a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir
la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir
the city we dream of is the one we can build ourselves
la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire
la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire
Agenda Cultural
Jornada Mineira do Patrimônio Cultural
Data
Cidade
Local
Descrição
Dois meses seguidos de arte, história e participação da comunidade
Assim será a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, que começou nesta terça-feira, dia 1º, que manterá em cartaz em 474 municípios, até o fim de outubro, mais de 1,5 mil atrações, entre visitas guiadas a museus, igrejas e monumentos, oficinas, festivais de gastronomia, apresentação de grupos populares, gincanas e seminários.
Na sua primeira versão, o evento inédito no país tem a chancela do Ano da França no Brasil 2009 e se inspira na experiência francesa das Journées du Patrimoine, realizadas desde
Prevista inicialmente para ocorrer só este mês, a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural vai se estender por mais 30 dias, uma vez que eventos de maior público em espaços fechados tiveram de ser adiados para se evitar a disseminação da gripe suína. Os gestores municipais fizeram o pedido e os organizadores autorizaram a extensão para evitar o cancelamento das iniciativas.
Um dos destaques é a proposta Patrimônio de Portas Abertas, que permitirá o acesso da comunidade a uma série de bens culturais tombados – muitos deles de propriedade particular ou de uso restrito e que ficam fechados à visitação durante o ano inteiro. Guias regionais de programação estão sendo distribuídos e enviados aos municípios, embora a programação esteja no www.jornada.mg.gov.br.
A Jornada
Uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura com o apoio dos municípios e de diversas instituições culturais de Minas Gerais, a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural consiste na realização simultânea, em setembro de 2009, de diversos eventos de valorização da memória e do patrimônio cultural mineiro. Inserida na programação do Ano da França no Brasil 2009 e inspirada pela experiência francesa das Journées du Patrimoine, realizadas naquele país desde 1984, busca incentivar e fortalecer a participação coletiva nas ações de preservação.
Minas Gerais é, reconhecidamente, um dos estados mais ricos do Brasil no campo do patrimônio cultural: suas cidades, tradições e festas, bem como o saber fazer de sua gente, encantam e mantêm viva a idéia de que não se constrói o futuro sem a valorização da história e da memória, base das identidades e da própria criatividade humana. Celebrar e festejar o patrimônio cultural de Minas é, portanto, o objetivo maior da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, que, nessa primeira edição, terá como tema a visão consolidada por Aluísio de Magalhães de que “a comunidade é a melhor guardiã de seu patrimônio!”
Colocando em prática os princípios da educação patrimonial e acreditando na importância da ampla participação das comunidades nas ações de preservação da memória, a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural traz a proposta de inaugurar uma nova mentalidade no Estado, levando os seus habitantes a perceberem de modo diferente suas cidades, lugares, manifestações e produções.
Não se trata apenas de reverenciar o passado, mas de sua redescoberta na perspectiva da sociedade contemporânea, que aposta na sustentabilidade, na associação entre conservação patrimonial, desenvolvimento socioeconômico, geração de emprego e renda e construção de uma cidadania plena.
As ações de proteção ao patrimônio cultural, por sua vez, devem caminhar na direção de um aprendizado coletivo, da valorização da diversidade e de modo a contribuir para a criação de redes mais amplas de circulação da produção cultural. Daí a importância de sua participação neste processo!
Programação: http://www.jornada.mg.gov.br/programacao_geral.php
Mais informações: http://www.jornada.mg.gov.br/