São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Encontro de Veículos Antigos

Mês

Setembro

Cidade

SJDR

Local

Rotunda . Complexo Ferroviário

Corpo

XIV Encontro de Veículos Antigos em São João del-Rei . 22 a 24 de outubro
Este encontro pode acontecer eventualmente em outubro também.

Eles não eram velozes, não eram econômicos, não tinham acessórios e nem as comodidades trazidas pela tecnologia (como ar condicionado ou aparelhos de MP4), mas atravessaram o século XX conquistando novos admiradores. Quem gosta de raridades em automóveis não pode perder o X Encontro de Veículos Antigos que acontece até amanhã, na Rotunda, em São João del Rei. Este ano, além da possibilidade de conhecer mais sobre o design, a mecânica e a história desses possantes, o público deverá ainda curtir as atrações culturais que deverão animar ainda mais o evento.

"Acreditamos que pelo menos 15 mil pessoas participem do evento até amanhã. Hoje o público tem entrada gratuita das 9h às 19h. Amanhã, vamos promover uma carreata dos veículos pela cidade que deverá ser encerrada no Garden Hill Small Resort ,onde iremos entregar os prêmios aos proprietários dos veículos que mais se destacarem em quesitos como antiguidade, beleza etc", afirmou Aline Maria Sacramento, presidente da Associação Sanjoanense de Veículos Antigos (ASVA), entidade responsável pela organização do evento.

Um dos fundadores da ASVA, Ecir Maciel, investe boa parte de seu tempo na organização de um museu de veículos antigos em São João del Rei. Apesar da dificuldade em encontrar peças originais (boa parte delas tem que ser importada ou fabricada), para Maciel, o hobby vale a pena porque irá garantir aos jovens a oportunidade de conhecer um pouco da história automobilística do país. "Para, oficialmente, ser considerado um veículo antigo, é preciso que o automóvel tenha mais de 30 anos e pelo menos 80% de suas peças originais. Organizar um evento como este é oferecer aos jovens a oportunidade de ver de perto como eram nossos automóveis e o que os diferencia dos atuais", disse.

Ainda de acordo com Maciel, o número de veículos antigos que deverá participar do evento esse ano será maior do que no ano passado. "Dessa vez, vamos ter cerca de 250 a 300 automóveis. Muito mais do que em 2007 quando tivemos 180 veículos antigos. O crescimento do evento mostra o interesse das pessoas por este mercado que está em ascensão", afirmou.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.