São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Espetáculo musical "Homenagem a Egberto Gismonti" . Violões de Tiradentes . SESI Tiradentes

Data

29/07/2016

Hora

19h

Cidade

Tiradentes

Descrição



Esse ano o Violões de Tiradentes chega a sua 6º edição. O projeto foi idealizado por um grupo de violonistas que possuem em comum um forte vínculo com a cidade mineira de Tiradentes. Integrado pelos músicos Eduardo Pinheiro, Juliano Camara, Bernardo Marcondes, Gabriel Pitta e Luã Belik, desde 2009 o grupo realiza uma série de concertos dedicado ao violão no CCYA. O objetivo é fomentar a criação de arranjos inéditos para este instrumento, trazendo a cada ano uma temática distinta. Dentre esses temas já houve concertos integralmente dedicados aos Beatles, à música argentina, à cultura do nordeste brasileiro.  
Em 2016 o Violões de Tiradentes fará uma homenagem ao compositor e multinstrumentista Egberto Gismonti. A escolha do tema parte de uma pesquisa de mestrado, sobre a obra para violão desse compositor, realizada por um dos integrantes do grupo na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Por esta razão uma das novidades do projeto será a apresentação de uma palestra ao público. No concerto ainda haverá a participação do filho do compositor homenageado, Alexandre Gismonti. 

Juliano Camara,  violonista, pesquisador e compositor natural de Tiradentes-MG.  É bacharel em violão pela UniRio e está concluindo o mestrado em práticas interpretativas pela UFRJ com o tema: “A performance e a obra para violão de Egberto Gismonti”. É integrante do Guanduo, com Eduardo Pinheiro. Juntos lançaram em 2015 o disco “Inventos” de músicas autoral para duo de violões. Nesse mesmo ano foram vencedores do BDMG Instrumental e finalistas no concurso Violões Sem Fronteiras, da Semana Assad. Foram vencedores do 1º Circuito de Música Acústica de Minas Gerais e do Segunda Musical da ALMG. Já realizou concertos por diversos estados brasileiros. Em 2016 foi vencedor do concurso nacional de composição para violão, Novas 3.
 
Bernardo Marcondes, violonista e pesquisador. Estudou entre 2008 e 2014, com Steven Thachuk, Kate Lewis e Ron Borczon na California State University, Northridge (CSUN), onde recebeu o seu bacharelato e mestrado em performance de violão erudito. Recebeu a Bolsa Segovia Endowment da CSUN em 2013. Trabalhou como assistente de pesquisa no International Guitar Research Archives na Biblioteca Oviatt, Northridge. Recentemente completou um programa de pós-graduação de dois anos em performance de violão erudito na Koblenz International Guitar Academy estudando na classe do renomado artista e professor, Hubert Kaeppel. Se apresentou em vários locais ao redor de Koblenz, tais como eventos políticos, cerimônias de premiação, igrejas.
  
Alexandre Gismonti, Filho do multi-instrumentísta Egberto Gismonti, acompanha o pai em tournées nacionais e internacionais desde 1997. Em 2009, gravou seu primeiro disco, em duo com Egberto, entitulado “Saudações” e lançado pela conceituada gravadora alemã ECM. Em 2010, com sua carreira solo também em ascensão, lançou o disco “Baião de Domingo” (Fina Flor), que lhe rendeu a inédita indicação para o Prêmio da Música Brasileira 2010 (categoria revelação).  No mesmo ano, Alexandre saiu em tounée pelo Reino Unido, Canadá e Estados Unidos, integrando o projeto americano International Guitar Night 2010/2011. Fruto desse trabalho, registrou o disco “IGN V” (Warner Canada), conjuntamente aos violonístas de renome internacional Brian Gore, Pino Forastiere e Clive Carroll. 

Eduardo Pinheiro
, violonista, educador musical e compositor. Graduado pela UFMG em Bacharelado em Música com habilitação em violão sob tutela do Prof. Fernando Araújo. É integrante do Guanduo, com Juliano Camara. Juntos lançaram em 2015 o disco “Inventos” de músicas autoral para duo de violões. Nesse mesmo ano foram vencedores do BDMG Instrumental e finalistas no concurso Violões Sem Fronteiras, da Semana Assad. Foram vencedores do 1º Circuito de Música Acústica de Minas Gerais e do Segunda Musical da ALMG. Já realizou concertos por diversos estados brasileiros. Foi vencedor do Jovem Músico e do Jovem Instrumentista pelo BDMG. Como premiação deste último concurso optou por aulas de improvisação com o guitarrista Magno Alexandre

Saiba mais sobre o SESI Tiradentes

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural, palestras etc em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. Curta e siga a página do Atitude Cultural.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.   
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL