São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Lançamento do livro "Serra de São José - Educação Patrimonial" . Escola Estadual Amélia Passos e Mandala Produção

Data

23/09/2016

Hora

18h

Cidade

Santa Cruz de Minas

Descrição

A ESCOLA ESTADUAL AMÉLIA PASSOS E MANDALA PRODUÇÃO convidam para o lançamento do livro
SERRA DE SÃO JOSÉ - EDUCAÇÃO PATRIMONIAL.

Em Santa Cruz de Minas dia 23 de setembro, às 18h, na EEAP.
Em Tiradentes dia 30 de setembro, às 17h, no SESI CCYA.
Participe do lançamento, sua presença é importante.



Santa Cruz de Minas e a Serra de São José em livro

A Escola Estadual Amélia Passos desenvolveu o Projeto de Educação Patrimonial  abordando aspectos da história de Santa Cruz de Minas e de seu patrimônio material e imaterial, entre 2015 e 2016. Ao longo do projeto foram realizadas diversas atividades interdisciplinares como palestras, oficinas, exibiçõesde filmes e documentários, visitas guiadas e uma gincana patrimonial. Aconteceram atividades específicas para os professores e em seguida para os alunos. Assim, a equipe de profissionais teve subsídios para trabalhar e incentivar os alunos. O resultado do projeto culminou com a elaboração do livro Serra de São José – Educação Patrimonial, envolvendo os alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA – Educação de Jovens e Adultos e teve amplo apoio da comunidade. O suporte financeiro foi obtido através da Secretaria de Estado de Educação/MG.

Santa Cruz de Minas é o menor município do Brasil, mas é detentor de longa história e provavelmente uma das primeiras ocupações do Campo das Vertentes. Seu patrimônio material e imaterial é rico e está amplamente contemplado nos trabalhos desenvolvidos ao longo dos dois anos do projeto. A própria comunidade escolar elegeu a Serra de São José como o principal patrimônio da localidade. Por isso, o projeto deu mais ênfase à serra, com seus ecossistemas, sua preciosa biodiversidade e belas paisagens. Porém, as atividades levaram, também, a refletir sobre os problemas ambientais que comprometem as unidades de conservação da serra, objetivando a preservação dos recursos hídricose o seu uso sustentável. Infelizmente, a área ainda sofre com presença do gado, os incêndios florestais, o lixo deixado por pessoas que ainda não foram conscientizadas e outros fatores.

A pesquisa histórica e fotografias do livro são do professor e pesquisador Luiz Antonio da Cruz, o prefácio de Marcos Paulo de Souza Miranda, o coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, o projeto gráfico é da artista plástica Maria José Boaventura e a capa do designer Thiago Dágmar. O livro foi editado pela Mandala Produção. 

O lançamento do livro Serra de São José – Educação Patrimonial será no dia 23 de setembro de 2016, sexta-feira, às 18h, na Escola Estadual Amélia Passos, à Praça São Sebastião, 120, centro, Santa Cruz de Minas e no dia 30 de setembro, sexta-feira, às 17h, será lançado no SESI Tiradentes – Centro Cultural Yves Alves, Rua Direita, 168, centro, Tiradentes-MG. 

Mais informações através do tel. 32 3371-6007 ou através do email: producaomandala@gmail.com

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL