São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

3º Festival Internacional de Escultura em Pedra . Até 7/09

Data

08/08/2014

Cidade

Coronel Xavier Chaves

Descrição

Região recebe Festival de Escultura em Pedra
Por Gazeta de São João del-Rei em 02/08/2014

Pedras-sabão com 2,5 m de altura, 1,5 m de largura e espessura de 30cm irão se tornar obras de arte a partir da próxima semana em Coronel Xavier Chaves (Coroas). Isso porque tem início a terceira edição do Festival Internacional de Escultura em Pedra na próxima quinta-feira, 7, às 19h30, com missa na Igreja do Rosário da cidade celebrada pelos monges beneditinos do Mosteiro de São Bento, localizado em São Paulo.

A padroeira da cidade foi esculpida em edições anteriores  - Foto: Acervo Pref. de Coronel Xavier Chaves / Divulgação

A padroeira da cidade foi esculpida em edições anteriores – Foto: Acervo Pref. de Coronel Xavier Chaves / Divulgação

A abertura do evento coincide com o tema proposto pelo festival de confecção de esculturas, que retratará a Via Crucis. Os artistas que irão participar da terceira edição chegam na próxima quarta-feira, 6, e iniciam os trabalhos na próxima sexta-feira, 8.

Serão seis esculturas com a temática, integrando os cinco passinhos já existentes na cidade. Nesta edição, o festival irá contar com artistas de Portugal, Canadá, Itália e, no Brasil, de Ouro Preto e Coronel Xavier Chaves.

De acordo com o coordenador do projeto, Ronildo Assis de Oliveira, em 2014, em função de uma solicitação da comunidade, os organizadores optaram em definir uma pauta para os escultores, algo que não ocorreu nos anos anteriores. “Nas duas primeiras edições informamos o espaço onde as esculturas ficariam e o artista apresentou o projeto da obra de arte. Como já temos a padroeira de nossa cidade retratada, houve uma proposta de fazer os passos da Via Crucis.

Temos cinco passinhos e faltavam outros dez. As estações foram ordenadas e distribuídas para integrar esse contexto”, explicou o coordenador.

O prefeito do município, Helder Sávio (PV), afirmou que o principal objetivo do festival era dar uma identidade a Coroas. “Prados já é conhecida por causa do couro e da selaria, Resende Costa pelo artesanato e agora Coronel Xavier Chaves se destaca pela escultura em pedra. A opção por esse tipo de trabalho    é porque o relevo do município tem muitas jazidas de pedra e já tínhamos escultores que atuavam nessa área”.

O festival se estenderá até o dia 7 de setembro e contará com atrações culturais nos dois últimos fins de semana do evento, de 29 a 31 de agosto e de 5 a 7 de setembro. “Realizaremos shows com artistas da região para trazer oportunidade para bandas locais se apresentarem. Mas ainda não fechamos a programação”, explicou Oliveira.

Ainda consta no cronograma a realização de uma oficina de argila de quarta-feira, 3 de setembro, até domingo, 7 de setembro. A iniciativa acontecerá na praça e a inscrição será gratuita. Para mais informações basta acessar o site www.festivaldeesculturaempedra.art.br e encaminhar um e-mail informando o interesse em participar ou entrar em contato com a prefeitura da cidade pelo telefone (0**32) 3357-1513.

Escultura
Os passos representados no 3º Festival correspondem à primeira estação, baseada na cena em que Jesus é condenado à morte e produzida pelo artista xavierense David Eduardo Fuzatto;e à quarta, mostrando o momento em que Jesus se encontra com Maria, confeccionado pelas mãos do artista de Ouro Preto, Fábio Boa Ventura Dias.

Além disso, há a oitava, que ficará a cargo do italiano Mario Genaro Tapia Caisaguano abordando o tema “Jesus encontra as mulheres de Jerusalém”. A nona estação também será de um profissional da Itália, Luca Macovino, e será inspirada na terceira queda de Jesus.

Ainda no festival, a décima estação abordará quando Jesus foi despojado de suas vestes. A escultura será feita pelo canadense Vahe Tokmajyan. A décima quinta estação, última a ser produzida, será do português Paulo Jorge Tuna Pereira e retratará a Ressurreição de Cristo.

O coordenador Ronildo Assis afirmou que a intenção é que em edições posteriores ainda sejam abertos espaços para a confecção de esculturas de outras quatro estações restantes. “Depois que terminarmos essa etapa, iremos avaliar como os passinhos serão montados, já que temos o local, mas o espaço está vazio.

Acredito que seja por meio de pintura”, destacou.
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL