Agenda Cultural
Elisa Freixo e Afonso Romano de Sant’Anna . Concerto em Tiradentes
Data
Cidade
Descrição
Elisa Freixo e Afonso Romano de Sant’Anna unem música e poesia em Tiradentes
A musicista Elisa Freixo e o escritor e poeta Affonso Romano de Sant’Anna fazem em Tiradentes (MG), no dia 31 de agosto, duas apresentações de cravo e poesia. Os recitais serão realizados em dois horários: às 11h e às 17h30, nos jardins do Tragaluz Casa, tradicional espaço de gastronomia e cultura da cidade.
Elisa Freixo apresentará ao cravo peças de compositores brasileiros do século XX, do compositor italiano Domenico Scarlatti (século XVII), além de temas de lundu, dança de origem africana. Affonso de Sant’Anna declamará poemas e crônicas que escreve desde a década de 60 e o tornaram um dos mais respeitados escritores e poetas da atualidade; e também textos de outros autores. O cenário das apresentações é um jardim de muitas cores e aromas, onde se destacam orquídeas, samambaias, copos de leite e trepadeiras.
As apresentações fazem parte do Projeto Tiradentes Musical, criado em 2010 por moradores da cidade mineira com o objetivo de assegurar que o órgão histórico da Matriz de Santo Antônio, reinaugurado em 2009 depois de um amplo trabalho de restauro, permaneça como um patrimônio em pleno usufruto pela comunidade.
Sobre os artistas
Organista e cravista, Elisa Freixo tem uma das mais importantes carreiras no cenário atual da música clássica no Brasil. Após ter terminado seus estudos em São Paulo, cursou a Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Hamburgo, Alemanha, a Schola Cantorum de Paris e o Conservatório Nacional de Rueil Malmaison, França. De volta ao Brasil, em 1982, vem se apresentando em frequentes concertos de órgão, cravo e fortepiano. Atua como consultora para instalações e reformas de órgãos de tubos em diferentes cidades brasileiras. Em Tiradentes, Elisa deu assessoria técnica no processo de restauração do órgão da Matriz de Santo Antônio, datado de 1786. Atualmente, a musicista vive na cidade, onde executa semanalmente concertos na Matriz de Santo Antônio. É também contratada pela Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana (MG), para dirigir a série de concertos ao órgão histórico Arp Schnitger, instalado na Matriz daquela cidade.
Affonso Romano de Sant'Anna é reconhecido por uma produção intelectual diversificada e consistente, que compreende mais de 40 livros publicados; e se destaca como teórico, poeta, cronista, professor, administrador cultural, conferencista e jornalista. Nascido em Juiz de Fora (1937), desde os anos 60 teve participação ativa nos movimentos que transformaram a poesia brasileira, interagindo com os grupos de vanguarda e construindo sua própria linguagem e trajetória. Como jornalista, trabalhou nos principais jornais e revistas do país. Na poesia, é considerado pelo crítico Wilson Martins como o sucessor de Carlos Drummond de Andrade, no sentido de desenvolver uma “linhagem poética” que vem de Gonçalves Dias, Bilac, Bandeira e Drummond. E foi sobre Carlos Drummond de Andrade a sua tese de doutoramento (UFMG), intitulada "Drummond, o gauche no tempo", que mereceu quatro prêmios nacionais.
Lançou a revista “Poesia Sempre”, de circulação internacional, tendo organizado números especiais sobre a América Latina, Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha. Recebeu vários prêmios nacionais, destacando-se o da Associação Paulista de Críticos de Arte pelo "conjunto de obra". Entre suas obras, destacam-se "Poesia sobre Poesia" (1975); "A Grande Fala do Índio Guarani"(1978); "Que País é Este?"(1980); "A Catedral de Colônia e Outros Poemas"(1987); "A Poesia Possível" (1987);"O Lado Esquerdo do Meu Peito" (1991); "Epitáfio para o século XX" (antologia-1997); "Textamentos" (1999); "Vestígios"(2005); "A cegueira e o saber"(2006).
Informações
O ingresso custa R$70,00 e está à venda em Belo Horizonte pelos telefones (31) 3286-2247 ou 9318-1666.
O Tragaluz Casa fica à rua Vereador Antonio Coimbra, 48 Bairro Cascalho.
Mais informações: Elisa Freixo – (32) 3355 1676