a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

página inicial | ser nobre é ter identidade | rede colaborativa pró-agenda 2030

Agenda Cultural

Concerto de Piano e Clarineta com Luiz G. Carvalho e Iura de Rezende . Programa Música XXI UFSJ

Data

24/03/2015

Hora

20h

Cidade

SJDR

Descrição

Programa para o concerto dia 24: 
Robert Schumann Peças-Fantasia op.73. Delicado e com expressão. Vivace, leve. Veloz e con fuoco.

Alban Berg . 4 peças para clarinete e piano op.5. Marcato, Lento. Muito Lento. Muito rápido. Lento.                    

Max Reger . Sonata para clarinete e piano in Bb Maior op.107. Moderato. Vivace.  Adagio. Allegreto con Grazia


Luiz Gustavo Carvalho - pianista 

A revista francesa “Le Monde de la Musique”, na edição de fevereiro de 2004, aponta Luiz Gus­tavo Carvalho como um dos músicos  mais promissores da sua geração, com o honroso aval de Nelson Freire que, sobre ele,  comenta: “a primeira vez que eu o ouvi, ele tinha 11 anos e me im­pressionou muito; é alguém muito especial e preparado e tem um grande valor”. Luiz Gustavo Carvalho nasceu em 09 de julho de 1982, em Belo Horizonte. Iniciou seus estudos em 1991, aos 9 anos de idade, com Magdala Costa que, percebendo seu excepcional talento, com ele trabalhou quase diariamente, até 1997. Sua cultura foi solidamente incentivada pelo maestro Sergio Magnani, com quem estudou durante alguns anos no Brasil. 

Aos 12 anos, apresentou-se tocou o Concerto de Shostakovitch com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, no Teatro do Palá­cio das Artes, em Belo Horizonte. Era o início de sua atividade concertística, que se estendeu rapidamente a várias cidades do Brasil e da Alemanha recebendo, já naquela época, significativos elogios da crítica, internacional. Estudou com Oleg Maisenberg na Universität für Musik und darstellende Kunst e com Elisso Virsaladze. Recebeu igualmente importantes impulsos dos pianistas Lazar Berman, Andrei Gavrilov, Dmitri Bashkirov assim como do compositor György Kurtág. Em 2004, Luiz Gustavo foi vencedor do II Concurso Nelson Freire para jovens Solistas no Rio de Janeiro.

Solista de diversas orquestras tais como a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Sinfônica da Nova Rússia e a Camerata Salzburg, Luiz Gustavo tocou sob a regência de Ira Levin, Howard Griffiths e Evgeny Bushkov entre outros. Nas últimas temporadas, Luiz Gustavo apresentou-se no Festival du Piano aux Jacobins em Marrakech e em Toulouse, no “Encuentro de Música de Santander”, no Festival “Musique en Brionnais” e no Festspiele Mercklenburg-Vorpommern. Como solista, tocou o Concerto de Mozart para dois pianos e orquestra junto com a pianista Elisso Virsaladze e a “Orquestra Sinfônica da Nova Rússia”, na Grande Sala do Conservatório de Moscou.Participou do Progetto Argerich em Lugano, colaborando como camerista com diversos músicos. Em 2011, realizou o ciclo das 32 Sonatas de Beethoven em Belo Horizonte.

Como camerista, colaborou com os violinistas Geza Hosszu-Legocky e Daniel Rowland, o pianista Nelson Freire, a pianista Khatia Buniatishvili, a soprano Eliane Coelho e principais membros das Orquestras Filarmônicas de Viena e Berlin e da Orquestra da Tonhalle de Zurique. Para a temporada de 2014, estão agendados recitais e concertos com orquestra na Suíça, França, Alemanha, Holan­da, Rússia, Espanha, Estados Unidos e no Brasil. Com o violinista Julian Arp e Daniel Rowland participará de uma turnê com os trios de Tchaikovsky e Ravel. Luiz Gustavo Carvalho é o fundador e diretor artístico do Festival Artes Vertentes, em Tiradentes. Desde 2012, participa da direção artística do ZEITKUNST Festival, em Berlim. 

Iura de Rezende

O Clarinetista Iura de Rezende é natural de Belo Horizonte, onde iniciou sua educação musical ainda na infância. Após formar-se pela escola de Música da UFMG, obteve o diploma de solista pela Academia de Música da Basiléia (Musikakademie der Stadt Basel), na Suiça e especialização na Universidade das Artes (Hochschule der Künste) em Berlim, Alemanha. Atualmente é doutorando na Jacobs School of Music na Universidade de Indiana no Estados Unidos. Entre seus professores e mentores estão os Clarinetistas James Campbell, Eli Eban, Eric Hoeprich, François Benda, Mauricio Loureiro e grandes musicos como o oboísta Heinz Holliger, o fagotista Sergio Azzolini,e o flautista Felix Renggli .

Foi Solista frente à Symphonieorchester Basel, Neues Orchester Basel ( Suiça) e Orquestra Sesiminas.Atuou como musico solista convidado em festivais como o Jardin Musicaux em La-Chaux-du-fond, Ticino Musica (Suiça), Round Top Music Festival ( Estados Unidos) e Rio Folle-Journée. Como camerista atuou na Europa e Brasil ao lado de grandes nomes como Antonio Meneses, Washington Barella, Fabio Cury, Fernando Rocha, Mauricio Freire ,Michael Uhde, Celina Szrvinsky e Luís Senize .

Realizou gravaçoes para a tv minas das obras Sequenza IXa de Luciano Berio, GRA para clarinete solo de Elliot Carter, o Quarteto para clarinete e cordas de Kryzstoff Penderecki, e O Quarteto para o Fim do Tempo , de Olivier Messiaen.

Saiba mais da Universidade Federal de São João del Rei.
Saiba mais sobre São João del Rei.

Esteja sempre atualizado do que acontece de melhor em São João del Rei, Tiradentes e região.
Cadastre seu evento cultural, palestras etc em nosso site
http://saojoaodelreitransparente.com.br/events, divulgamos gratuitamente. Curta e siga a página do Atitude Cultural.

Vídeo Atitudes Culturais: 15 e 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultura.
Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, atualize, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL