São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Música XXI: Duo de piano Card Assis

Data

14/04/2015

Hora

19h

Cidade

SJDR

Descrição

Dia:14/04/2015
Horário: 20h

Palestra na sala 1.23/DMUSI às 10h

O Duo CardAssiS Piano Contemporâneo a 4 mãos, formado pela pianista mineira Ana Cláudia de Assis e pela pianista paulista residente no Canadá, Luciane Cardassi, nasceu do desejo de criar algo novo ou de re-inventar o antigo. Reconhecidas como intérpretes de destaque no contexto da música contemporânea nacional e internacional cujos currículos atestam a abrangência e relevância de suas atividades, as pianistas se juntam para trazer ao público brasileiro e internacional um repertório novo em termos de sonoridades e poéticas musicais. No repertório que foi apresentado na turnê de lançamento do Duo em outubro de 2014, três obras foram encomendadas especificamente para este fim: Titanium do compositor português João Pedro Oliveira, Far From Here Sunset is Early Morning III de Alexandre Espinheira e Time-Lapse de Danniel Ferraz, dois jovens compositores baianos. Além destas, o repertório inclui obras dos brasileiros Roberto Victorio, Celso Loureiro Chaves, Rogério Vasconcelos, Rafael Oliveira, Paulo Guicheney, do português Edward Ayres, do argentino Francisco Colasanto, e do italiano Salvatore Sciarrino. Em 2015 o duo amplia seu repertório com obras da canadense Emily Doolittle, da mexicana Gabriela Ortiz, do britânico Simon Bainbridge e do húngaro György Ligeti, além dos compositores brasileiros Eduardo Campolina (com estreia mundial da sua obra Intermitências), Edson Zampronha e Antonio Celso Ribeiro. 
A afinidade musical é, sem dúvida, fundamental para a formação de grupos instrumentais, mas no caso do Duo CardAssiS, tal afinidade se associa à inquietação própria destas intérpretes que buscam, ao longo de suas respectivas carreiras, se dedicarem à interpretação e divulgação da música feita nos dias de hoje.

Palestra

DESAFIOS NA INTERPRETAÇÃO DA MUSICA CONTEMPORÂNEA

Refletir sobre os desafios que as linguagens da música contemporânea impõem aos intérpretes e ao público em geral é, ao mesmo tempo, tentar compreender o complexo processo de transformação das diferentes formas de produção e recepção da música ao longo do tempo. Assim, tomando como referência autores como Descartes, Eco, Taruskin, dentre outros, pretendemos, no âmbito desta palestra, indagar a performance da música contemporânea não apenas como matriz de compreensão de um determinado contexto sonoro onde técnicas e estéticas são problematizadas pelo compositor, mas, também, como matriz de interpretação da realidade sócio-cultural a qual ela pertence.


Confira toda a programação do mês de Abril do
Centro Cultural da UFSJ
Saiba mais sobre o Centro Cultural da UFSJ

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região. 
Cadastre seu evento cultural, palestras etc em nosso site 
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. Curta e siga a página do Atitude Cultural.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural.  
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL