músicos, tendo nesta edição da madrinha, os músicos, Nilson Padilha Castanheira (flauta transversal) e Maria Marta de Carvalho (contralto) os escolhidos! 
Venham celebrar conosco momentos de boa música, de história, de alegria, de descontração, celebrando a vida, as pessoas, agradecendo a Deus pelas oportunidades que Ele nos permite viver! 
Você não vai se arrepender! 

Por Rodrigo Sampaio
Maestro Titular e Presidente da Bicentenária Orquestra Ribeiro Bastos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL