São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Terças musicais . Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier

Período

permanente

Mês

monthNone

Cidade

SJDR

Corpo

Hora: 20:30 hs
Se você acha que a terça-feira não combina com boa música e lazer, está na hora de rever seus conceitos. Esse é o desafio que está sendo lançado por Rodrigo Sampaio, professor do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, de São João del Rei. O projeto de Sampaio intitulado "Terças Musicais" vai mostrar aos sanjoanenses o talento da nova geração de músicos que está sendo formada na escola. Para fazer jus ao nome, o evento acontece às terças-feiras de outubro e novembro, sempre às 20h30, com entrada franca."A idéia é oferecer à população de São João del Rei uma opção cultural no decorrer da semana. Vamos mostrar o talento de alunos jovens, do terceiro intermediário, disciplina que ensina os estudantes a tocar em conjunto. Queremos criar esse hábito de ir ao conservatório assistir aos concertos", afirmou o professor.
Para conquistar o público, o professor está apostando não só no interesse do sanjoanense pela música, mas também na oferta de um repertório composto por canções conhecidas pelo grande público. "No primeiro ‘Terças Musicais’, que aconteceu no último dia 21, apresentamos sucessos do Beatles. No próximo, que acontecerá na semana que vem, iremos apresentar temas de filmes. Acreditamos que o erudito assusta algumas pessoas, que, com o tempo, poderão descobrir que há outros tipos de música interessantes", afirmou.
O projeto deve continuar no ano que vem, ganhando um formato mais amplo. Em vez da apresentação exclusiva dos estudantes, Sampaio já admite a possibilidade de convidar músicos a se apresentarem no "Terças Musicais".

História

O projeto "Terças Musicais" começou a ser idealizado, segundo o professor, a partir de um outro projeto semelhante, que acontecia nas segundas-feiras, em Belo Horizonte: o "Segunda Musical", que era promovido pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). "Tivemos a idéia daí. Mas, como segunda-feira é um dia cheio, decidimos mudar para terça-feira, que é um dia que as pessoas não têm muito ainda o que fazer", afirmou.
Embora o "Terças Musicais", deva ser promovido mesmo no terceiro dia da semana, haverá duas exceções nessa primeira edição. No dia 4 de novembro, primeira terça do mês, o evento será suspenso. "O Conservatório vai promover a Semana do Violão e o auditório estará ocupado", explicou. O último evento, que acontece no dia 20, também será promovido numa quinta-feira. "Os músicos só tinham agenda para esse dia. Foi uma exceção. A idéia é promovermos o Terças Musicais nas terças-feiras", disse.

Mais informações:
Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.