São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

VII Seminário de Imigração Italiana em Minas Gerais . Casa FIAT de Cultura

Data

03/06/2017

Cidade

BH

Descrição

A comissão organizadora do “VII Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais”, tem o prazer de convidar Vª S.ª para o evento que acontecerá no dia 03 de junho, em Belo Horizonte, no horário de 9.00 às 17.00 horas, na Casa Fiat de Cultura, Praça da Liberdade n.10 – Funcionários


 

Na abertura, o Prof. Emílio Franzina, um dos maiores conhecedores da história da emigração italiana no mundo, lança a primeira edição de: “Entre duas Pátrias: A História dos combatentes Ítalo-Brasileiros na Primeira Guerra Mundial”.  O “Entre duas Pátrias: A História dos combatentes Ítalo-Brasileiros na Primeira Guerra Mundial" é fruto de uma longa pesquisa acadêmica em documentos familiares, cartas e vários outros registros. O livro mostra uma parte desconhecida da participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial, quando aproximadamente 12.000 brasileiros de descendência italiana se alistaram em um exército que deveria ser de seus ancestrais. Não eram obrigados a se alistarem, mas foram defender a Pátria que era de seus pais e muitos morreram por ela, com a farda do Exército italiano.
Uma outra pesquisa de relevância a ser apresentada terá como tema  “A Nova Migração Italiana para o Brasil: a Realidade do Censo e os Dados do Projeto ‘Nuovi Arrivati’.  Trata-se de um grande número de italianos que, a partir da crise econômica européia iniciada em 2008, passam a considerar a possibilidade de uma vida ou de um período transitório fora do País e o Brasil tem sido uma das melhores opções na América Latina. As dificuldades enfrentadas, o desconhecimento da realidade brasileira, a barreira do idioma, a falta de informações confiáveis são alguns dos problemas que afetam os recém chegados em sua integração, como nos mostrará o Prof. Pier Francesco de Maria, Pesquisador do Observatório das Migrações São Paulo.
Logo após, descendentes de Imigrantes Italianos da Associação Colônia Viva apresentarão o Roteiro Turístico Rural em São João Del-Rei com o objetivo de divulgar a cultura e a gastronomia local, valorizando o homem do campo e  gerando oportunidades de renda, evitando assim o êxodo rural e fortalecendo a agricultura familiar. O projeto de agroturismo é bem difuso no sul do país, onde a presença italiana é marcante, mas único no estado de Minas Gerais.
Encerrando as atividades, o pesquisador e genealogista Stanley Savoretti de Souza  discorrerá sobre A Genealogia como Instrumento para o Estudo da Imigração, onde as lembranças do passado de gerações de descendentes das famílias de imigrantes ou de grupos de imigrantes nos revelam fatos e movimentos sociais e históricos por eles vividos, recompondo a memória de nossa história e da imigração.
Informamos que todos os conferencistas e convidados do Seminário estarão no dia seguinte na Grande Festa Italiana de Belo Horizonte, no setor que reunirá as associações culturais, sociais e educativas atuantes em Minas Gerais, chamado de Praça da Amizade Itália Brasil, onde teremos o autógrafo do livro pelo seu autor, a feirinha de produtos da agricultura familiar da Colônia Viva e informações e inscrições sobre cursos de Genealogia.
O VII Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais será realizado no dia 03 de junho de 2017, sábado, no horário de 9.00 às 17.00 horas na Casa Fiat de Cultura, Praça da Liberdade, 10 – Funcionários, Belo Horizonte. O evento será gratuito e aberto ao público em geral e é promovido pelo COMITES MG (Comitato degli Italiani all’Estero de Minas Gerais), CGIE (Consiglio Generale degli Italiani all’Estero), ACIBRA MG (Associação de Cultura Ítalo brasileira de Minas Gerais) e Ponte entre Culturas, com o patrocínio do Consulado da Itália em Belo Horizonte e apoio da Casa Fiat de Cultura.

Inscrições podem ser realizadas pelo email: seminarioimigracaoitalianamg@gmail.com
Acompanhe todas as novidades sobre o Seminário 

Saiba mais sobre a presença italiana em São João del-Rei

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.   
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.