Agenda Cultural
Jornada Mineira do Patrimônio Cultural
Data
Cidade
Local
Descrição
Dois meses seguidos de arte, história e participação da comunidade
Assim será a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, que começou nesta terça-feira, dia 1º, que manterá em cartaz em 474 municípios, até o fim de outubro, mais de 1,5 mil atrações, entre visitas guiadas a museus, igrejas e monumentos, oficinas, festivais de gastronomia, apresentação de grupos populares, gincanas e seminários.
Na sua primeira versão, o evento inédito no país tem a chancela do Ano da França no Brasil 2009 e se inspira na experiência francesa das Journées du Patrimoine, realizadas desde
Prevista inicialmente para ocorrer só este mês, a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural vai se estender por mais 30 dias, uma vez que eventos de maior público em espaços fechados tiveram de ser adiados para se evitar a disseminação da gripe suína. Os gestores municipais fizeram o pedido e os organizadores autorizaram a extensão para evitar o cancelamento das iniciativas.
Um dos destaques é a proposta Patrimônio de Portas Abertas, que permitirá o acesso da comunidade a uma série de bens culturais tombados – muitos deles de propriedade particular ou de uso restrito e que ficam fechados à visitação durante o ano inteiro. Guias regionais de programação estão sendo distribuídos e enviados aos municípios, embora a programação esteja no www.jornada.mg.gov.br.
A Jornada
Uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura com o apoio dos municípios e de diversas instituições culturais de Minas Gerais, a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural consiste na realização simultânea, em setembro de 2009, de diversos eventos de valorização da memória e do patrimônio cultural mineiro. Inserida na programação do Ano da França no Brasil 2009 e inspirada pela experiência francesa das Journées du Patrimoine, realizadas naquele país desde 1984, busca incentivar e fortalecer a participação coletiva nas ações de preservação.
Minas Gerais é, reconhecidamente, um dos estados mais ricos do Brasil no campo do patrimônio cultural: suas cidades, tradições e festas, bem como o saber fazer de sua gente, encantam e mantêm viva a idéia de que não se constrói o futuro sem a valorização da história e da memória, base das identidades e da própria criatividade humana. Celebrar e festejar o patrimônio cultural de Minas é, portanto, o objetivo maior da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, que, nessa primeira edição, terá como tema a visão consolidada por Aluísio de Magalhães de que “a comunidade é a melhor guardiã de seu patrimônio!”
Colocando em prática os princípios da educação patrimonial e acreditando na importância da ampla participação das comunidades nas ações de preservação da memória, a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural traz a proposta de inaugurar uma nova mentalidade no Estado, levando os seus habitantes a perceberem de modo diferente suas cidades, lugares, manifestações e produções.
Não se trata apenas de reverenciar o passado, mas de sua redescoberta na perspectiva da sociedade contemporânea, que aposta na sustentabilidade, na associação entre conservação patrimonial, desenvolvimento socioeconômico, geração de emprego e renda e construção de uma cidadania plena.
As ações de proteção ao patrimônio cultural, por sua vez, devem caminhar na direção de um aprendizado coletivo, da valorização da diversidade e de modo a contribuir para a criação de redes mais amplas de circulação da produção cultural. Daí a importância de sua participação neste processo!
Programação: http://www.jornada.mg.gov.br/programacao_geral.php
Mais informações: http://www.jornada.mg.gov.br/