São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Exposição "Um olhar diferente sobre São João del- Rei”, de Adilson Nascimento . Até 16/02

Data

14/02/2014

Cidade

SJDR

Descrição

 

A cada pincelada São João del-Rei vai sendo delineada nos quadros de Adilson Nascimento. A cidade repleta de construções históricas e de grande valor cultural poderão ser vistas e apreciadas na exposição do artista. “Um olhar diferente sobre São João del- Rei” vai muito além do conjunto das 14 telas expostas no Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei desde o último dia 17. As obras como o próprio titulo da exibição sugere mostra um ângulo especial dos monumentos que fazem parte do passado e do presente da cidade.

Paisagens de São João del-Rei são retratadas em exposição - Foto: Gazeta

Paisagens de São João del-Rei são retratadas em exposição – Foto: Gazeta

A mostra é a segunda de Adilson Nascimento, com este título. A pretensão de Nascimento era fazer 30 quadros, com o título São João del- Rei 360°, em que ele iria apresentar os monumentos da cidade. Entretanto devido ao trabalho também como restaurador e com encomendas de quadros, o artista plástico resolveu manter a temática que adotou na exposição de 2007, resgatando um pouco da identidade da cidade. “Melhorei as cores do céu, o colorido das construções, mas de uma maneira que as pessoas não tivessem dificuldade de identificá-las. As ruas da cidade, alguns monumentos que não existem mais são representados na telas. Eu quero que com a minha pintura a pessoa veja um pouco de arte, mas também um pouco de história”, contou Nascimento.

Sobre esta importância de retratar o passado, o artista destaca que a modernidade e o capitalismo fizeram a cidade perder importantes construções ao longo dos anos. “Hoje vivemos em um país capitalista, onde eles pegam um prédio esperam ele acabar para construir outro no lugar. Como São João é o meu berço, eu quero através da pintura manifestar e sensibilizar as pessoas sobre a importância de preservar o patrimônio, e também mostrar a beleza das antigas construções”, frisou o artista.

Os apreciadores da arte e interessados em conhecer mais sobre as obras poderão ir ao Centro Cultural da UFSJ, localizado na Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, nº 17, Largo do Carmo, de segunda a domingo das 8h às 20h, até dia 16 de fevereiro. E quem quiser conhecer mais sobre as obras do artista podem acessar o blog http://www.adilson-nascimento.blogspot.com.br/.

Sobre o artista
Com 47 anos, e mais de 30 deles dedicados a arte, Adilson José do Nascimento, é um pintor autodidata. O artista que tem em seu portifólio mais de 300 obras, tem uma história peculiar com a pintura. Como mesmo define, “a paixão a primeira vista” aconteceu quando ainda era catador de papel pelas ruas da cidade. Aos 15 anos Nascimento encontrou, por acaso próximo à Igreja de Nossa Senhora do Pilar, uma revista com telas do italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio. Desde então Adilson ficou encantado pela artes plásticas e resolveu que tintas, telas e arte fariam parte da sua vida. Depois de centenas de pinturas com retratos, paisagens, entre outras  o artista plástico também se destaca como restaurador. A mesma igreja onde encontrou a revista foi onde Adilson começou os trabalhos de restauração com 26 anos, juntamente com o restaurador Carlos Magno de Araújo.

Hoje, Nascimento viaja pelo Brasil e também por países como Argentina e  Uruguai levando seu trabalho como artista plástico e restaurador.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL