São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Exposições . Festival de Fotografia de Tiradentes: Foto em Pauta . De 22 a 26/03

Data

26/03/2017

Cidade

Tiradentes

Descrição

Oriente Risco

Curadoria: Gabriela Sá, João Castilho e Pedro David
Local: Centro Cultural Yves Alves | Rua Direita, 168 | Até 15/04/2017

A exposição Alteridade e Narrativa, apresentada durante o Encontros de Agosto em Fortaleza, toma uma nova roupagem com o recorte curatorial apresentado especialmente para o Festival de Fotografia de Tiradentes. Nela, os 17 autores participantes vêm mostrar ao público os novos ares que sopram do oriente brasileiro.
Para os curadores de Oriente Risco, o que os fotógrafos dessa exposição têm em comum é a busca por uma escrita imagética que passa ao largo de uma imagem confortável e pitoresca do Nordeste brasileiro, nosso oriente. São trabalhos produzidos a partir de experimentações com o aparelho fotográfico e suas potencialidades expressivas, em diversas formas, rumo a uma linguagem universal. 

Ficções – A Fotografia Além do Real

Curadoria: Anna Karina Bartolomeu, Madu Dorella, Mônica Maia
Local: Centro Cutural Yves Alves | Rua Direita, 168  |  Até 15/04/2017

A convocatória aberta ao público teve como tema ficções, a fotografia além do real. Foram selecionados 44 artistas, num universo de 384 inscritos com 1720 fotos, vindos de 18 estados brasileiros, mais Distrito Federal, além de 7 países: Alemanha, Argentina, Equador, França, Irlanda, México e Venezuela. Com mais esta exposição coletiva, o Festival de Fotografia de Tiradentes reafirma sua proposta de abrir espaço para novos artistas e amantes da fotografia mostrarem seu trabalho. 

Dias Comuns – Paula Huven

Curadoria João Castilho
Local: Museu de Sant’Ana | Rua Direita, 93  (Entrada pela Rua da Cadeia) | até  10/04/2017

Na exposição Dias Comuns, Paula Huven apresenta uma série de imagens que partem da observação de objetos da sua casa. Olhando para os objetos que se rompem, entortam, queimam e quebram no uso cotidiano do lar, Paula cria imagens que correspondem aos próprios sentimentos de fragilidade, transitoriedade e fragmentação. Fotografados em um fundo neutro, escuro, as peças e os pedaços organizados trazem a marca da fratura que sofreram. 

Fotografia e Palavra / Poesia e Imagem

Curadoria: Adolfo Cifuentes e Tida Carvalho
Local: Sobrado Quatro Cantos |Rua Direita, 5 | até 26/3/2017

Fotografia e Palavra / Poesia e Imagem insere-se no contexto do projeto Fotografias Nômades que, ao longo de 2016, procurou, no espaço expositivo da área de fotografia na Escola de Belas Artes da UFMG, pensar e dar visibilidade a pesquisas que tomam a imagem como campo de relações, diálogos e articulações, com múltiplas estratégias de produção estética, cultural e política. Os trabalhos apresentados na exposição exploram as diversas relações conceituais, formais e culturais entre os eixos da equação poesia, imagem, fotografia e palavra.

Participam: Angelo Mazzuchelli, Amanda Magnani, Carolina França, Fernando Lima, Julia Baumfeld, July Gyeongmi Ma, Laís Ferreira, Marcelo Dolabela, Pedro Sales, Thiago Amoreira e Xicão Xicão. 

Eu sonho em Tiradentes

Local: Museu Casa Padre Toledo (Rua Padre Toledo, 190) |

Eu sonho em Tiradentes traz o resultado da oficina Fotografia como estratégia de encontro, realizada no 6° Festival Foto em Pauta e conduzida por Alexandre Sequeira, artista convidado do projeto UFMG Itinerante, do Campus Cultural UFMG em Tiradentes. Alunos da Escola Municipal Alice Lima Barbosa, situada nos limites dos bairros Santíssima e Mococa, foram convidados a partilhar seus sonhos, suas brincadeiras, suas fantasias e suas percepções sobre o espaço em que vivem. Aos poucos, as crianças descobriram que, assim como a figura histórica que dá nome à cidade, elas também poderiam ser heróis e heroínas em suas vidas cotidianas. 

Caminhos para Conservação

Fotos de Érico Hiller e João Marcos Rosa
Local: Rampa das Flores | Rua Direita, 93 | até 26/3/2017

Usar a fotografia como uma  ferramenta para  tentar mudar a realidade da ameaça  que  algumas  espécies  sofrem.  Esse  é  o  principal  objetivo  da  exposição  que  traz  imagens  dos  fotógrafos  da  National  Geographic  Brasil,  Érico  Hiller  e  João  Marcos  Rosa. Os  autores  apresentam  dois  de  seus  mais  reconhecidos  documentários  que  foram  publicados  pela  revista:  Harpia  e  Jornada  do  Rinoceronte.  A  mostra  traz  26  imagens  que  nos  transportam  para  o  universo  em  vivem  essas  espécies,  nos  mostrando a  beleza  e  a  fragilidade  em  que  estão  inseridas. 

Ícones da Serra – Marco Alves

Curadoria Rosely Nakagawa (SP)
Local: Thi Rohrmann Galeria de Arte I Rua Direita, 266 | até 26/03/2017

Marco Alves, em seu terceiro trabalho fotográfico sobre a Serra da Canastra, em Minas Gerais, apresenta detalhes da cultura local, mostrando imagens da religiosidade e ambientes que retratam um pouco mais da vida dos seus moradores. O ensaio Ícones da Serra revela o olhar poético do fotógrafo sobre a Serra da Canastra, enfatizando o lado humanista e plástico de quem conhece profundamente uma paisagem. 

Paisagens Contemporâneas

Curadoria: Greice Rosa  (RJ)
Local: Galeria Lyria Palombini | Rua Direita, 183 | Até 26/03/2017

A mostra procura refletir sobre esse conceito plástico presente em praticamente todos os momentos na história da arte: a paisagem.  

Participam: Claudia Yamada, Izabel Lucas,Shirlene Linny, Herbert Zampier, Renata Avelar, Laércio Leão, Edu Madureira, Sonia Rummert, Mauricio Seidl, Rodrigo Lopes, Aparecida Silva, Nanda Cruz 

* Todas as exposições do Festival de Tiradentes são gratuitas e levam conteúdo cultural de qualidade aos visitantes e à comunidade de Tiradentes.

Sétima edição do Festival de Fotografia de Tiradentes, Minas Gerais, Brasil.
Exposições, workshops, palestras, debates, projeções de fotografias, mostra e lançamentos de livros e atividades educativas voltadas à comunidade local.

O Festival é realizado com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Patrocínio: Oi e Itaú 
Apoio: Oi Futuro e Itaú Cultural

Saiba mais sobre o Festival de Fotografia de Tiradentes
Saiba mais sobre o SESI Tiradentes

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural. 

 

 

 

 

 

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL