São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Setenário das Dores . 31/03 a 06/04

Data

06/04/2017

Cidade

SJDR

Descrição

Comemorações dos Passos
São João del-Rei • MG
2017 - Ano Nacional Mariano

Durante a Santa Quaresma, a Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, rememorando piedosamente os  sofrimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo e de sua Mãe Santíssima, revive com intenso espírito de Fé e Religiosidade as Comemorações dos Passos. E, em comunhão com a Igreja no Brasil, celebra o “ANO NACIONAL MARIANO”. Segundo o Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo Emérito de Aparecida,“O objetivo desta iniciativa, além de comemorar os 300 anos da Aparição da Imagem de Nossa Senhora da Conceição no Rio Paraíba, é que seja uma oportunidade para que as comunidades cresçam na devoção à Mãe de Deus e no compromisso de cumprir aquelas palavras de Nossa Senhora nas Bodas de Caná: Façam tudo o que Ele vos disser!”
E também, em comunhão com toda a Igreja, celebra os 100 anos das aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos em Fátima - Portugal, e ainda, em comunhão com o povo mineiro, os 250 anos de peregrinação ao Santuário da Padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade, na cidade de Caeté. 

Vias-Sacras • 3,10 e 17 de março

Às 19h,  Santa  Missa por intenção dos Irmãos vivos e falecidos da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos. Em seguida, Via-Sacra Solene. O trajeto, saindo da Catedral Basílica, percorrerá o itinerário tradicional, rezando o Santo Rosário e, em frente às Capelas-Passos, serão meditados os principais momentos da Via Dolorosa, quando se executam os Motetos dos Passos, da autoria do Maestro Martiniano Ribeiro Bastos. Na Catedral Basílica, ao final da Via-Sacra, ouvir-se-á o comovente Miserere, da autoria de Manoel Dias de Oliveira.

Encomendações de Almas • 3, 10 e 17 de março

A Orquestra Lira Sanjoanense realiza, nos dias 3, 10 e 17 de março, as tradicionais “Encomendações de Almas”. O cortejo tem início, às 23 horas, nos seguintes locais, a saber:

3 de março - Cemitério de N. Sra. das Mercês

10 de março - Igreja Matriz de São José Operário

17 de março - Cemitério Municipal

Sexta-Feira das Dores • 24 de março

“No tempo da Quaresma, os fiéis com mais abundância ouvem a Palavra de Deus, entregam-se à oração, fazem penitência, recordam seu batismo, seguem a Cristo no caminho da Cruz, e se preparam, assim, para a celebração da Páscoa. Nesta caminhada quaresmal, a sagrada liturgia propõe aos fiéis a Santíssima Virgem como modelo do discípulo que ouve com fidelidade a Palavra de Deus e imprimindo seus passos nos de Cristo vai ao Calvário para morrer com Ele (cf. 2Tm 2,11).”

Coletânea das missas de Nossa Senhora

Às 16h,  recitação do Terço pelas Mulheres.

Às 19h, Santa Missa por intenção dos ex-mesários da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos.

Às 20h, Solene Procissão do Depósito da Veneranda Imagem de Nossa Senhora das Dores para a Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. 

Sábado de Passos • 25 de março

Às 16h, recitação do Terço pelos Homens.

Às 19h, Santa Missa por intenção da atual Mesa Administrativa da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos.

Às 20h, Solene Procissão do Depósito da Veneranda Imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos para a Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis.

Domingo do Encontro • 26 de março

“Maria é sempre caminho que leva a Cristo. Nenhum encontro com ela pode deixar de ser encontro com o próprio Cristo. E que outra coisa significa o recurso contínuo, a Maria, senão procurar, entre os seus braços, nela, por ela e com ela, Cristo nosso Salvador?” Beato Paulo VI

Às 8h, na Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, piedosa Rasoura de Nossa Senhora das Dores e, em seguida, Santa Missa.

Às 9h15, na Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis, comovente Rasoura do Senhor Bom Jesus dos Passos e, em seguida, Missa Solene.

Às 18h, das supracitadas igrejas, sairão as procissões para o emocionante e doloroso Encontro do Divino Redentor com sua Mãe Santíssima, na Via Dolorosa do Calvário. O comovente Encontro das duas piedosas imagens, relembrando um dos momentos mais tocantes do drama da redenção da humanidade, dar-se-á na Praça Barão de Itambé (largo da Câmara), quando ocupará a tribuna sacra o Ex.mo e Rev.mo Sr. Dom Décio Sossai Zandonade, sdb, DD. Bispo Emérito de Colatina - ES, e que, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, à entrada da procissão, proferirá o Sermão do Calvário.

Setenário das Dores • 31 de março a 6 de abril

“Que recordando as dores de Nossa Senhora, completemos em nós, para o bem da Igreja, o que falta à Paixão de Cristo.”

Missal Romano, oração pós-comunhão da Memória Litúrgica de Nossa Senhora das Dores

Às 19h, Santa Missa e, em seguida, o piedoso Setenário, constando de orações, cânticos e meditações sobre as Sete Dores de Maria Santíssima, ocupando a tribuna sacra o Rev.mo Sr. Pe. Frei Rothmans Darles de Campos, O. Carm., DD. Pároco da Paróquia de Santa Teresa, de Itaim Bibi, São Paulo - SP. 

Soledade de Nossa Senhora • 7 de abril

“Não cesseis, ó Virgem Aparecida, pela vossa mesma presença, de manifestar nesta terra que o Amor é mais forte que a morte, mais poderoso que o pecado. Não cesseis de mostrar-nos Deus, que amou tanto o mundo, a ponto de entregar o seu Filho Único, para que nenhum de nós pereça, mas tenha a vida eterna. Amém!” São João Paulo II

Às 16h, recitação do Terço pelo Movimento das “Mães que oram pelos seus filhos”.

Às 19h, Santa Missa, na intenção de todos os que cooperaram para a realização das Comemorações dos Passos neste ano. Após a Missa, haverá o Sermão da Soledade proferido pelo Rev.mo Pe. Frei Rothmans Darles de Campos, O. Carm.

 Em seguida, Procissão com a Veneranda imagem de Nossa Senhora das Dores, visitando as Capelas-Passos, quando serão executados os Motetos das Dores de autoria dos Maestros Martiniano Ribeiro Bastos e Francisco de Paula Vilela. À entrada da procissão, bênção com a relíquia do Santo Lenho. Durante a celebração dos atos solenes da Comemoração dos Passos teremos a presença do Ex.mo e Rev.mo Sr. Dom Waldemar Chaves de Araújo, DD. Bispo Emérito de São João del-Rei. 

Parte Musical

Os atos internos serão abrilhantados pela Orquestra “Ribeiro Bastos”, sob a direção do Maestro Rodrigo Sampaio Pereira.

A Missa do Domingo do Encontro, na Igreja do Carmo, será abrilhantada pelo “Coral da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo”, de Barbacena, sob a direção do Maestro Kleber José Lopes Camargo.

As Encomendações de Almas estarão a cargo da “Orquestra Lira Sanjoanense”, sob a direção do Maestro Modesto Flávio Fonseca.

As procissões serão abrilhantadas pela Banda de Música “Theodoro de Faria”, sob a regência dos Maestros Tadeu Nicolau Rodrigues e Geraldo Francisco das Chagas; Banda de Música do “11BI. Mth. - Regimento Tiradentes”, sob a regência do 1º Ten. Carlos Antônio dos Santos Dias; Banda de Música Municipal “Santa Cecília”, sob a regência do Maestro José Antônio da Costa. 

Observações

As crianças vestidas de Anjo participarão da Procissão do Senhor dos Passos e, as meninas vestidas de Virgem participarão da Procissão de Nossa Senhora das Dores.

As Missas da Sexta-feira das Dores, do Sábado de Passos, o Sermão do Encontro, o Setenário das Dores e a Missa da Soledade de Nossa Senhora serão transmitidos, ao vivo, pela TV Campos de Minas.

Os fiéis, em geral estão convidados a participarem dos atos desse programa usando roupas próprias para tais solenidades. Dirige-se, de modo especial, esse apelo aos que desejarem tomar parte nas procissões.

A Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos espera do povo são-joanense colaboração e donativos para poder realizar, condignamente, os atos constantes deste programa.

Solicitamos aos caríssimos Irmãos e Irmãs auxiliarem-nos, saldando seus débitos de anuidades.

Convidamos a todos os interessados em ingressar na Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos a procurarem a Mesa Administrativa às sextas-feiras, das 18h30 às 20h na Sacristia da Irmandade. 

Mesa Administrativa

PROVEDOR: Márcio Hallack Araújo

VICE-PROVEDOR: Dr. Altamir Arcanjo Zanetti

PROVEDORA: Lucilla Lectícia Lara

VICE-PROVEDORA: Cerila Bispa do Nascimento Rios

PROVEDOR DE HONRA: Anthony Claret Moura Neri

VICE-PROVEDOR DE HONRA:  Dr. Adalberto de Paula Christo Leite

PROVEDORA DE HONRA: Maria Auxiliadora Rodrigues Teixeira

VICE-PROVEDORA DE HONRA: Ana Lúcia Passos Sotani Neri

SECRETÁRIO: Paulo Márcio Giovanni Amaro

TESOUREIRO: Emerson dos Santos Ribeiro

PROCURADORES  

Domingos Sávio Alves
Otávio Félix Pereira da Silveira

ZELADORA DO ALTAR

Lígia Maria Passos 

DEFINIDORES

Dr. Marco Antônio de Araújo Rangel
José Luiz Hallack Araújo
Juarez Ribeiro Silva
Dr. Valdir Cury
Newton Resende Pinto
Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima 

DEFINIDORAS

Laura Leite de Andrade Carvalho
Gladys Hilário de Souza
Antônia Aparecida Quintiliano
Mercês Aparecida Carneiro
Maria da Conceição Assis Campos
Odete D'ângelo 

CONSULTORES

Jairo Assunção Costa
José Molfetti Neri
Abraão Ailton de Souza Campos
Antônio Emílio da Costa
Evandro Fazzion
Dr. Luiz Antônio Neves de Resende

CONSULTORAS

Maria das Mercês Carneiro
Silvana das Mercês Resende Pereira
Conceição de Ávila
Manuela Teixeira de Assis Coelho
Vivian Rodrigues de Paiva Timóteo
Aurene Maria David 

MORDOMOS DE CAPELA

Wellington Mayrink da Silveira
Raphael Augusto dos Passos Resende
Thiago Cristian Barbosa Nunes
Sílvio dos Santos
Nelson Antunes de Carvalho
André Dorneles D'Ângelo 

CONSISTÓRIO DA VENERÁVEL

IRMANDADE DO SENHOR BOM JESUS DOS PASSOS 

Visto e Aprovado: fevereiro de 2017
Pe. Geraldo Magela da Silva - Pároco da Paróquia da Catedral Basílica de N. Sra. do Pilar
Pe. Frei Gilberto Martins Custódio, ofm - Pároco da Paróquia de São Francisco de Assis

Saiba mais sobre a Comemoração dos Passos

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural. 

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.