Agenda Cultural
Oficina "Brincadeiras dançadas" . Cia Soma . Teatro da Pedra
Data
Hora
Cidade
Descrição
Conheça a programação completa da Temporada 2016 do Teatro da Pedra:
MAIO
DIA 19 -Teatro da Pedra, Espetáculo “A Flor der Manacá”. 20 horas. Classificação livre.
DIA 20 -Teatro da Pedra, Espetáculo “Verdade e Consequência”. 20 horas. Classificação livre.
DIA 21 - Teatro da Pedra, Espetáculo “Olho Raso D’água”. 16 horas. Classificação: teatro para crianças.
DIA 21 - Cia Teatral Mutum (Ubá), Espetáculo Farsa da Boa Preguiça. 20 horas. Classificação livre.
DIA 22 - Teatro da Pedra, Espetáculo “Olho Raso D’água”. 16 horas. Classificação: teatro para crianças.
DIA 22 - Teatro da Pedra, Espetáculo “A Flor der Manacá”. 20 horas. Classificação livre.
DIA 26 - Cia Passo a 2 (SP/SJDR), Oficina: Gerenciamento Criativo do Estresse. 10h às 18h. Inscrição prévia.
DIA 26 - Teatro da Pedra, Espetáculo “A Flor der Manacá”. 20 horas. Classificação livre.
DIA 27 - Cia Passo a 2 (SP/SJDR), Oficina: Gerenciamento Criativo do Estresse. 10h às 18h. Inscrição prévia.
DIA 27 - Concafé - Cia Inquieta de Idiotas (SJDR), Espetáculo “Mosca de Fogo em: Não Caibo em Mim”. 20 horas. Classificação 14 anos.
DIA 28 - Cia Passo a 2 (SP/SJDR), Oficina: “Gerenciamento Criativo do Estresse”. 10h às 18h. Inscrição prévia.
DIA 28 - Concafé - Cia Inquieta de Idiotas (SJDR), Espetáculo “Mosca de Fogo em: Não Caibo em Mim”. 20 horas. Classificação 14 anos
DIA 29 - Cia Passo a 2 (SP/SJDR), Oficina: Gerenciamento Criativo do Estresse. 10h às 18h. Inscrição prévia.
DIA 29 - Teatro da Pedra, Espetáculo “A Flor der Manacá”. 20 horas. Classificação livre.
JUNHO
02 - Teatro da Pedra, Espetáculo “A Flor der Manacá”. 20 horas. Classificação livre.
03 - Cia Soma (SP), Espetáculo “A Ultima estrada”. 20 horas. Classificação livre.
04 - Cia Soma (SP), Oficina “Brincadeiras Dançadas”. 09h às 12h. Inscrição Prévia.
04 - Cia Soma(SP), Aula espetáculo “Do papo ao Passo”. 20 horas. Classificação livre.
05- Teatro da Pedra, Espetáculo “A Flor der Manacá”. 20 horas. Classificação livre.
23 – Curso de Preparação Para Atores|Teatro da Pedra – Espetáculo “Incidente em Antares”. 20 horas. Classificação livre.
24 – Curso de Preparação Para Atores|Teatro da Pedra – Espetáculo “Incidente em Antares”. 20 horas. Classificação livre.
25 – Curso de Preparação Para Atores|Teatro da Pedra – Espetáculo “Incidente em Antares”. 20 horas. Classificação livre.
26 – Magdalena Rodrigues (BH), espetáculo “Rio da Lua”. 20 horas. Classificação indicativa: 12 anos.
JULHO
01 – Grupontapé de teatro, Espetáculo de rua “Balaio Popular” - 18h OBS: LOCAL Praça da Matriz do distrito de São Miguel do Cajuru.
02- Ciclo de ideias “A cultura como fator estratégico para o desenvolvimento” com Rubem dos Reis (Grupontapé de Teatro) - 9h30 às 12h
02- Ciclo de ideias “A eficiência como fator de sustentabilidade” com Katia Bizinotto (Grupontapé de Teatro) - 14h às 15h30
02- Ciclo de ideias “A experiência do teatro aplicado como plataforma de sustentabilidade e desenvolvimento humano” com Katia Lou (Grupontapé de Teatro) - 15h30 às 17h
02 – Grupontapé de Teatro (Uberlândia), Espetáculo “Por de Dentro”. 20 horas. Classificação indicativa: 14 anos.
02 – Show " Lugarzim” com Ladiston Nascimento (BH). 21:30 horas. Classificação Livre.
03– Grupontapé de Teatro(Uberlândia), Espetáculo “Por de Dentro”. 20 horas. Classificação indicativa: 14 anos.
09 – Oficina Consciência pelo Movimento e Integração Funcional: Sistema Feldenkrais com Márcia Martins (SP). 09h às 13h. Inscrição prévia.
10 – Oficina Consciência pelo Movimento e Integração Funcional: Sistema Feldenkrais com Márcia Martins (SP). 09h às 13h. Inscrição prévia.
11 - Oficina Consciência pelo Movimento e Integração Funcional: Sistema Feldenkrais com Márcia Martins (SP). 09h às 13h. Inscrição prévia.
12 - Oficina Consciência pelo Movimento e Integração Funcional: Sistema Feldenkrais com Márcia Martins (SP). 09h às 13h. Inscrição prévia.
13 - Oficina Consciência pelo Movimento e Integração Funcional: Sistema Feldenkrais com Márcia Martins (SP). 09h às 13h. Inscrição prévia.
14 - Oficina Consciência pelo Movimento e Integração Funcional: Sistema Feldenkrais com Márcia Martins (SP). 09h às 13h. Inscrição prévia.
15 - Oficina Consciência pelo Movimento e Integração Funcional: Sistema Feldenkrais com Márcia Martins (SP). 09h às 13h. Inscrição prévia.
SINOPSE DOS ESPETÁCULOS DO GRUPO
- OLHO RASO D’ÁGUA
De repente, em uma pequena vila do interior começa a faltar água. Dificuldade para o plantio, os rios escassos de peixes, pouca água para lavar a roupa e os alimentos desaparecem das mesas. O que fazer? Eis que cinco crianças resolvem ajudar suas famílias e se lançam em uma arriscada e mágica aventura por diversas paisagens da América Latina.
O primeiro espetáculo infantil do Teatro da Pedra traz numa abordagem infantil, o sério problema que vivemos do mau uso dos recursos hídricos e da urgência de uma conscientização mais ampla e de uma mudança de hábitos. “Olho Raso D´Água” convida a plateia a uma aventura latino americana, uma aventura pelas estórias, tradições e músicas cantadas ao vivo pelo grupo. Uma aventura que passa pela Floresta, pela Terra do Fogo, pela Cordilheira, pelos Desertos e pelas Ilhas. Uma aventura de superação e reconhecimento, que ao mesmo tempo em que encanta, resgata e valoriza nossa identidade latina.
- VERDADE E CONSEQUÊNCIA
Inspirado em “Um inimigo do Povo” – obra do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen – o espetáculo “Verdade e Consequência” conta a estória de uma cidade que alcança o progresso graças ao Balneário, em meio a um divertido e dinâmico jogo teatral como veículo para a crítica social e política. Entretanto, surge um reconhecido médico que, ao constatar que as águas estão contaminadas, tenta esclarecer e propor as reformas necessárias ao governo e cidadãos, mas é esmagadoramente censurado pela grande maioria das pessoas.
- A FLOR DE MANACÁ
Uma história de amor nascida em solo rude, embalada por canções de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, contada com humor e poesia em cima de uma lona de circo por sete atores e dois músicos. "A Flor de Manacá" é uma adaptação livre da obra homônima de J. Silva, publicada na Coleção Circo-Teatro.
SINOPSE DOS ESPETÁCULOS CONVIDADOS
- FARSA DA BOA PREGUIÇAA peça, de Ariano Suassuna, indicada para todas as idades, narra a história de Joaquim Simão (Fabiano Martins), poeta de cordel, pobre e "preguiçoso", que só pensa em dormir. Joaquim é casado com Nevinha (Sueli Sanseverino), mulher religiosa e dedicada ao marido e aos filhos. O casal mais rico da cidade, Aderaldo Catacão (Cassiano Camisão) e Clarabela (Stéfany Dias), possui um relacionamento aberto. Aderaldo é apaixonado por Nevinha e Clarabela quer conquistar Joaquim Simão. Três demônios fazem de tudo para que o pobre casal se renda a tentação e caia no pecado.
Enquanto dois santos tentam intervir, Jesus observa e avalia tudo. A partir daí, situações inusitadas e muito divertidas fazem deste texto uma das peças mais divertidas do teatro brasileiro.
A partir do tema "os sete pecados capitais" e do interesse em questionar os padrões da identidade de gêneros, o espetáculo traz à cena a história de Ana, que ao longo de sua trajetória se descobre Arthur e assume seu lado de compositor, envoltos na metáfora de Pirilampo. Lutando para encontrar sua própria identidade em meio a expectativas familiares e cobranças da sociedade, as personagens vivem conflitos entre os papéis que lhes são impostos e seus desejos de ser. Com trabalho de criação autoral de dramaturgia e musical, a montagem, um "show ao vivo", é feita da relação entre a música e a cena, entre a narrativa e o drama.
- A ÚLTIMA ESTRADA
A trajetória pela dança conduziu a Cia Soma em seu desejo de compartilhar com o público uma narrativa. Em seu recente espetáculo os movimentos expressam em tom delicado os caminhos de um casal que deseja conhecer o mar. Por meio de uma história se revela uma dança e por meio da dança a Cia compartilha com o público uma nova gestualidade. Entre estranhas figuras, muitas lembranças e culpas de tempos passados se revela uma nova estrada traçada sobre antigas referências.
- RIO DA LUA
O espetáculo nasceu do espaço real que existe entre o que se pensa pertencer à imaginação e a concretude insana do julgamento do que venha a ser a lucidez. Estrela, bicho de areia, de mar e de rio, comungava com o vento que lhe entendia, andava como Jesus Cristo por sobre as águas, no caminho de luz feito pela lua, cantando Moon River, sonhando com ela mesma, atravessando a nevoa sagrada do seu Avalon.
- BALAIO POPULAR
Concebido na linguagem do teatro de rua, o espetáculo Balaio Popular do Grupontapé de Teatro une a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de BH, e grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular. "Balaio Popular" é um espetáculo que diverte e emociona e que mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque principalmente no universo mineiro.
-POR DE DENTRO
“POR DE DENTRO” é um mergulho na ancestralidade do homem de Minas Gerais, com seus anseios, desejos, idiossincrasias e visões de mundo. Com humor e poesia, seis atores se revezam entre personagens e narradores, contando histórias de um universo rural particular e que traz em si a universalidade de questões existenciais ligadas ao amor, ao sexo, à existência, à dualidade entre homem e mulher, à relação do homem com a natureza.
Saiba mais sobre o Teatro da Pedra
Cadastre seu evento cultural, palestras etc em nosso site http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. Curta e siga a página do Atitude Cultural.
Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.