São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

28º Inverno Cultural UFSJ . Programação do dia 21/07

Data

21/07/2015

Cidade

SJDR

Descrição

15h .

Mostra Experimentações Audiovisuais

O homem, a pedra e a lida (2012, 16min53s). Direção: Eduardo Lobato. Aspectos cotidianos de uma cidade que dependem basicamente da extração e beneficiamento de ardósia. A sociedade se revela a partir de personagens reais que direta e indiretamente vivem essa realidade mineradora.

Que bicho é esse? (2011, 18min). Direção: Sérgio Vilaça e Filipe Chaves. Documentário registra e discute a situação social e econômica da extração e comercialização de minhocuçu na região de Paraopeba, MG.

Labatu (2013, 17min35s). Direção: Sérgio Vilaça. Filme colaborativo sobre a comunidade quilombola de Candeias, Conceição do Mato Dentro, MG.

O homem que pintava músicas (2013, 15min27s). Direção: Jackson Abacatu. Qual será o som de uma mancha vermelha e do amarelo com um pouquinho de cinza? Qual a trilha sonora das montanhas e a música do mar? Nesse curta de animação, Votagus está prestes a descobrir a resposta destas indagações em sua busca por pinturas musicais.

De martelos a serrotes (2012, 2min52s). Direção: Jackson Acabatu. Curta-metragem de animação. Os trabalhadores de uma oficina de marcenaria...ou não?

Coisa de pele (2009, 2min07s). Direção: Acácio Júnior "Cacinho". Curta-metragem de filme poesia. A animação metamorfósica, do poema homônimo, mostra os encontros e desencontros de um casal apaixonado.

Eram os deuses extraterrestres (2012, 6min23s). Direção: Acácio Júnior "Cacinho". Animação sobre a arqueologia e seres de outros planetas.

O menino mutante (2015, 7min23s). Direção: Tiago Freitas. A obra de animação narra uma das aventuras de um menino que interage com a natureza e salva a floresta de uma terrível queimada.

Ele ou ela (2015, 9min). Direção: Otávio Neves e Samuel Gianasi. Quem é a vítima ou assassino? Nesse curta de suspense, passado e presente se misturam em um jogo de tensão e mistério.
Classificação: livre
Local: Sala de Multimídia do Centro Cultural da UFSJ

16h .

Concerto: Mostra Programa Música XXI da UFSJ – Parte 1
Programa de Extensão Música XXI (Coordenação: Elenis Guimarães). A Mostra Programa Música XXI da UFSJ oferece ao público uma seleção dos melhores alunos do Departamento de Música que se apresentaram na série "Terça no Solar" no 1º semestre de 2015, marcando, desta forma, a presença desse programa de extensão no Inverno Cultural UFSJ.
Classificação: livre
Local: Teatro Municipal de São João del-Rei

18h .


Mostra Audiovisual

Elena (2013, 82min.). Direção: Petra Costa. Documentário premiado em doze festivais do Brasil e exterior. A trama conta a história de Elena, que viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.
Classificação: a partir de 12 anos
Local: Auditório da Biblioteca - Campus Santo Antônio UFSJ

18h30 .

Lançamento de livros Parte 1: encontro com os autores
Balada Sideral - Rafael Senra Coelho
A Letra X da Palavra Amor - Lucas de Souza Teixeira
Portas que Viram Janelas - Mário Márcio de Quadros
A Casa do Tempo - Oscar Poeta Medeiros (performance do Palhaço Sinhé)
O Diário de Vossa Majestade - Donizette Osvaldo da Silva Fabri (Osvald Doni)
As Coisas que eu Quero para Ti - Donizette Osvaldo da Silva Fabri (Osvald Doni)
Amor...Demasiado Amor - Donizette Osvaldo da Silva Fabri (Osvald Doni)
Pedras na Geni – Eduardo Gaio
Local: CESC (Centro Social de Cultural do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha)

19h .

IV Mostra Encontros de Arte e Cultura
A Mostra busca promover o contato direto do público com artistas, pesquisadores e demais profissionais do meio, estabelecendo uma conversa informal sobre seus processos artísticos, pesquisas e assuntos relacionados ao tema das artes. O público, se assim o desejar, mediante assinatura no livro de presença, receberá certificado de participação no ciclo de palestras.

Palestra 2: “Cartografia cerâmica na região do quadrilátero ferrífero”: Aborda um recorte da produção de alguns artistas ceramistas mineiros, especificamente da região do Quadrilátero Ferrífero, exibindo suas particularidades e aproximações em seus processos de investigação, pesquisa, criação e experimentação através da cerâmica. Suas semelhanças e relações de vida referentes à cultura, história, geografia e costumes locais.
Currículo: Lorena D’Arc é artista plástica e professora de cerâmica da Escola Guignard - UEMG. Possui mestrado com ênfase em cerâmica pela ECA-USP e é doutoranda em Artes Visuais no Instituto de Artes da UNESP. Tem em seu currículo diversas exposições e premiações.
Público-alvo: interessados em geral.
Local: Museu Regional de São João del-Rei

20h . 

Concerto 2: Mostra Programa Música XXI da UFSJ¬ – Parte 2
Programa de Extensão Música XXI (Coordenação: Elenis Guimarães). A Mostra Programa Música XXI da UFSJ oferece ao público uma seleção dos melhores alunos do Departamento de Música que se apresentaram na série "Terça no Solar" no 1º semestre de 2015, marcando, desta forma, a presença desse programa de extensão no Inverno Cultural UFSJ.
Classificação: livre
Local: Teatro Municipal de São João del-Rei

20h30 .

Teatro: Deus é Fiel- Marca Registrada
Grupo Transeuntes (UFSJ). Coordenadores: Marcelo Rocco e Ines Linke. Co-direção: Luís Firmato. Atores/performers: Bruno Resi, Diego Machado, Diogo Rezende, Edder Cardoso, Fernanda Junqueira, Gabriela Lucenti, Halina Cordeiro, Iolanda de Lourdes, Júnio de Carvalho, Kauê Rocha, Lucimélia Romão, Luís Firmato, Matheus Corrêa, Nathan Marçal, Pedro Mendonça, Rick Ribeiro, Sabrina Mendes, Sebastian Júnior, Tamara Ribeiro, Tatiane de Jesus. Produção: Camelia Amada Guedez, Luis Firmato e Iolanda de Lourdes. O projeto teatral Deus é Fiel - Marca Registrada, composto pelo grupo Transeuntes, através do projeto de extensão “Urbanidades – Intervenções 2015”, realiza um espetáculo performativo acerca de determinados extremismos religiosos que desprezam e atacam identidades. O lucro a partir da fé alheia, a homofobia, a submissão da mulher na atualidade também são temas deste espetáculo feito de fragmentos esquecidos, de estilhaços pontiagudos, de assassinatos sem culpados.
Classificação: a partir de 16 anos
Local: Começa em frente ao Teatro Municipal de São João del-Rei e circula por diferentes pontos da área central.

21h .

Contação de Histórias: Mar de Água Doce
Mar de água doce conta a história da criação do mundo a partir da mitologia de diversas tribos e nações africanas. No encontro das águas está o castigo de Oxalá, os mitos de Oxum e Iemanjá e a grande divisão do Orum e Ayê, céu e terra.
Currículo: Janaína Trindade é atriz, graduanda na UFSJ em Teatro, estuda percussão na Universidade Bituca e é batuqueira do Grupo de Inculturação Afro-descendente Raízes da Terra. Erika Santos é atriz, modelo vivo, performer e atua no Coletivo Café com Birutas como arte educadora e produtora.
Classificação: livre
Local: Escadaria do Teatro Municipal de São João del-Rei

21h30 .

4ª Noite de Poesia Desencontro Desmarcado:
Poetas se apresentam no palco do Teatro Municipal. Performances misturando poesia, música e artes cênicas. O homenageado da noite é o poeta-performer-agitador cultural Aroldo Pereira, criador do Salão de Poesia Psiu Poético, um dos principais eventos de poesia do país. Apresentações:
Árvore em V - Francesco Napoli
Mercador de Lirismos - Dako$ta Kemerich
Ensaios Poetizados - Helem Mendes
Bertalha Coração - Vinícius Tobias
Eu Sou da sua Laia - Aroldo Pereira
Além de vários outros poetas.
Classificação: a partir de 16 anos
Local: Teatro Municipal de São João del-Rei

21h30 .

Música: Toninho Resende
O Visionário: Show musical intercalado com os poemas “Somos todos um” e “Poesia do acaso”. Músicas autorias vencedoras de festivais em Minas Gerais, na linha de compositores como Elomar Figueira de Melo, Xangai e Geraldo Azevedo. O artista é compositor de músicas produzidas por Robertinho de Recife e gravadas pela BMG E Sony Music, com participação em novela da Rede Globo de televisão.
Classificação: livre
Local: Teatro Campus Santo Antônio UFSJ

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural, palestras etc em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. Curta e siga a página do Atitude Cultural.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.  
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL