São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

28º Inverno Cultural UFSJ . Programação do dia 19/07

Data

19/07/2015

Cidade

SJDR

Descrição

11h .

Música: Quinteto Horizonte
Concerto “Música Aquática”: Explorando o diálogo entre a música e a cultura da água, o Quinteto Horizonte traz ao 28º Inverno Cultural UFSJ obras selecionadas dos períodos Barroco e Romântico, partindo da "Música Aquática" de Handel, passando pela Primavera de Vivaldi aos 
"Moinhos na Água" de Couperin.
Classificação: livre
Local: Igreja do Carmo

11h .

Abertura de Exposição do Circuito de Exposições:
Expressões Fluídas (Elson Dias Barbosa Júnior): Fazendo uma releitura da Arte Pop americana, mas com personalidade autoral, o artista apresenta uma série de pinturas denominada Expressões Fluidas na qual explora o gesto de pinceladas. Nas telas em acrílico, as formas gestuais do ato de pintar estão atreladas a diferentes emoções, fazendo uma relação entre expressão gestual e sentimento.
Local: BarTeliê – Rua da Cachaça, nº 15 e 19
PARCERIA: Evento em parceria com o BarTeliê (https://www.facebook.com/pages/Barteli%C3%AA/809358742432823?fref=ts)

15h .


Música: A Bem Soar
Uma iniciativa que busca dar visibilidade e reconhecer o valor dos artistas autorais da região. Neste sexto encontro teremos a presença de Luiz Nascimento, músico, e Luiz Novais, escritor do 3º Mundo – Fanzine Independente.
Local: BarTeliê – Rua da Cachaça, nº 15 e 19
PARCERIA: Evento em parceria com o BarTeliê (https://www.facebook.com/pages/Barteli%C3%AA/809358742432823?fref=ts)

15h .

Mostra Experimentações Audiovisuais

Entre milímetros (2015, 1h39min). Direção: J. Riesenfeld e Angela Schwabenbauer. Davi, um jovem brasileiro mochileiro, viaja para Zurique (Suíça) à procura do seu irmão desconhecido. Durante esta busca, que se revela mais difícil que o esperado, uma autora escreve seu novo livro, um palhaço filosófico se proclama na abóbada celeste e uma jovem vendedora de seguros funerários se apaixona por um arqueólogo. Sozinho, confrontando-se, a fronteira entre a realidade e o sonho desaparece para Davi.

Beleza Além da Estampa (2014, 12min). Direção: Ana Luiza Fernandes e Mariele Velloso. O documentário debate sobre o ideal de beleza feminina presente na atualidade e a influência desse padrão sobre quatro mulheres universitárias com tipos físicos e personalidades diferentes.

Só para loucos (2014, 19min). Direção: Diego Alexandre. O filme narra a história do músico Wilson da Silva, o “Ventania”. Influenciado pelo movimento hippie dos anos 1960 e 1970, o artista criou o estilo "rock estroncho", tornando-se conhecido no Brasil inteiro ao gravar o seu primeiro CD em 2001.

Semillas de Oro (2014, 13min). Direção: Amanda Araújo e Renata Santiago. O documentário conta a história de cooperação, aprendizado, busca pela autonomia e dignidade de um grupo de mulheres na pequena comunidade peruana. Unidas, as mulheres transformaram suas vidas e se tornaram artesãs do chocolate criolo. 
Classificação: livre
Local: Sala de Multimídia do Centro Cultural da UFSJ

16h .

Abertura de Exposição do Circuito de Exposições:
Liquidificador (Marlon de Paula e Rafael Vasquez): A instalação narra a perda da forma e a rendição ao fluído por meio da relação humana com o tempo. Se o tempo é algo relativo, por que o relógio insiste em nos convencer que seus ponteiros andam deslizando sobre um único sentido: continuamente rápido? Se estamos na sociedade líquida, a mecânica da vida e os sentidos das performances sociais ganham outros significados. A busca pela compreensão desse sentido só ganha forma no espaço da pausa. O convite é desacelerar.
Local: Pátio Central do Campus Santo Antônio UFSJ

17h .

Abertura de Exposição do Circuito de Exposições:
A Urna da Minha Aldeia (Cristiano Lima e Zandra Coelho de Miranda): Este projeto, coordenado pelos professores Cristiano Lima e Zandra Coelho de Miranda, pretende ser um manifesto pela diversidade cultural humana. A partir da pesquisa de elementos de culturas ceramistas antigas, alunos e professores do curso de Artes Aplicadas da UFSJ e ceramistas convidados confeccionaram urnas de cerâmica que atualizam tradições milenares. A exposição dessas urnas contemporâneas propõe uma reflexão sobre os riscos da erosão cultural de comunidades ceramistas tradicionais.
O evento conta com a apresentação musical “Ritual de Morte e Vida” de Didjeridu, com Thamires Werneck e grupo.
Local: Casarão da Cultura - Rua Getúlio Vargas, 154
PARCERIA: Evento em parceria com o Casarão da Cultura.

19h .

Abertura de Exposições do Circuito de Exposições:

COLETIV4 ¬– Arte e Poesia Visual (Carlos Barroso, Jairo Fará, Marcelo Dolabela e Mário Alex Rosa): Exposição coletiva de arte e poesia visual, com a participação de quatro conceituados artistas/poetas de Minas Gerais: Carlos Barroso, Jairo Fará, Marcelo Dolabela e Mário Alex Rosa. Serão expostos livros-objeto, banners-poema, poemas-cartaz e poemas objetos de diversos tipos (caixas de fósforos, elásticos, aquários, caixas, entre outros). Além disso, serão lançados dois livros-objetos: Livro de Bolso (Jairo Fará) e Cunilíngua Pátria (Carlos Barroso).

Coletivo pela Água (Diego Mendonça): Exposição coletiva que reúne diferentes abordagens pictóricas em torno do tema Água, composta por artistas de distintas gerações, dentre eles: Anna Bello, Airton Ribeiro, Diego Mendonça, Lígia Vellasco e Sérgio Ramos.

Desenhos de Alexandre Portilho (Alexandre Portilho): Os desenhos apresentados por Alexandre Portilho fazem analogia ao seu processo artístico. Livremente explorando a imagem da escada em seus desenhos, faz deste elemento um símbolo que remete ao processo das mudanças de patamares, adquiridos através do desenvolvimento do próprio trabalho.

PIB – Produto Interno Bruto (Lucas Carvalho): A exposição é composta por objetos artísticos que mimetizam características físicas de produtos da indústria. Cada qual apresenta uma re-organização de alguma temática bastante pertinente do contexto social. Baseando-se na ideia de que o produto deve atender a alguma necessidade humana, os objetos-produtos trazem soluções inusitadas ou propõem novas linhas de abordagem a problemas e/ou situações do cotidiano.
Local: Museu Regional de São João del-Rei
PARCERIA: Exposições em parceria com o Museu Regional de São João del-Rei.

19h .

Abertura de Exposição e Visita Guiada
Tancredo e a Redemocratização Brasileira (Projeto “Conhecendo o Memorial Tancredo Neves”): 50 capas históricas do Jornal do Brasil / CPDoc contam a história do processo de abertura política, desde a campanha pela anistia até a morte de Tancredo Neves. Esta exposição foi realizada em 2010, centenário de seu nascimento, no Museu Regional em parceria com o Museu da República. Foi entregue para a AASJDR - Associação Amigos de São João del-Rei, que a reapresenta em comemoração aos 30 anos de morte do político mineiro, primeiro presidente civil após 20 anos de ditadura.
Local: Memorial Tancredo Neves
PARCERIA: Evento em parceria com o Museu Regional de SJDR, AASJDR, Atitude Cultural, MAS- Museu de Arte Sacra e SESI-FIEMG.

19h .

Música: Uai Brass
Concerto “Uai Brass”: Baião, choro, dobrados, fanfarras, forró, frevo, maracatu, maxixe e outros. São esses os diversos gêneros da música brasileira explorados pelo quinteto de trompetistas da UFMG, através de arranjos/adaptações autorais e composições originais para esta formação de câmara.
Classificação: livre
Local: Auditório do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier

19h .

Teatro: Araci
Projeto de extensão e pesquisa “Araci: teatro, contemporaneidade e extensão universitária”, coordenado pelo Professor Alberto Ferreira da Rocha Júnior. Assistência de direção: Marcelo Rocco. O espetáculo parte de depoimentos (auto)biográficos sobre vivências das atrizes e dos atores dentro do universo LGBT, numa perspectiva contemporânea, em termos de estética teatral e da teoria queer. Com o material produzido, foi criada uma dramaturgia baseada fundamentalmente na expressão corporal e visual. Após o espetáculo, haverá debate com o público.
Classificação: a partir de 16 anos
Local: Sala Preta do Curso de Teatro da UFSJ – CTAN

20h .

Teatro: Thácht
Grupo de Teatro Armatrux (Belo Horizonte, MG). Texto e direção: Eid Ribeiro. Thácht aborda fragmentos da vida de Rafa e Rufo, artistas de variedades que vivem de suas recordações. Com muito humor negro, os dois cômicos desenvolvem um diálogo absurdo, usando de forma única a musicalidade nas palavras e instigando o imaginário do espectador. Conversas sobre médicos e outros elementos da condição humana inerentes à velhice se misturam a vagas lembranças do picadeiro. O espetáculo conta também com a participação da diva transformista, Siboney, uma cantora que ganha vida nas memórias da dupla e a curiosa presença de uma mulher de um atirador de facas. Com execução ao vivo de músicas em piano e violino, a nova montagem traz como referência estética o antigo e popular teatro de variedades, onde artistas como Chaplin, Buster Keaton e os Irmãos Marx iniciaram suas carreiras. Jogo verbal em que o uso da palavra procura novos significados por meio das ações físicas e da música, “Thácht” experimenta novos caminhos, dando assim prosseguimento à pesquisa do Grupo.
Classificação: a partir de 16 anos
Local: Teatro Municipal de São João del-Rei

21h .

Mostra Coletiva de Fotografia Digital
Essa Mostra, alusiva à temática “Cultura da água”, reúne fotografias digitais selecionadas a partir de um convite a todas as pessoas que, direta ou indiretamente, realizam ou participam do Inverno Cultural UFSJ.
Local: Palco Inverno Cultural UFSJ

22h .

Música: Maria Rita
Coração a Batucar: Maria Rita Camargo Mariano, nascida em São Paulo, é cantora e produtora musical, filha de Elis Regina e César Camargo Mariano. Ganhadora de onze prêmios Grammy Latino, incluindo Grammy Latino de Melhor Artista Revelação (única brasileira a vencer essa categoria), também já ganhou dois Prêmio Multishow de Música Brasileira, entre outros prêmios nacionais. Maria Rita já vendeu mais de 5 milhões de CDs e DVDs, somente no Brasil.
Classificação: livre
Local: Palco Inverno Cultural
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL