Agenda Cultural
20ª Mostra de Cinema de Tiradentes . Programação completa de 24/01
Data
Cidade
Descrição
DIFERENTE NO JEITO DE SER, PENSAR, SENTIR E EXIBIR O CINEMA BRASILEIRO
O programa Cinema sem Fronteiras inaugura sua temporada em 2017 apresentando o maior evento do cinema brasileiro contemporâneo – a Mostra de Cinema de Tiradentes, que chega a sua 20ª edição de 20 a 28 de janeiro de 2017 apresentando ao público a diversidade da produção cinematográfica brasileira – uma trajetória rica e abrangente que ocupa espaço de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.
Trata-se de um programa audiovisual de vanguarda que reúne todas as manifestações da arte numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público. Presta homenagens a personalidades do cinema brasileiro, exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, faz eco para os melhores frutos. Realiza o 20º Seminário do Cinema Brasileiro que inclui debates, mesas temáticas, diálogos audiovisuais e a série Encontro com a Crítica, o diretor e o público que reúne anualmente críticos de cinema, acadêmicos, pesquisadores, profissionais do audiovisual, imprensa e público. Promove oficinas que certificam mais de 200 alunos, a Mostrinha de Cinema para o público infanto-juvenil, exposições, cortejo da arte e atrações artísticas, beneficiando um público estimado em mais de 35 mil pessoas.
A programação é norteada pela diversidade de propostas, com sessões com características distintas e endereçadas a diferentes nichos de espectadores. A produção audiovisual apresentada tem todos os olhares e sotaques brasileiros, advindos das mais diversas fontes. A pluralidade de conteúdos audiovisuais exibida torna o evento um espaço enriquecedor de formação, reflexão, exibição do cinema brasileiro de hoje que tem muito a contribuir com o futuro do país.
Em 2017, a Mostra Tiradentes celebra 20 anos de existência. No percurso de sua história apresentou uma nova configuração de cinema, é testemunha do surgimento de uma nova geração do cinema, abriu espaço para propostas de estéticas e linguagens ousadas e independentes, revelou novas iniciativas, colocou em evidência as características e novidades do cinema, consolidou-se como principal plataforma de lançamento da produção audiovisual brasileiro. É o lugar de encontro pelo cinema, lugar do pensamento crítico, espaço de intercâmbio, diálogo, formação e troca de conhecimento, anunciando em tempo presente, o futuro de uma nação.
Tem se destacado nacionalmente e internacionalmente pela sua proposta conceitual e diferenciada. Inaugurou o diálogo entre críticos, pesquisadores, realizadores e produtores. Investiu no potencial dos jovens com ações de formação e reflexão. Esboçou alguns diagnósticos estéticos, temáticos e estruturais sobre a produção dos últimos 20 anos e evidenciou na tela algumas características mais sintomáticas do momento, como a forte proximidade do cinema com a música, com as questões da juventude, com os próprios mecanismos do cinema e com a memória do Brasil. A resposta e a participação do público fizeram toda diferença.
Em 19 edições já realizadas, a Mostra Tiradentes já beneficiou um público estimado em 647 mil pessoas. Proporcionou o acesso gratuito e democrático aos bens culturais com a oferta de uma programação que reúne ações de formação, reflexão, exibição e difusão. O evento já exibiu 2.436 filmes em 813 sessões de cinema, promoveu 201 oficinas e 5.964 alunos certificados, 19 seminários, 25 cortejos, 35 exposições temáticas, 59 espetáculos de rua, 145 shows musicais. Recebeu 7.111 convidados – autoridades, cineastas, produtores, atores, críticos de cinema e profissionais do audiovisual. A imprensa foi representada por 1.342 profissionais de jornais, televisões, rádios e internet de todo o Brasil.
Esta imensa manifestação cultural evolui a cada edição. E para narrar os instantes históricos da nossa cultura e realizar um empreendimento cultural ousado e inovador numa cidade de apenas sete mil habitantes representa uma missão coletiva com responsabilidades e ações compartilhadas com os governos municipal, estadual e federal, empresas públicas e privadas, profissionais do audiovisual e da cultura, imprensa, lideranças, turistas, comunidade e público em geral que investem e acreditam que a soma de esforços potencializa e contribui para o desenvolvimento econômico e a construção da cidadania em seus mais significados conceitos e efeitos multiplicadores.
Vamos juntos escrever mais um capítulo da Mostra de Cinema Tiradentes. O cinema já está na pauta das nossas crenças e valores. Produz suas próprias imagens e sentidos a partir de uma perspectiva transversal e de subversão de lógicas postas, impostas, marcadas e demarcadas. Aqui veremos o cinema humano, inventivo e fundamental.
Imbuídos do sentimento de que a soma de esforços é a ponte que nos leva a resultados eficazes, prosseguimos com nosso trabalho inspirados na frase de Ferreira Gullar: “A arte existe porque a vida não basta”.
Que façamos da arte uma construção de pontes,
em nossa vida de hoje,
para colheita de amanhã.
Sejam bem-vindos!
As portas e janelas de Minas estão abertas para a sétima arte.
Por:
Diretores da Universo Produção e Coordenadores da Mostra de Cinema de Tiradentes
Raquel Hallak d’Angelo
Quintino Vargas Neto
Fernanda Hallak d’Angelo
Confira a Programação Completa
Saiba mais sobre a 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região.
Cadastre seu evento cultural em nosso site http://saojoaodelreitransparente.com.br/events. Divulgamos gratuitamente.
Curta e siga a página do Atitude Cultural.
Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.