São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

4º Festival de Violoncelos de Ouro Branco . De 10 a 15/04

Data

15/04/2017

Cidade

Ouro Branco

Descrição



Casa de Música anuncia IV Festival de Violoncelos de Ouro Branco e traz como novidade seleção de artigos científicos 

Evento será realizado de 10 a 15 de abril de 2017. Estudantes e músicos interessados em participar devem se inscrever até 30 de março 

A Casa de Música de Ouro Branco realiza em 2017 a quarta edição do Festival de Violoncelos.  Entre 10 e 15 de abril, o evento reúne na cidade mineira estudantes, professores e músicos de diversas partes do Brasil e até mesmo de outros países. 

Os interessados podem se inscrever entre os dias 10 e 30 de março por meio do site www.casademusica.org/inscricoes/festival-violoncelos . Na página, é possível encontrar o regulamento. A seleção será feita pela direção artística do festival através de análise de currículo e vídeo postado. 

O Festival de Violoncelos de Ouro Branco oferece master classes, oficinas e promove recitais e concertos, vários deles com a participação dos alunos e professores. Já estão confirmadas as presenças dos violoncelistas Eduardo Swerts, Fábio Presgrave, Kayami Satomi e Márcio Carneiro.
O evento tem a direção artística do violoncelista Matias de Oliveira Pinto, idealizador do projeto. Pedagogo muito solicitado, Matias é professor de violoncelo na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música de Münster. Realiza extensas tournées pelos EUA, vários países da América do Sul, toda a Europa, Ásia, Nova Zelândia e Austrália, apresentando-se também em importantes festivais.                          

Novidade - Festival seleciona artigos científicos 

Este ano, o Festival de Violoncelos de Ouro Branco traz uma novidade. O evento convida a todos para a submissão de artigos científicos a serem apresentados. Os textos poderão conter qualquer temática relativa ao violoncelo.
Serão selecionados trabalhos para exposição oral e consecutivas discussões durante o festival. Para essa chamada, o proponente deverá enviar um resumo do artigo com até 300 palavras até o dia 31 de março. Para a submissão do artigo, deverá ser excluída do mesmo toda referência de autoria de forma a não comprometer a seleção por parte dos pareceristas. 
Os autores serão notificados quanto à aprovação do trabalho até o dia 25 de Novembro e deverão enviar até o dia 30 de Novembro um artigo científico contendo de 4 a 8 páginas (já incluídas figuras e referências).
O resumo do artigo científico proposto deverá ser enviado ao e-mail casademusicaob@gmail.comcom seguinte título da mensagem: APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS – IV FESTIVAL de Violoncelos de Ouro Branco.  
Os artigos científicos propostos serão avaliados por uma equipe de pareceristas designada pelo Festival de Violoncelos. A comissão organizadora do evento se compromete a designar um local apropriado à exposição oral dos artigos selecionados, conforme programação geral da mostra, e a publicá-los em forma de Anais do Encontro. Não haverá, entretanto, o pagamento de cachês, diárias, passagens, hospedagens, alimentações e nenhum outro tipo de ajuda financeira aos selecionados na presente chamada. 

Programação. 

O Festival de Violoncelos de Ouro Branco tem início no dia 10 de abril, segunda-feira, às 20h, no auditório do Hotel Verdes Mares, onde se apresentam os professores do festival . No dia 11 de abril, terça-feira, no mesmo horário e local, o concerto também será com os professores, porém eles apresentam outro repertório. 
Já na quarta-feira, 12 de abril, os violoncelistas se apresentam em Ouro Preto, no Teatro Municipal - Casa da Ópera, o mais antigo em funcionamento da América Latina. O concerto será às 19h.
No dia 13 de abril, quinta-feira, o público terá a chance de apreciar os vencedores do I Concurso de Violoncelos de Ouro Branco/2016, também no auditório do Hotel Verdes Mares, às 18h.
Na sexta-feira, 14 de abril, às 20h, o Ensamble do IV Festival de Violoncelos de Ouro Branco se apresenta na Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro.
O encerramento do festival será em Belo Horizonte, no sábado, 15 de abril, às 17, no Museu das Minas e do Metal MMGERDAU, na Praça da Liberdade.
Todos os concertos tem entrada gratuita. A programação completa será divulgada em breve. 

O Festival de Violoncelos de Ouro Branco tem o apoio do Consulado Geral da República Federal da Alemanha – Rio de Janeiro.

PROGRAMA 

10 de abril – segunda-feira
20h - Auditório Hotel Verdes Mares
(rua Santo Antônio, 115, Ouro Branco)
Concerto de Abertura com os professores do festival 

11 de abril – terça-feira
20h – Auditório do Hotel Verdes Mares
(rua Santo Antônio, 115, Ouro Branco)
Concerto com os professores do festival 

12 de abril – quarta-feira
19h – Teatro Municipal – Casa da Ópera de Ouro Preto
(R. Brg. Musqueira, 104, Ouro Preto)
Concerto com os professores do festival 

13 de abril, quinta-feira
18h - Auditório do Hotel Verdes Mares-OB
(rua Santo Antônio, 115, Ouro Branco)
Concerto com os premiados no I Concurso de Violoncelos de Ouro Branco/2016 

14 de abril, sexta-feira
20h -  Capela de Santana do Hotel Fazenda Pé do Morro
(Rodovia MG 129, Km 174, Ouro Branco)
Concerto do Ensamble do IV Festival de Violoncelos de Ouro Branco 

15 de abril, sábado
17h – Museu das Minas e do Metal MMGERDAU- BH
Concerto do Ensamble do IV Festival de Violoncelos de Ouro Branco

Casa de Música de Ouro Branco
A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.
A Casa de Música é patrocinada pela Gerdau e Milplan Engenharia.

Saiba mais sobre a Casa de Música   

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural. 

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.