São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Espetáculo teatral "Fuzuê" . Teatro Municipal

Data

30/06/2017

Hora

19h

Cidade

SJDR

Descrição

 

ENTRADA FRANCA

O espetáculo FUZUÊ foi construído a partir da temática das relações étnico-raciais no Brasil, seu legado e suas consequências no presente. A palavra Fuzuê, de origem africana, que significa confusão, barulho, traz à tona uma discussão de fato ruidosa e muitas vezes encoberta com a égide da tolerância e de uma falsa democracia racial. Nesse espetáculo, os atores, alunos de uma universidade pública (em sua maioria cotistas da Universidade Federal de São João del Rei), trabalharam a partir de depoimentos construídos sobre suas experiências e opiniões a respeito das relações raciais no Brasil, tanto no contexto histórico de formação do país quanto em seus cotidianos.

"Tive a oportunidade de assistir a estreia de “Fuzuê”, espetáculo criado e apresentado sob a direção de Carina Maria Guimarães Moreira, dentro da pauta de atividades artísticas apresentadas durante o I Seminário em História, Política e Cena do GPHPC da UFSJ. Posso dizer que a encenação me impressionou pela forma sensível, crítica e reflexiva com que combinou um levantamento histórico-documental de base a diversos níveis de expressão corporal e gestual. “Fuzuê” tem múltiplas camadas de trabalho 
compositivo condensadas por meio de elementos que passam pelo lúdico e pelo lírico, captando e registrando com agudeza os aspectos da escravidão, da opressão e da discriminação racial em diferentes momentos da história do país. Parabenizo a todos pelo resultado artístico atingido e pelo instigante e bem conduzido processo de trabalho colaborativo que levou a ele"
Maria Sílvia Betti – USP

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.  

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.