São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Lançamentos no Centro Cultural Feminino: DVD Sentinelas Sonoras, de André Dangelo e Vanessa Borges; Anuário Musical, de Sérgio Farnese . Duo de Violoncelo e Violino com Ruth Lopes e Rafael Dias

Data

27/12/2013

Hora

20h

Cidade

SJDR

Descrição

27 de dezembro . Centro Cultural Feminino/Espaço Cultural Agostinho França/Teatro
20h 
. Lançamento do livro e DVD "Sentinelas Sonoras" de André Dangelo e Vanessa Borges Brasileiro

O livro Sentinelas Sonoras, de André Dângelo e Vanessa Borges Brasileiro será lançado na sexta-feira, 27, às 20h,  no Centro Cultural Feminino. Segundo André Dângelo, a obra estrutura-se a partir de um apanhado de 4 faces da história dos sinos no Brasil colonial. O primeiro Capitulo trata do surgimento do sino como objeto de comunicação ainda na Europa, sua assimilação pela igreja Católica e também pelas cidades na idade média, além de passar pela evolução da técnica de evolução do processo físico e metalúrgico que tornou o sino um instrumento musical a partir do século XVI.
O segundo capitulo trata da assimilação da sino como voz da Igreja no processo de Colonização e mostra sua importância na formação da arquitetura religiosa no Brasil e em Portugal. Esse Capítulo também trata dos principais fundidores de sino no Brasil desde o século XVII até o século XX.  O terceiro capitulo e dedicado a memória das torres de São João del-Rei com seus muitos personagem, como também busca  explicar a formação da linguagem ainda existente em São João em seus vários aspectos.
O capitulo IV trata de um compendio  técnico inédito, que aborda a questão metalúrgica, mecânica e acústica dos segredos da fundição de sinos, dialogando com diversos aspectos dos sinos luso-brasileiros e em especial com o acervo de São João del-Rei.  Anexo ao livro num CD-ROM, está divulgado como um bônus, todo o Inventário digitalizado do Patrimônio Campanológico de São João del-Rei feito por André Dangelo e seu amigo Fernando Frigo ainda em 1990; um vídeo com explicações das especificidades das atividade sineiras em São João del-Rei; além do Samba "Sentinelas Sonoras" sucesso do Bloco Unidos do Cambalhotas no Carnaval de São João del-Rei. Por fim um vídeo do mais famoso repique de São João del-Rei que é o toque: "Senhora e Morta" só executado nos dias 13 e 14 de agosto por ocasião da Festa da Boa Morte.

. Lançamento do Anuário Musical 2014 . Sérgio Farnese 
. Duo de Violoncelo e Violino
  Ruth Lopes e Rafael Dias

Mais informações/Programação completa
Fim de ano e Férias Cultural 2013 . Atitude Cultural . De 06 a 28 de dezembro  
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.