São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Exposição "Artista l Professor l Propositor" . Centro Cultural UFSJ . De 23/02 a 02/03

Data

02/03/2017

Hora

20h

Cidade

SJDR

Descrição

Produção artística de docentes do curso de Licenciatura em
Artes Visuais da Faculdade de Administração e Artes de Limeira, que associam a docência ao trabalho artístico.
Entre as linguagens apresentadas nesta exposição estão, a gravura, a fotografia, a pintura, a escultura, os objetos, o desenho e a performance.

 

Esta exposição é uma amostra da produção artística de nove docentes do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Administração e Artes de Limeira: Iara Rolim, Walkiria Pompermeyer, Marlí Gonçalves, Flávia Fábio, Simone Peixoto, Ligia Rodrigues, Daniel Paschoalin, Lea Moraes e Lucas Costa, que associam a docência ao trabalho artístico.

Entre as linguagens apresentadas nesta exposição estão, a gravura, a fotografia, a pintura, a escultura, os objetos, o desenho e a performance. A diversidade de técnicas, de temas e de propostas mostram as diferenças de abordagens entre esses artistas. A unidade dos trabalhos se constitui no sentido da situação singular que permeia a todos no processo desta experiência como artistas e professores. O artista que é também professor, acreditamos, leva para sua produção assuntos que são próprios da sua docência, como a preocupação com a educação do olhar, a formação de público e a sensibilização dos indivíduos para a arte. Desta maneira, a relação entre artista-professor e aluno se expande para a relação com o público em geral estendendo seu acesso à sociedade e, ao mesmo tempo, a experiência artística é levada para a sala de aula.

O exercício de fazer essa exposição nos fez refletir sobre questões que permeiam a produção de todos nós, como a questão que a formação de um artista passa por muitos outros artistas, aqueles que conhecemos através da história e aqueles com quem compartilhamos ideias, trabalhos e espaços. Ou que na sala de aula o aluno algumas vezes é um colega, também criador de arte, fazendo-nos questionar as práticas pedagógicas nas artes visuais, como também as práticas artísticas na educação. Neste contexto, o exercício de organizar esta exposição se tornou também uma forma de reflexão sobre o fazer artístico do artista-professor e as possíveis conexões entre a docência e a obra, percebendo as complexas relações que elas representam dentro e fora da sala de aula, dos ateliês e dos espaços expositivos. 

Esta exposição foi montada pela primeira vez na Galeria da Faal, em Limeira, no primeiro semestre de 2015. Em setembro do mesmo ano, uma nova versão foi apresentada no Museu de Arte Contemporânea de Americana e agora, em outubro de 2016, foi apresentada novamente no Museu Major José Levy, em Limeira. Trata-se de uma exposição itinerante, que mantem sua essência, mas que, a cada nova montagem apresenta novos trabalhos, resultantes das pesquisas poéticas mais recentes de cada artista.

Saiba mais sobre o Centro Cultural UFSJ

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events. Divulgamos gratuitamente. 
Curta e siga a página do 
Atitude Cultural.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural. 

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.