São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Exposição fotográfica "São João del-Rei: artes, luzes e letras", com participação dos artesanatos de Zulei Bassi . De 8/12 a 06/01

Data

17/12/2013

Hora

19h

Cidade

SJDR

Descrição

No dia 8 d dezembro, na Biblioteca Municipal Baptista Caetano d'Almeida, às 19h acontecerá a abertura da exposição fotográfica "São João del-Rei: artes, luzes e letras". A mostra trará trabalhos dos fotógrafos Marcinho Lima e Artur Moreira, juntamente com a participação dos artesanatos feitos com material da natureza de São João del-Rei, da artista plástica Zulei Bassi.
Os trabalhos expostos por Marcinho são fotos recentes, grande parte delas são inéditas e foram feitas ao longo dos anos 2012 e 2013. A temática das fotos está relacionada à São João del-Rei, sua arquitetura, tradições e - fundamentalmente - a identidade do fotógrafo com a cidade. Os textos que acompanham as fotos são de pessoas que nem sempre nasceram em São João del-Rei, mas a adotaram como Cidade do coração. Os textos são contribuições espontâneas e que tecem um diálogo com as imagens serão expostas. A cada foto emergem histórias, sentimentos e revelações.
Segundo Marcinho Lima, o objetivo dele é fugir do olhar fotográfico comum, sem pretensão financeira, sem compromisso de horário e datas, somente com o propósito de se encontrar em suas próprias imagens.
Arthur já de longa data tem o desejo de realizar uma exposição das fotografias dele. Em 2013, ano em que comemora-se 300 anos de elevação de São João del-Rei à categoria de vila, foi derradeiro na decisão de realizá-la. "Sabedor de que o amigo e irmão Marcinho Lima desejava expor suas fotos e que nossos olhares e paixão por nossa cidade é bem semelhante, resolvemos fazê-la juntos", disse Artur.São 16 fotografias de Artur Moreira e 16 de Marcinho. Um passeio por vários temas, épocas, equipamentos e cores. As fotos vão desde uma Xereta, da Kodak até uma Sony Alfa 330, representantes de um universo de aproximadamente de 20 mil fotos. Os artesanatos expostos por Zulei Bassi serão diversos cartões comemorativos de Natal, feitos com aplicação de material natural de São João del-Rei, como flores, folhas, sementes, cabinhos etc.

A exposição tem o apoio da Sociedade de Amigos da  Biblioteca Municipal Baptista Caetano d`Ameida e ficará aberta para visitação até o dia 6 de janeiro. Outras informações estão disponíveis pelos telefones: Biblioteca Municipal Baptista Caetano d`Ameida: (32) 3373 4779; Marcinho Lima: (32) 9961 0239; Artur Moreira: (32) 9113 3371 e Zulei Bassi: (32) 3371 4776.

Sereviço
Exposição fotográfica acompanhada de textos e painel de artesanato.
Fotografias: Artur Moreira e Marcinho Lima (Retina Digital - Marcinho Lima).
Artesanato: Zulei Bassi.
Abertura: 19h
Local: Biblioteca Municipal Baptista Caetano d`Ameida
Uma singela homenagem à São João del-Rei pelos seus 300 anos de elevação à vila.
Apoio cultural: Click Foto
Evento: Facebook/Eventos

Mais informações/Programação completa
Fim de ano e Férias Cultural 2013 . Atitude Cultural . De 06 a 28 de dezembro  



Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.