São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Série Concertos para Ouro Branco . Laura von Atzingen,Carlos Bicalho e Hélcio Vaz

Data

28/08/2013

Hora

20h

Cidade

Ouro Branco

Descrição

Jovens músicos se apresentam em Ouro Branco dia 28 de agosto

Trio formado por Laura von Atzingen (violino), Carlos Márcio Bicalho (violoncelo) e Hélcio Vaz (piano) é convidado da Série de Concertos
A Casa de Música dá continuidade a Série Concertos para Ouro Branco. No dia 28 de agosto,  quarta-feira, as 20h, no auditório do Hotel Verdes Mares, o público tem a chance de apreciar a apresentação dos músicos Laura von Atzingen (violino), Carlos Márcio Bicalho (violoncelo) e Hélcio Vaz (piano).
Os jovens iniciaram cedo a carreira.  Aos dez anos, Laura passou a integrar a classe do professor Edson Queiroz, na Escola de Música da UFMG, de quem hoje é aluna na graduação no curso de Música. A violinista tem participado de festivais internacionais e foi vencedora de diversos concursos.  Em 2010 foi um dos três brasileiros selecionados para participar do Festival junger Künstler Bayreuth, na Alemanha. Também é integrante do Grupo Diadorim, quarteto de violino, viola e dois violoncelos, formado por seu pai, irmão e irmã.

Já Carlos Márcio Bicalho começou a estudar violoncelo aos 17 anos, na Sociedade Musical Santa Cecília, em Sabará, com o professor João Cândido, por meio de um projeto social.  Depois de participar de diversos cursos e festivais, ingressou na Escola de Música da UFMG, tendo aulas com o professor Cláudio Urgel.  Graduou-se em 2011, e em agosto de 2012 iniciou o mestrado em Performance Musical na mesma instituição. Atualmente, faz aulas regulares com a atual chefe de naipe dos violoncelos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Elise Pittenger.

Hélcio Vaz é natural de Belo Horizonte e começou a estudar piano aos 7 anos. Também formou-se na Escola de Música da UFMG, na classe do professor Miguel Rosselini.  Em 2012 concluiu mestrado em Performance Musical na mesma instituição, sob orientação da professora Guida Borghoff. Recebeu diversos prêmios em concursos nacionais de piano. Em 2006 foi vencedor do concurso “Jovem Solista” da orquestra sinfônica da Escola de Música da UFMG. Tem participado de festivais por todo Brasil.
A Casa de Música tem patrocínio da Gerdau (Lei Estadual de Incentivo à Cultura), Milplan, Elba e Sodexo (Lei Rouanet).
A entrada do concerto é gratuita.

SERVIÇO

Série de Concertos para Ouro Branco
Laura von Atzingen (violino)
Carlos Márcio Bicalho (violoncelo)
Hélcio Vaz (piano)
Quando: 28 de agosto, quarta-feira, às 20h
Onde: Hotel Verdes Mares (r. Santo Antônio, 115 – Ouro Branco)
Entrada gratuita

Repertório

Beethoven, Ludwig van     Sonata para piano e violoncelo em sol menor, op.5 no 2

I – Adagio sostenuto ed expressivo

II – Allegro molto piú tosto presto

III – Rondo: Allegro

 

Oswald, Henrique                   Trio op.9 para piano, violino e violoncelo

I – Allegro moderato

II – Adagio

III – Scherzo: Allegretto

IV – Molto allegro

Série de Concertos para Ouro Branco

A série Concertos para Ouro Branco foi criada em 2004 e tem como principais finalidades a formação de público e a consolidação de um calendário cultural para a cidade de Ouro Branco.
As apresentações são realizadas por músicos e grupos de câmaras reconhecidos no cenário nacional e internacional da música erudita. A intenção é que a série atinja cada vez uma nova parcela da população da cidade, aumentando, assim, a ampliação do acesso à cultura. Por meio dos concertos, o público tem a oportunidade de conhecer as várias possibilidades de formação de grupos de câmara e repertórios da música erudita. Todos os concertos têm entrada gratuita.

Casa de Música de Ouro Branco

A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.

Mais informações: www.casademusica.org

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL