São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

II Batalha das Casas - evento medieval . CDB UFSJ

Data

29/11/2015

Hora

13h

Cidade

SJDR

Descrição

II BATALHA DAS CASAS – EVENTO "MEDIEVAL”

Acontecerá no dia 29 de novembro de 2015, das 13h às 19h, no Campus Dom Bosco e constará de Torneios Medievais, Apresentações de Artes Marciais e Mostra de Artes e Ofícios Antigos. Este Evento é organizado pelo “Fallen King” que é um grupo de recriação histórica e estudos antigos criado em setembro de 2014, e conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ.

O evento constará de um torneio de swordplay, também conhecido como softcombat. É um esporte de luta com equipamentos acolchoados que simulam armaduras e armas como espadas e escudos para recriar uma batalha medieval onde o principal objetivo é a atividade física, diversão e conhecimento.

Teremos, também, apresentações de artes marciais e Mostra de Artes e Ofícios Antigos pesquisados pelos integrantes do grupo, onde serão executadas músicas antigas, danças, trabalhos sobre armaduras do século XV, e outros, tudo dentro da ambientação medieval.

Levando-se em conta a popularidade desse assunto devido a seriados como “Game of Thrones”, filmes como “Senhor dos Anéis”, o público alvo é de todas as faixas etárias. Essa iniciativa de produção tem grande potencial como ferramenta para consolidação de marcas parceiras e divulgação ampla com baixo investimento.

~Entrada livre~

~A participação nas competições é apenas para membros REGISTRADOS do Grupo Fallen King~

-Quer conhecer o grupo? Acesse: https://www.facebook.com/groups/538089646337949/

-Já é membro registrado (ou acertará o registro dentro dos prazos)? Acesse: https://www.facebook.com/groups/538089646337949/791070027706575/

O Prólogo

~ A Grande Guerra, o Grande Reino.

O muro da fortaleza era sólido, o aço era forte, o ouro reluzia e tilintava no bolso dos comerciantes. O Grande Reino de Castelária vivia um período de prosperidade e paz. O reino havia sido unificado por Patrício, o monarca havia feito uma grande campanha para unificar todos os pequenos reinos que estavam constantemente em guerra. Unificar todos os reinos significou pegar em armas contra muitos nobres que governavam vastas regiões, algumas, percebendo a importância de um grande reino unido, juntaram suas forças na campanha de Patrício, outros regaram com sangue o surgimento do Grande Reino. Durante três anos as batalhas se espalharam por quase toda porção ocidental do mundo. Quando a guerra acabou o primeiro Grande Reinado teve início e, depois da reconstrução quase completa, experimentou dezesseis anos de paz e prosperidade. Com a estabilidade da região o Grande Reino passou a receber um grande fluxo de homens de outras partes, vindos do leste e de várias ilhas ao redor do mundo. Os nobres que apoiaram Patrício governavam agora grandes áreas do reino e detinham grande influência na corte; seus opositores foram despojados de suas terras e exilados. 

Então veio a praga. Tudo começou com um corpo achado no porto, em seguida mais três foram encontrados em um cortiço, a primeira semana terminou com oitenta mortes e na segunda semana a praga chegou à capital. No segundo mês de praga o povo se revoltou, quase metade da população havia sido contaminada, sendo que um terço já havia morrido, a esperança de cura era pouca, para cada cem apenas sete se curavam. Nenhuma medida se mostrou eficaz para conter a doença: incendiar os corpos dos mortos, isolar os doentes, fechar os portos, sacrifício aos deuses. As pessoas amaldiçoavam o rei, nas ruas surgia um boato sobre sua culpa: a praga seria um castigo divino pela guerra sangrenta de unificação do Grande Reino. Não bastasse a praga, a fome também se espalhava por toda parte. No segundo dia da segunda semana do segundo mês da praga uma multidão furiosa e armada invade o castelo do rei, passando por cima de guardas e escancarando portas eles chegam à sala do trono. Patrício já estava morto. A multidão que até então urrava emudece repentinamente. Patrício estava sentado no trono com sua coroa na cabeça e com a garganta aberta por um punhal, não havia sinal de nenhum assassino, mas todos que viram a cena tomaram pra si a culpa de sua morte, dividido esse sentimento se transformara em um alívio e ao mesmo tempo em um pesar.

As mortes duraram ainda mais um mês. Quase dois terços da população estava morta. Os campos onde antes havia plantações estavam agora cheios de pilhas de corpos queimados, o cheiro de carne queimada e putrefação se espalhava por toda a parte. A praga veio, destruiu e, com a mesma velocidade que apareceu, foi embora. Desde a morte de Patrício, seu Conselho Real administrava a difícil situação do Reino, mas o povo estava insatisfeito. Patrício não deixara nenhum herdeiro, muitos boatos voltaram a circular pelas ruas, os rumores rondaram cada casa e novamente havia apreensão. O Conselho Real, tentando trazer novamente a tranquilidade ao Reino, decide criar a Guerra das Casas para escolher o novo Rei e novos representantes do Conselho Real. Foi criado o Decreto Real, que regula a participação das Casas nesse torneio. Agora, os últimos preparativos estão prontos, todo Reino de Castelária está se preparando para assistir a disputa. O campo de batalha está pronto para receber os competidores, o arauto anuncia o início. “Que o torneio para decidir o futuro do Grande Reino tenha início! Que comece a Guerra das Casas!”



Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural, palestras etc em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. Curta e siga a página do Atitude Cultural.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural. 
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL