Agenda Cultural
28º Inverno Cultural UFSJ . Programação do dia 18/07
Data
18/07/2015
Cidade
SJDR
Descrição
9h .
Cortejo de Abertura do 28º Inverno Cultural UFSJ
O tradicional Cortejo de Abertura do Inverno Cultural tem o intuito de preparar a cidade para uma imersão na arte e na cultura, com muita alegria, proporcionando um encontro entre todas as pessoas e entidades que se sentem tocadas pelo Festival, permeado das seguintes participações artísticas:
Birutas em Cortejo (Coletivo Café com Birutas, Barbacena, MG) - Durante o Cortejo, os integrantes do Coletivo e seus colaboradores distribuirão birutas, de cores e tamanhos variados, integrando o público nessa dança do corpo que festeja a chegada da arte nas ruas da cidade;
Outro Lugar – Instalação Cênica (Ateliê Titetê, Belo Horizonte, MG) - A instalação, preparada exclusivamente para o Cortejo de Abertura do 28º Inverno Cultural, mostra dois palhaços (Titetê e Leris Lane) com um globo terrestre de um metro de diâmetro fazendo spinning ball (equilibrismo com o dedo), ocupando os espaços por onde passará o Cortejo, interagindo com o público, Assim, pedem cuidado e carinho com o Planeta e com os seus semelhantes;
Cortejo de Maracatu com o Grupo Raízes da Terra (Grupo de Maracatu Raízes da Terra, São João del-Rei, MG) - Regado de energia, o Grupo de Maracatu Raízes da Terra promete levantar o astral do Cortejo de abertura do 28º Inverno Cultural da UFSJ. Com um batuque envolvente e letras carregadas de significados políticos e culturais, o maracatu faz um resgate da tradição do povo afrodescendente são-joanense;
Cortejo Palhaço Maizena (Palhaço Maizena, São João del-Rei, MG) - O Palhaço Maizena é um artista de rua por natureza. Anos e anos em semáforos, praças e outros ambientes que vão além da sua formação acadêmica e teatral. Essa experiência construiu referências marcantes em seus espetáculos. Em diversas ocasiões, Maizena integrou a comissão de frente de cortejos, inclusive no próprio Inverno Cultural, com seu monociclo girafa, suas fantasias irreverentes, o malabarismo em alto nível, a música e a forte interação com o público. Seu diferencial como performer solo traz um brilho essencial para estar à frente do Cortejo.
Local: Concentração no Largo do Carmo (Previsão de saída às 10h e chegada no Largo do Rosário, às 11h30)
15h .
Mostra Experimentações Audiovisuais
O homem, a pedra e a lida (2012, 16min53s). Direção: Eduardo Lobato. Aspectos cotidianos de uma cidade que dependem basicamente da extração e beneficiamento de ardósia. A sociedade se revela a partir de personagens reais que direta e indiretamente vivem essa realidade mineradora.
Que bicho é esse? (2011, 18min). Direção: Sérgio Vilaça e Filipe Chaves. Documentário registra e discute a situação social e econômica da extração e comercialização de minhocuçu na região de Paraopeba, MG.
Labatu (2013, 17min35s). Direção: Sérgio Vilaça. Filme colaborativo sobre a comunidade quilombola de Candeias, Conceição do Mato Dentro, MG.
O homem que pintava músicas (2013, 15min27s). Direção: Jackson Abacatu. Qual será o som de uma mancha vermelha e do amarelo com um pouquinho de cinza? Qual a trilha sonora das montanhas e a música do mar? Nesse curta de animação, Votagus está prestes a descobrir a resposta destas indagações em sua busca por pinturas musicais.
De martelos a serrotes (2012, 2min52s). Direção: Jackson Acabatu. Curta-metragem de animação. Os trabalhadores de uma oficina de marcenaria...ou não?
Coisa de pele (2009, 2min07s). Direção: Acácio Júnior "Cacinho". Curta-metragem de filme poesia. A animação metamorfósica, do poema homônimo, mostra os encontros e desencontros de um casal apaixonado.
Eram os deuses extraterrestres (2012, 6min23s). Direção: Acácio Júnior "Cacinho". Animação sobre a arqueologia e seres de outros planetas.
O menino mutante (2015, 7min23s). Direção: Tiago Freitas. A obra de animação narra uma das aventuras de um menino que interage com a natureza e salva a floresta de uma terrível queimada.
Ele ou ela (2015, 9min). Direção: Otávio Neves e Samuel Gianasi. Quem é a vítima ou assassino? Nesse curta de suspense, passado e presente se misturam em um jogo de tensão e mistério.
Classificação: livre
Local: Sala de Multimídia do Centro Cultural da UFSJ
20h .
Abertura oficial do 28º Inverno Cultural e Abertura de Exposições do Circuito de Exposições:
O Benefício da Dúvida (Coletivo CERCA: Estandelau, Juliana Gontijo e Marcel Diogo): A mostra apresentará os três artistas em processo de elaboração de obras de arte, as quais serão criadas a partir da sugestão do público do evento. Uma exposição colaborativa, na qual o público tem papel fundamental na construção da obra, pois será através de sua demanda que os artistas irão produzir. A proposta extrapola a relação ordinal entre artista, obra e público, pois altera o papel passivo do expectador, tornando-o corresponsável pelos resultados apresentados, privilegiando a coautoria.
Espumas Brancas (Bruna Soares): A série Espumas Brancas é um registro fotográfico realizado na Ilha de Tinharé, ao sul da Costa do Dendê na Bahia. Povoada de recantos e belezas, a Ilha se demonstra num peculiar desenrolar das horas e parece ser um mundo a parte. O nome Espumas Brancas surge em alusão à música Longarinas, do cantor cearense Ednardo, que canta saudosamente o reencontro com o mar.
Sede ao Pote (Lorena D’Arc): Instalação com cerâmica.
O Portal (Samuel Gianasi): A série de fotografias atenta para a diversidade de composições de um utilitário mais que essencial nas residências e que, na contramão, é talvez o menos observado e tocado: o ralo. A instalação é realizada com o pressuposto de que toda a água sai por ele e com ela tudo o que deve ser excluído na limpeza do dia a dia. No entanto, alguns resistentes restos sempre ficam para contar uma história.
Classificação: livre
Local: Centro Cultural da UFSJ
Circuito de Exposições: Composto por quatro espaços expositivos distribuídos pelo centro da Cidade, o Circuito de Exposições é uma novidade nesta edição do Inverno Cultural UFSJ, pois vem proporcionar ao público a exibição de produções contemporâneas variadas no campo das artes plásticas. Nove exposições integram o Circuito, contando com a participação de mais de cinquenta artistas de diferentes cidades, incluindo São João del-Rei e região. Pegue seu mapa e divirta-se!
20h .
Teatro: Prazer
Companhia de Teatro Luna Lunera (Belo Horizonte, MG). Texto: Cia. Luna Lunera. Direção: Cláudio Dias, Isabela Paes, Marcelo Souza e Silva, Odilon Esteves e Zé Walter Al.
Num país qualquer, distante do Brasil, quatro amigos se reencontram. E apesar das suas angústias, seus impasses cotidianos, suas frustrações, eles tentam a coragem de buscar a alegria. Em cena, vemos quatro velhos amigos lidando com seus “apesares” cotidianos, depois que decidiram deixar a cidade em que se conheceram e estudaram juntos para morar no exterior. São eles: Isadora (Isabela Paes), uma artista plástica que, aos poucos, abandona sua arte e a si para acompanhar o marido médico Osório (Odilon Esteves); o comissário de bordo Marcos (Marcelo Souza) e Camilo (Cláudio Dias), um bem-sucedido executivo que decide tirar um ano sabático. Prazer recebeu o Prêmio Copasa Sinparc de Artes Cênicas na categoria "Melhor Espetáculo", além de ter sido indicado ao Prêmio Shell São Paulo 2013, nas categorias "Autor" e “Cenário”, de Ed Andrade.
Classificação: a partir de 16 anos
Local: Teatro Municipal de São João del-Rei
21h .
Música: Iura de Rezende e Quarteto de Cordas
Concerto “Weber & Brahms”: O quarteto de cordas é formado pelos violinistas Rommel Fernandes e Ara Harutyunyan, o violista Nathan Medina e a violoncelista Elise Pittenger, membros da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Ao lado do clarinetista Iura de Rezende, interpretam os quintetos Op. 84, de Weber, e Op. 115, de Brahms.
Classificação: livre
Local: Igreja do Carmo
21h .
Mostra Coletiva de Fotografia Digital
Essa Mostra, alusiva à temática “Cultura da água”, reúne fotografias digitais selecionadas a partir de um convite a todas as pessoas que, direta ou indiretamente, realizam ou participam do Inverno Cultural UFSJ.
Local: Palco Inverno Cultural UFSJ
22h .
Música: Karina Bhur
A cantora e compositora Karina Buhr começou na música em 1992 nos maracatus Piaba de Ouro e Estrela Brilhante do Recife. Desde então, integrou as bandas Eddie e Comadre Fulozinha, além de tocar em participações com diversos artistas nacionais e participações em trilhas sonoras de filmes, peças de teatro e dança. Em 2000, passou a integrar o Teatro Oficina, como atriz, tendo participado em diferentes montagens. Em 2010 lançou o primeiro disco solo Eu Menti pra Você. Em 2011 lançou Longe de Onde, entrando, pelo segundo ano consecutivo, entra nos “Top 10″ discos lançados da revista Rolling Stone. Em 2014 lançou a versão anual da revista Sexo Ágil, com seus textos e ilustrações, estreou o blog Pane no Pântano, na revista Carta Capital, participa da bancada do Programa Piloto, da TV Carta. Em 2015, lançou um livro de poemas intitulado Desperdiçando Rima pela editora Fábrica 231.
Classificação: livre
Local: Palco Inverno Cultural UFSJ
Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região.
Cadastre seu evento cultural, palestras etc em nosso site http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. Curta e siga a página do Atitude Cultural.
Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.
Cortejo de Abertura do 28º Inverno Cultural UFSJ
O tradicional Cortejo de Abertura do Inverno Cultural tem o intuito de preparar a cidade para uma imersão na arte e na cultura, com muita alegria, proporcionando um encontro entre todas as pessoas e entidades que se sentem tocadas pelo Festival, permeado das seguintes participações artísticas:
Birutas em Cortejo (Coletivo Café com Birutas, Barbacena, MG) - Durante o Cortejo, os integrantes do Coletivo e seus colaboradores distribuirão birutas, de cores e tamanhos variados, integrando o público nessa dança do corpo que festeja a chegada da arte nas ruas da cidade;
Outro Lugar – Instalação Cênica (Ateliê Titetê, Belo Horizonte, MG) - A instalação, preparada exclusivamente para o Cortejo de Abertura do 28º Inverno Cultural, mostra dois palhaços (Titetê e Leris Lane) com um globo terrestre de um metro de diâmetro fazendo spinning ball (equilibrismo com o dedo), ocupando os espaços por onde passará o Cortejo, interagindo com o público, Assim, pedem cuidado e carinho com o Planeta e com os seus semelhantes;
Cortejo de Maracatu com o Grupo Raízes da Terra (Grupo de Maracatu Raízes da Terra, São João del-Rei, MG) - Regado de energia, o Grupo de Maracatu Raízes da Terra promete levantar o astral do Cortejo de abertura do 28º Inverno Cultural da UFSJ. Com um batuque envolvente e letras carregadas de significados políticos e culturais, o maracatu faz um resgate da tradição do povo afrodescendente são-joanense;
Cortejo Palhaço Maizena (Palhaço Maizena, São João del-Rei, MG) - O Palhaço Maizena é um artista de rua por natureza. Anos e anos em semáforos, praças e outros ambientes que vão além da sua formação acadêmica e teatral. Essa experiência construiu referências marcantes em seus espetáculos. Em diversas ocasiões, Maizena integrou a comissão de frente de cortejos, inclusive no próprio Inverno Cultural, com seu monociclo girafa, suas fantasias irreverentes, o malabarismo em alto nível, a música e a forte interação com o público. Seu diferencial como performer solo traz um brilho essencial para estar à frente do Cortejo.
Local: Concentração no Largo do Carmo (Previsão de saída às 10h e chegada no Largo do Rosário, às 11h30)
15h .
Mostra Experimentações Audiovisuais
O homem, a pedra e a lida (2012, 16min53s). Direção: Eduardo Lobato. Aspectos cotidianos de uma cidade que dependem basicamente da extração e beneficiamento de ardósia. A sociedade se revela a partir de personagens reais que direta e indiretamente vivem essa realidade mineradora.
Que bicho é esse? (2011, 18min). Direção: Sérgio Vilaça e Filipe Chaves. Documentário registra e discute a situação social e econômica da extração e comercialização de minhocuçu na região de Paraopeba, MG.
Labatu (2013, 17min35s). Direção: Sérgio Vilaça. Filme colaborativo sobre a comunidade quilombola de Candeias, Conceição do Mato Dentro, MG.
O homem que pintava músicas (2013, 15min27s). Direção: Jackson Abacatu. Qual será o som de uma mancha vermelha e do amarelo com um pouquinho de cinza? Qual a trilha sonora das montanhas e a música do mar? Nesse curta de animação, Votagus está prestes a descobrir a resposta destas indagações em sua busca por pinturas musicais.
De martelos a serrotes (2012, 2min52s). Direção: Jackson Acabatu. Curta-metragem de animação. Os trabalhadores de uma oficina de marcenaria...ou não?
Coisa de pele (2009, 2min07s). Direção: Acácio Júnior "Cacinho". Curta-metragem de filme poesia. A animação metamorfósica, do poema homônimo, mostra os encontros e desencontros de um casal apaixonado.
Eram os deuses extraterrestres (2012, 6min23s). Direção: Acácio Júnior "Cacinho". Animação sobre a arqueologia e seres de outros planetas.
O menino mutante (2015, 7min23s). Direção: Tiago Freitas. A obra de animação narra uma das aventuras de um menino que interage com a natureza e salva a floresta de uma terrível queimada.
Ele ou ela (2015, 9min). Direção: Otávio Neves e Samuel Gianasi. Quem é a vítima ou assassino? Nesse curta de suspense, passado e presente se misturam em um jogo de tensão e mistério.
Classificação: livre
Local: Sala de Multimídia do Centro Cultural da UFSJ
20h .
Abertura oficial do 28º Inverno Cultural e Abertura de Exposições do Circuito de Exposições:
O Benefício da Dúvida (Coletivo CERCA: Estandelau, Juliana Gontijo e Marcel Diogo): A mostra apresentará os três artistas em processo de elaboração de obras de arte, as quais serão criadas a partir da sugestão do público do evento. Uma exposição colaborativa, na qual o público tem papel fundamental na construção da obra, pois será através de sua demanda que os artistas irão produzir. A proposta extrapola a relação ordinal entre artista, obra e público, pois altera o papel passivo do expectador, tornando-o corresponsável pelos resultados apresentados, privilegiando a coautoria.
Espumas Brancas (Bruna Soares): A série Espumas Brancas é um registro fotográfico realizado na Ilha de Tinharé, ao sul da Costa do Dendê na Bahia. Povoada de recantos e belezas, a Ilha se demonstra num peculiar desenrolar das horas e parece ser um mundo a parte. O nome Espumas Brancas surge em alusão à música Longarinas, do cantor cearense Ednardo, que canta saudosamente o reencontro com o mar.
Sede ao Pote (Lorena D’Arc): Instalação com cerâmica.
O Portal (Samuel Gianasi): A série de fotografias atenta para a diversidade de composições de um utilitário mais que essencial nas residências e que, na contramão, é talvez o menos observado e tocado: o ralo. A instalação é realizada com o pressuposto de que toda a água sai por ele e com ela tudo o que deve ser excluído na limpeza do dia a dia. No entanto, alguns resistentes restos sempre ficam para contar uma história.
Classificação: livre
Local: Centro Cultural da UFSJ
Circuito de Exposições: Composto por quatro espaços expositivos distribuídos pelo centro da Cidade, o Circuito de Exposições é uma novidade nesta edição do Inverno Cultural UFSJ, pois vem proporcionar ao público a exibição de produções contemporâneas variadas no campo das artes plásticas. Nove exposições integram o Circuito, contando com a participação de mais de cinquenta artistas de diferentes cidades, incluindo São João del-Rei e região. Pegue seu mapa e divirta-se!
20h .
Teatro: Prazer
Companhia de Teatro Luna Lunera (Belo Horizonte, MG). Texto: Cia. Luna Lunera. Direção: Cláudio Dias, Isabela Paes, Marcelo Souza e Silva, Odilon Esteves e Zé Walter Al.
Num país qualquer, distante do Brasil, quatro amigos se reencontram. E apesar das suas angústias, seus impasses cotidianos, suas frustrações, eles tentam a coragem de buscar a alegria. Em cena, vemos quatro velhos amigos lidando com seus “apesares” cotidianos, depois que decidiram deixar a cidade em que se conheceram e estudaram juntos para morar no exterior. São eles: Isadora (Isabela Paes), uma artista plástica que, aos poucos, abandona sua arte e a si para acompanhar o marido médico Osório (Odilon Esteves); o comissário de bordo Marcos (Marcelo Souza) e Camilo (Cláudio Dias), um bem-sucedido executivo que decide tirar um ano sabático. Prazer recebeu o Prêmio Copasa Sinparc de Artes Cênicas na categoria "Melhor Espetáculo", além de ter sido indicado ao Prêmio Shell São Paulo 2013, nas categorias "Autor" e “Cenário”, de Ed Andrade.
Classificação: a partir de 16 anos
Local: Teatro Municipal de São João del-Rei
21h .
Música: Iura de Rezende e Quarteto de Cordas
Concerto “Weber & Brahms”: O quarteto de cordas é formado pelos violinistas Rommel Fernandes e Ara Harutyunyan, o violista Nathan Medina e a violoncelista Elise Pittenger, membros da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Ao lado do clarinetista Iura de Rezende, interpretam os quintetos Op. 84, de Weber, e Op. 115, de Brahms.
Classificação: livre
Local: Igreja do Carmo
21h .
Mostra Coletiva de Fotografia Digital
Essa Mostra, alusiva à temática “Cultura da água”, reúne fotografias digitais selecionadas a partir de um convite a todas as pessoas que, direta ou indiretamente, realizam ou participam do Inverno Cultural UFSJ.
Local: Palco Inverno Cultural UFSJ
22h .
Música: Karina Bhur
A cantora e compositora Karina Buhr começou na música em 1992 nos maracatus Piaba de Ouro e Estrela Brilhante do Recife. Desde então, integrou as bandas Eddie e Comadre Fulozinha, além de tocar em participações com diversos artistas nacionais e participações em trilhas sonoras de filmes, peças de teatro e dança. Em 2000, passou a integrar o Teatro Oficina, como atriz, tendo participado em diferentes montagens. Em 2010 lançou o primeiro disco solo Eu Menti pra Você. Em 2011 lançou Longe de Onde, entrando, pelo segundo ano consecutivo, entra nos “Top 10″ discos lançados da revista Rolling Stone. Em 2014 lançou a versão anual da revista Sexo Ágil, com seus textos e ilustrações, estreou o blog Pane no Pântano, na revista Carta Capital, participa da bancada do Programa Piloto, da TV Carta. Em 2015, lançou um livro de poemas intitulado Desperdiçando Rima pela editora Fábrica 231.
Classificação: livre
Local: Palco Inverno Cultural UFSJ
Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região.
Cadastre seu evento cultural, palestras etc em nosso site http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. Curta e siga a página do Atitude Cultural.
Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.