Agenda Cultural
1º Festival do Queijo e Goiabada . De 03 a 06/08
Data
Cidade
Descrição
A 1ª Festa do Queijo e Goiabada de Belo Horizonte acontecerá nos dias 03,04,05,06 de Agosto e este evento conta com diversas opções de alimentação e uma programação repleta de atrações musicais em todos os dias do evento.
No primeiro dia de evento (03) e no segundo dia (04) a Festa terá início a partir das 17h até as 22h. Ao (05)sábado e (06)Domingo a festa acontece das 12h às 22h: A entrada no evento é gratuita, '' A ORGANIZAÇÃO PEDE 1kg de alimento não perecível para Doar para as entidades de Belo Horizonte.''
O local do evento será divulgado em Breve!
Quem passar pela festa poderá degustar diversas opções de pratos típicos à base de Queijo e Goiabada, tapioca de goiabada, tapioca de queijo, pastel queijo ou goiabada, bolo de Fuba com queijo e Goiabada, Goiabada grelhada com queijo de sorvete, Tortas de queijo com goiabadas, Petit gateau de goiabada com sorvete de queijo; Mousse Romeu e Julieta, Crepe Frances queijo e goiabada, Pão de Queijo recheado, Também serão vendidas outras opções de alimentação, vocês irão poder comer no Espaço Food Truck do evento com 6 opções salgadas e 6 doces.
Info Whats 019 9 8170-3070
Realização:
LB PROMOÇÕES
IBEM PRODUÇÕES
https://www.facebook.com/
Certas combinações de alimentos parecem que nasceram um para o outro. É o caso da nossa popular e mineiríssima sobremesa Queijo com Goiabada, que além de agradar o paladar dos mineiros há mais 200 anos, é hoje uma sobremesa famosa no Brasil e em todo o mundo.
Em Minas Gerais, sempre foi queijo com goiabada. Com sua popularização ganhou o sugestivo e romântico nome de Romeu e Julieta, alusiva ao clássico romance de William Shakespeare, escrito entre 1591 e 1595.
Romeu e Julieta formavam um par perfeito. Dai a inspiração para o nome e assim o nosso queijo com goiabada saiu das fronteiras mineiras para todo o mundo como Romeu e Julieta.
De origem mineira, mais precisamente do Sul de Minas Gerais, esta mistura famosa surgiu ainda no período colonial, quando os portugueses iniciaram a produção de queijo em suas colônias. Não há registros precisos de quando começaram a consumir
goiabada com queijo e nem o povoado exato, mas a origem é do Sul de Minas.Nessa região se popularizou e se expandiu para outras regiões do Estado, através dos Tropeiros. Acredita-se que essa combinação existia desde meados do século XVIII.
O doce preferido dos portugueses era a marmelada e na época não existia o marmelo no Brasil e identificaram na nossa goiaba um fruto capaz de dar um doce igual à marmelada consumida em Portugal.
Não ficou igual, ficou bem melhor, para muitos. Gostaram tanto que não chamaram de doce de goiaba e sim goiabada, lembrando a famosa marmelada de Portugal.
Os tropeiros e viajantes que precisavam de produtos que durassem muito tempo em suas longas viagens, levavam quilos de goiabada, e também rapadura. Esses dois doces eram consumidos normalmente após as refeições ou como adoçantes. O açúcar já era fabricado no Brasil nessa época mas perecia rápido demais devido a chuvas e calor forte. A rapadura e goiabada resistiam mais, duravam bem mais. Eram então imprescindíveis nas longas viagens.
Desde a época dos tropeiros, o doce de goiaba com queijo faz parte da cozinha mineira. Doce de leite, figo, de goiaba combinado com queijo Minas não faltam nunca. O preferido sempre foi o queijo com goiabada. E claro, com o Queijo Minas, que tem um sabor diferenciado dos demais queijos. A combinação é perfeitíssima!
Seja Queijo com Goiabada ou Romeu e Julieta, a nossa combinação se expandiu para todo o Estado e ganhou os mais nobres paladares de todo o Brasil e mundo.Em Minas é sempre presente em nossas casas e oferecidas às visitas.
Por Arnaldo Silva - Escritor, Jornalista/Repórter Fotográfico
Saiba mais sobre o Festival de Queijo e Goiabada
Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região.
Cadastre seu evento cultural em nosso site http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente.
Curta e siga a página do Atitude Cultural.
Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.