Agenda Cultural - Evento

São João del-Rei: 300 anos . Programação Completa do Museu Regional

Data
05 Dez 2013  
Cidade
SJDR  
Mais informações
MUSEU REGIONAL DE SÀO JOAO DEL-REI/IBRAM

No dia 08 de dezembro de 2013 a cidade de São João del-Rei comemora 300 anos de sua criação. Pensando nisso O Museu Regional de São João del-Rei/IBRAM organizou uma agenda de eventos em comemoração à data.

•       Exposição de Curta Duração: “São João del-Rei: 300 anos de Ouro e Glórias”.

Buscando fortalecer a relação entre o museu e a cidade, a exposição apresenta de forma didática um panorama dos 300 anos de história da Vila de São João del-Rei. Utilizando-se de acervo da instituição, que possui peças dos séculos XVIII e XIX a mostra conta a história da cidade, abordando temas como a extração do ouro, a religiosidade, o comércio, a indústria e a imigração.

•       Exposição de Longa Duração: “A Música, o Museu e a Cidade de São João del-Rei”.

A exposição conta a história e a riqueza da atividade artística no município, destacando as principais instituições musicais e as ações de ensino e de pesquisa. Apresenta ainda, a relação da cidade de São João del-Rei com a musicalidade e a trajetória de grandes músicos são-joanenses. O acervo reunido apresenta partituras, históricos e instrumentos cedidos pelas orquestras Lira Sanjoanense e Ribeiro Bastos, Banda Theodoro de Faria, Sociedade de Concertos Sinfônicos entre outros acervos pessoais.

•       Recital do Órgão de Tubos:

Data: dia 05 de dezembro, às 19:00 h; Organista: Elisa Freixo.
O evento, aberto ao público, acontece na galeria térrea do museu e faz parte de um conjunto de apresentações de uma das mais importantes peças do seu acervo. O Órgão de tubos do Museu Regional foi fabricado no final do século XVIII, na região de São João del-Rei. O instrumento é o único de origem civil em funcionamento que foi confeccionado no Brasil, com técnicas manuais e matérias-primas locais.
Elisa Freixo é professora de órgão em São Paulo e organista titular da Arp-Schnitger da Sé de Mariana (MG). Estudou na Faculdade de Música Santa Marcelina, foi bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico e frequentou a Escola de Música de Hamburgo.

Serviços: Museu Regional de São João del-Rei/IBRAM/MinC.
Rua Marechal Deodoro, 12, Centro. São João del-Rei. Tel: (32) 3371.7663.
•       Sala de exposições de curta duração: diariamente, no horário das 09:00 às 17:30 h.
•       Sala de exposições de longa duração:
de segunda a sexta-feira, no horário das 10:30 às 17:30 horas;
sábados e domingos de 13:30 às 17:30 h.

Contato:
Luisa Campio Pinha
Assessoria de comunicação - Estagiária
Museu Regional de SJDR
(32) 3371-7663
luisacpinha@gmail.com  

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto e coordenação: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados