São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Concerto especial Domingo de Páscoa . Órgão da Sé

Data

20/04/2014

Hora

12h15

Cidade

Mariana

Descrição

Órgão da Sé terá concerto especial no

Domingo de Páscoa

A Sexta-feira Santa, dia em que os cristãos lembram a crucificação de Cristo na Cruz, é uma data de profundo respeito, silêncio e reflexão. Por isso, o Órgão da Sé de Mariana ficará em silêncio nesse dia, suspendendo a apresentação do concerto regular. “Na Quinta-feira Santa, após a missa do Lava Pés, os sinos e instrumentos musicais das igrejas se silenciam”, explica a organista Josinéia Godinho, referindo-se à tradição secular da liturgia católica.
O Órgão voltará a ser tocado com todo o seu esplendor na Vigília de Páscoa, no momento do Glória, após o anúncio da Ressurreição de Cristo. “Após dois dias de guarda e recolhimento, a atmosfera se transforma para alegria”, completa a organista.
O concerto do Domingo de Páscoa, em 20 de abril, às 12h15, terá um programa que procura traduzir o espírito de alegria, apresentando obras litúrgicas de temática pascal e danças, com peças de Storace, Bach, Buxtehude, Kerll e outros.

Serviço:
18 de abril, Sexta-feira Santa
NÃO HAVERÁ CONCERTO 

20 de abril, domingo, às 12h15
Concerto Regular do Órgão da Sé
Josinéia Godinho

Órgão da Sé de Mariana

Foi construído na primeira década do século XVIII, em Hamburgo (Alemanha), por Arp Schnitger (1648-1719), um dos maiores construtores de órgãos de todos os tempos. O instrumento foi enviado inicialmente a uma Igreja Franciscana em Portugal e chegou ao Brasil em 1753, como presente da coroa portuguesa ao primeiro Bispo de Mariana.
Reinaugurado em 1984, o Órgão Arp Schnitger é um dos atores principais da vida musical de Mariana, acompanhando missas e celebrações litúrgicas, além de ser apresentado em concertos regulares e internacionais, que traz ao Brasil organistas de renome mundial.
Os Concertos Regulares do Órgão Arp Schnitger acontecem às sextas-feiras, às 11h30, e aos domingos, às 12h15, na Catedral da Sé em Mariana/MG. Ingressos a partir de R$ 28,00.
Para agendar grupos e ter mais informações, entre em contato pelo telefone  (31) 3558-2785  ou pelo e-mail orgaodase@uai.com.br. O site do projeto de concertos éwww.orgaodase.com.br.

_______________

Assessoria de Imprensa: Converso Comunicação - (31) 3551-0618

Aline Monteiro: (31) 9347-2319

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL