São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Exposição Ars Oblivium, do Grupo de Pesquisa sobre o Desenho e Palavra, da Escola de Belas Artes da UFMG

Data

21/02/2014

Cidade

SJDR

Descrição

Nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, às 20h, o Centro Cultural da UFSJ inaugura a exposição Ars Oblivium, do Grupo de Pesquisa sobre o Desenho e Palavra, da Escola de Belas Artes da UFMG. A curadoria reunirá obras de seis artistas: Adriana Bicalho, Antonio Signorini, Bruna Mibielli, Raquel Souza, Sebastião Miguel e Maria do Céu Diel, todos radicados em Belo Horizonte. Segundo Maria Diel, que também é curadora da exposição, a proposta é figurar o esquecimento e suas manifestações. Conheça, através das palavras da curadora, um pouco sobre o trabalho desenvolvido por cada um:

“Antonio Signorini faz grandes frotagens de pedras, túmulos e decorum de Veneza em delicados papeis de seda. O tempo se imprime, mas o suporte é fragil, como parece ser a própria Veneza.”

“Raquel Souza apresenta aquarelas em pequeno formato, trazendo os gestos do cotidiano do corpo e dos corpos que se conhecem ou que se recolhem na velocidade de um fechar de olhos.”

“Bruna Mibielli fotografa o arruinamento e a sobreposição da memória, criando novas memórias que não podem ser atingidas pelo esquecimento: são imagens de coisas novas. “

“Sebastião Miguel desenha rapidamente sobre meio digital, tentando escapar dos efeitos do tempo na memória e permitindo que as aguas do Lete [rio que na cultura grega representa o esquecimento] liquidem e liquefaçam as imagens, misturando formas na superfície.”

“Adriana Bicalho mostra imagens projetadas em Super 8, buscando na figuração delicada da luz e de seus corpúsculos a força necessária mas efêmera das imagens da ciência e da arte.”

Sobre seu próprio trabalho, Maria do Céu Diel diz: “mostro dois trípticos em colagem e têmpera, onde figuram os arrependimentos de sua existência até então: sentimento de algum dia ter acreditado nas instiuições e nas religiões.”

Conheça mais sobre o trabalho do grupo: http://goo.gl/Nh2ttY.

O Centro Cultural da UFSJ fica localizado na Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, 17, Largo do Carmo, São João del-Rei (MG).

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL