São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

CD recupera memória musical de São João del Rei . Show de lançamento

Data

17/02/2009

Hora

21:00

Cidade

SJDR

Local

Athetic Clube

Descrição

São João del-Rei: 50 anos de samba

Viajar pela memória musical de São João del Rei, encontrando nos sambas de antigas escolas como a "Qualquer Nome Serve", o "Cordão Encarnado", "União", e das novas agremiações como "Copo Sujo", "Chácara" e " o "Unidos da Cambalhota", um pouco da cidade e seu espírito festivo. É isso o que oferece o CD "São João del Rei: 50 anos de samba", que será apresentado ao público, na terça-feira, 17, às 21h, no Salão Nobre do Athletic Clube, em show de lançamento especial,

Fruto da inspiração do médico e dramaturgo, Jota Dangelo e de seu filho Vírgilio, o CD traz 15 canções selecionadas entre as principais escolas de samba e blocos do Carnaval sanjoanense. Colunista da Gazeta de São João del Rei, Dangelo fez história no Carnaval local, criando, junto com sua mulher Maria Amélia, a Escola de Samba "Qualquer Nome Serve" e o "Cordão Encarnado", bloco carnavalesco que a sucedeu, destaque nas décadas de 70 e 80, quando a folia em São João del Rei figurava entre as melhores do Brasil.

"Essa tradição carnavalesca é muito antiga na cidade. Continua existindo. A maioria das escolas e blocos desfila ao som de suas próprias músicas. Mas há pouco registro dessas canções. A maioria dos sambas de escolas importantes como a ‘Fala de mim’, a ‘Unidos do Largo da Cruz’ e ‘Depois eu digo’, para citar alguns exemplos, se perdeu. É preciso registrar, manter essa memória viva", defendeu.

Patrocinado pela Claro, o CD teve o projeto aprovado pela Secretaria de Estado de Cultura, no ano passado, na Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL