São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Festa de São Sebastião

Data

20/01/2009

Hora

19:00

Cidade

São João del-Rei

Local

Matriz do Pilar

Descrição

Defensor da igreja, protetor contra as guerras, a peste e a fome. Essas são algumas das virtudes atribuídas a São Sebastião, mártir da Igreja Católica, festejado na próxima terça-feira, 20 de janeiro, em várias cidades do Campo das Vertentes. Em São Sebastião da Vitória, distrito de São João del Rei, a festa já começou. De hoje até a terça-feira, dia maior da celebração, os fiéis vão contar com procissões, barraquinhas e shows de música popular. Cerca de duas mil pessoas devem participar das celebrações no dia 20.

"É a maior festa da comunidade. Chega a se comparar com a Semana Santa. Há algumas curiosidades sobre a festa. O próprio nome do distrito São Sebastião da Vitória destaca a crença de que a guerra dos emboabas, travada entre mineiros, cariocas e baianos contra os paulistas, teria sido ganha pelo primeiro grupo, graças à intervenção de São Sebastião", afirmou o padre Sílvio Firmo do Nascimento, pároco da igreja de São Sebastião da Vitória.

A programação cultural, ainda de acordo com o padre, será variada. Hoje, os devotos contarão com show dos Violeiros de Madre de Deus de Minas. No domingo, os Irmãos Carvalho se apresentam e na segunda, Edmilson Venturini anima a festa. Na terça, é a vez do grupo Packto subir ao palco. Todos os shows acontecem logo após o término das missas que estão sendo promovidas, diariamente, às 19h.

"Durante a novena, que terminou no último dia 15, contamos com a apresentação da orquestra da paróquia, criada no ano passado", afirmou. Na segunda-feira, os devotos de São Sebastião da Vitória terão mais um motivo para comemorar: o salão paroquial será inaugurado às 18h pelo bispo diocesano Dom Waldemar Chaves de Araújo, que também deverá crismar 37 jovens da comunidade.

Na terça-feira, as celebrações começam às 5h com a alvorada. Às 8h, será celebrada missa, seguida de confissões. Às 10h, acontece a procissão das imagens dos padroeiros da comunidade; às 11h, missa solene na intenção dos benfeitores. Também serão promovidos o encontro de folias, às14h, e a corrida rústica de São Sebastião, que acontece às 16h. A festa será encerrada às 19h com missa campal, seguida de procissão.

São João del Rei

As comemorações do dia de São Sebastião também acontecem na terça-feira em São João del Rei. Até o dia 19, a Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento promove missa às 19h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Na terça, será celebrada missa às 19h, seguida de procissão

Prados

Em Prados, a festa de São Sebastião será comemorada no dia 25, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. De acordo com o padre Dirceu de Oliveira Medeiros, a festa começa às 10h, com missa cantada na matriz. Às 16h, acontecerá procissão dos cavaleiros e às 18h, procissão com a imagem de São Sebastião.

"Como não é feriado, nem dia santo, sempre celebramos a festa de São Sebastião no domingo anterior ou posterior, de acordo com o que for mais conveniente", explicou o religioso. De acordo com o padre, a novena em louvor a São Sebastião começou ontem, dia 16 e se encerra no dia 24. "A novena será sempre acompanhada pela Lira Ceciliana e irá acontecer às 19h30. No dia maior da festa, também teremos leilões de prendas, de manhã, no Parque de Exposição da cidade, e à tarde, leilão de gado", afirmou

De acordo com o pároco, pelo menos mil devotos devem participar da festa. Segundo o padre, as festas de São Sebastião eram obrigatórias durante o Brasil Império. "Parece que essa exigência estava ligada à figura do rei Sebastião, que desapareceu na batalha de Alcácer-Quebir, combatendo os mouros, em 1578. Mas a devoção a esse santo se tornou muito forte, principalmente entre a população rural, que pede a proteção de lavouras e dos rebanhos, ao santo que foi um exemplo de fé, preferindo entregar-se à morte a renunciar à Jesus Cristo", afirmou.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei. 17/01/09


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL