São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Mostra Coletiva: Cerâmica é Linguagem . Formandos em Artes Aplicadas . UFSJ

Data

17/10/2013

Cidade

SJDR

Descrição

Ênfase em Cerâmica
 

Centro Cultural da UFSJ expõe duas mostras com resultados de conclusão da graduação e de oficina do Curso de Artes Aplicadas
Peças em cerâmica, confeccionadas em técnicas e abordagens plásticas diversas, estarão expostas na segunda quinzena de outubro, no Centro Cultural da UFSJ. Os trabalhos integram as exposições coletivas “Cerâmica é linguagem” e “Singularidades Faciais”,que poderão ser apreciadas no mesmo espaço, a Grande Galeria do Centro Cultural, de 18 a 27 de outubro. A inauguração acontece quinta-feira, 17, às 20h.
“Cerâmica é linguagem” é uma mostra coletiva dos formandos do curso de Artes Aplicadas da UFSJ. A curadoria é dos professores do Departamento de Artes Aplicadas e Urbanismo (Dauap), Kleber José da Silva, coordenador do curso, e Luciana Beatriz Chagas. “São produções que os estudantes apresentaram como Trabalho de Conclusão de Curso. Ao final dos quatro anos de estudo, tempo em que é apresentado na teoria e na prática um panorama de todas as etapas de produção em cerâmica, os estudantes devem confeccionar uma peça (ou um conjunto delas) e um artigo referente àquela produção”, explica o coordenador. “Cerâmica é linguagem” exibirá ao público produções dos formandos Adely Botega, Rosa Trindade, Carlos Calsavara, Alessandra Sousa, Priscila Ziviani, Marcelo Witthinrich e Marta Melo.

Facial
Trabalhos inspirados em cabeças humanas e suas singularidades formam o acervo da mostra “Singularidades faciais”. A exposição é resultado de uma oficina de modelagem de cabeças humanas, realizada em junho deste ano, no Laboratório de Estudos Cerâmicos no CTAN, sob a coordenação do escultor são-joanense e graduando do curso de Artes Aplicadas, Fernando Pedersini .
A partir das técnicas apresentadas, várias cabeças foram produzidas pelos participantes, que são estudantes e graduados de Artes Aplicadas, Comunicação Social e Engenharia Mecânica. Todas cabeças foram modeladas em argila branca, queimadas a uma temperatura média de 1000 graus centígrados. Em cada uma delas, a individualidade e ponto de vista de cada artesão na manufatura de sua peça.
O Centro Cultural da UFSJ fica na Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, 17, no Centro Histórico de São João del-Rei.

Fonte: Universidade federal de São João del-Rei

 

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL