São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto
Transparentes

ser nobre é ter identidade

Agenda Cultural

Exposição Tancredo e a Redemocratização Brasileira e Visita Guiada . Memorial Tancredo Neves/SESI FIEMG

Data

19/07/2015

Hora

19h

Cidade

SJDR

Local

Memorial Tancredo Neves

Descrição

“Projeto Memorial Tancredo Neves e SESI-FIEMG” 

A exposição apresenta 50 capas históricas do Jornal do Brasil, a partir de seu acervo do CPDoc- Centro de Pesquisa e Documentação, que dão conta do processo de abertura política, desde a campanha pela anistia até a morte de Tancredo e a comoção popular desencadeada pelo fato. Procura desta forma, analisar um dos períodos mais emblemáticos da nossa história política e o papel do principal artífice do processo de restauração democrática do Brasil, após o regime de exceção que vigorou por 21 anos - de 1964 a 1985. Além das capas de jornais que esclarecem o processo de abertura política desde a campanha pela anistia até a morte de Tancredo, serão apresentados reproduções das charges dos artistas Lan e Loredano que foram publicadas nas páginas do JB. Esta exposição foi realizada em setembro de 2010, centenário de nascimento de Tancredo de Almeida Neves, no Museu Regional de São João del-Rei, pelo então diretor João Luiz Domingues Barbosa e teve como curadora Vera Mangas, na ocasião, assessora do Museu da República. Posteriormente o material da exposição foi entregue para a AASJDR-Associação Amigos de SJDR que agora a reapresenta em comemoração aos 30 anos de morte deste político mineiro, primeiro presidente civil após 20 anos de ditadura, no Memorial Tancredo Neves. 

Conhecendo o Memorial Tancredo Neves

O Memorial abre as suas portas no Inverno Cultural onde reúne, em um casarão do final do século 18, um acervo com documentos e fotos que retratam a trajetória do ex-presidente e de outros protagonistas de um importante período da história política brasileira. No memorial, o visitante tem acesso a imagens da vida de Tancredo desde quando vivia em São João del Rei, da sua vida política, de momentos importantes como os comícios pelas Diretas Já em 1984, da sua posse como governador de Minas Gerais em 1983, das viagens para o exterior quando já eleito presidente da República pelo Colégio Eleitoral, além de medalhas, passaportes, carteira de identidade, vídeos e áudios. Também no memorial, foi instalado o gabinete de Tancredo em São João del-Rei com objetos pessoais que ele utilizava no seu dia a dia. 

Abertura da Exposição:
19/07, as 19 hs
De terça feira até sexta feira, de 13 as 17:30 . sábado de 9 as 17 hs . Domingo de 9 as 14 hs 

Visita guiada: agende a sua visita pelo telefone 32 3371 7836, com o Sr. Vicente. Havendo vagas, a inscrição poderá ser feita no mesmo dia e horário da visita guiada (que dura em torno de 1 hora)

Visita guiada de 09 as 11 e de 15 as 17 . Público de crianças, jovens e adultos. 15 pessoas por grupo. 

Pode entrar que a casa é sua: durante todo o expediente, conheça o Memorial Tancredo Neves, mesmo não sendo em horário da visita guiada. 

Parceria: Museu Regional de SJDR, MAS-Museu de Arte Sacra, AASJDR-Associação Amigos de São Joãodel-ReiAtitude Cultural, UFSJ-Universidade Federal de SJDR, Gazeta de SJDR, TV Campos de Minas
Este evento integra a Programação do Inverno Cultural 2015

Mais informações:
Tancredo Neves
Tancredo Neves . São João del-Rei celebra centenário

Banco de Imagens: Centenário de Tancredo Neves . 1910-2010

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, atualize, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL