São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Caminhada Cultural . Museu Regional

Data

08/06/2016

Hora

8h

Cidade

SJDR

Descrição

Novos olhares sobre São João del-Rei

Museu Regional realiza caminhada por pontos de influência na formação da cidade: um incentivo à preservação ambiental e patrimonial 

O Museu Regional de São João del-Rei (MRSJDR) realiza na próxima quarta-feira, 8 de junho, a Caminhada Cultural por São João del-Rei. O Circuito vai percorrer quatro pontos turísticos da cidade: Museu Regional; Praça do Cristo, no bairro de Senhor dos Montes; Bêta Tancredo Neves e a Igreja do Carmo. A saída será às 8hs, do Museu Regional, com um valor de RS10.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho, o Museu realiza, pela segunda vez, eventos em prol da data. O circuito tem início no Museu Regional e termina na Igreja do Carmo, e será conduzido pelo guia de turismo Luiz Miranda, técnico em turismo há cerca de dez anos.

A Caminhada vai passar por pontos importantes da cidade, com destaque para o patrimônio cultural e o meio ambiente. O Museu Regional será o ponto inicial de encontro. Caminharemos para o Senhor dos Montes, na Praça do Cristo, para observar a localização da Mina e a entrada das bandeiras, que são o ponto por onde passavam as expedições por São João del-Rei. Ao chegar a Bêta Tancredo Neves, uma mina de ouro do século XVIII, observaremos máquinas e utensílios utilizados na extração do mineral, que até hoje se mantém conservados, o caminho, o local e a forma onde eram extraídos. Finalizaremos o percurso por locais em que a atividade mineradora teve grande influência na cidade: as igrejas e a formação urbana. A Igreja do Carmo e o Museu Regional são importantes pontos que marcam as atividades da época, por sua arquitetura, grandiosidade e riqueza.

Os interessados em participar podem se inscrever na portaria do Museu Regional até a terça-feira, 7 de junho, entre 12 e 17hs. É recomendado que, para o dia da caminhada, usem roupas confortáveis e tênis e também levem garrafas de água.

O Museu

Aberto à visitação pública a partir de 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.

O Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial.

Serviço

Caminhada Cultural: 8 de junho, às 8hs. 

Horário de inscrição:

Até terça-feira, 7 de junho – de 12 às 17hs. 

Museu Regional de São João del-Rei
Rua Marechal Deodoro, 12 - Centro
São João del-Rei – MG
Telefone: (32) 3371-7663

Saiba mais sobre o Museu Regional

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural. 


 

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL