São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Programação dia 18/07 Quinta-feira . 26º Inverno Cultural da UFSJ/Exposição, Audiovisual, Mostra, Inauguração e Concerto, Teatro e Show

Data

18/07/2013

Cidade

SJDR

Descrição

Mais informações/Programação Completa:
26º Inverno Cultural da UFSJ . Programação Completa Parte I . De 13 a 20 de Julho de 2013
26º Inverno Cultural da UFSJ . Programação Completa Parte II . De 21 a 25 de Julho de 2013
26º Inverno Cultural da UFSJ . Programação Completa . Mostras Audiovisuais/Filme/Documentários

18 de Julho . Quinta-feira

11 horas
Abertura da Exposição Moradores - A Humanidade do Patrimônio Histórico
NITRO + Alicate (Belo Horizonte)
Moradores é uma campanha cultural pela valorização da diversidade de identidades culturais das cidades brasileiras, com a qual se busca situar o cidadão como patrimônio imaterial de seu município. Com três etapas realizadas (Tiradentes, Paraty e Juiz de Fora), o projeto chega a São João del-Rei com o mesmo formato: montando uma tenda branca na Avenida Tancredo Neves e convidando moradores populares e anônimos para serem fotografados. O projeto ainda terá exibição de filme documentário sobre os moradores de São João del-Rei na entrada do Teatro Municipal, além de varal fotográfico.
Visitação: 18 a 27 de julho
Local: prainha sob a Ponte da Cadeia, Centro

15 horas
Mostra Experimentações Audiovisuais
Caos Estruturante (5’16’’); Cidade em Disputa (5’16”); Zilah Resiste (2’48” ); Ato contra comemoração do Golpe 64 (3’30”); Existe Amor em SP (0’39’’); Duelo de MC’s: Qualquer Parede da Cidade é Tela! (2’29’’); Não Foi Acidente (1’58’’); Grito Rock se junta ao Coletivo Delírio no Carnaval de Rua de BH (4’21’’); 8 Anos Pinheirinho (3’10”); Churrascão Crackolandia (4’30” ); Marcha da Maconha SP (2’40”); Ato Contra Comemoração ao Golpe de 64 MG (3’6’’); Ação da GCM na Praça Roosevelt Contra Skatistas no dia 
04/01/2013 (2’16’’) e Tekoha (8’). Direção:Gabriel Zambon Diniz. 
Descentralização, democratização do acesso, vídeo guerrilha e mídialivrismo são algumas tags colocadas quando se pensa em um novo audiovisual. A Mostra Midiativista propõe a reflexão estética e conceitual da linguagem, seu uso e sua finalidade. 
Local: Sala de Multimídia do Centro Cultural da UFSJ.
 
18 horas
II Mostra Ensaios de Arte e Cultura: 3º encontro: Todo lugar é aqui – Conversa com os artistas Gérard 
Monnier, Ivan Argote e Pedro Motta.
Gérard Monnier é fotógrafo desde 1964. Professor emérito da Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne e historiador da arquitetura contemporânea. Em 1974 introduziu a disciplina História da Fotografia na Universidade de Provence, convidando o fotógrafo Willy Ronis para participações especiais em seu curso.
Ivan Argote é artista multimídia, colombiano nascido em 1983, um dos convidados da 30º Bienal Internacional de São Paulo.
Pedro Motta é artista visual formado pela Escola de Belas Artes da UFMG. Atualmente suas pesquisas estão direcionadas às paisagens da região do Campo das Vertentes.
Local: Anfiteatro do Campus Santo Antônio

20 horas
Inauguração da Gráfica-Escola do Museu de Arte Sacra 
Concerto Capela Del-Rey
Grupo Capela Del-Rey. Músicos: Katya Beatriz de Oliveira (soprano), Ligia Fiche (violino), Letícia Simas (violino), Modesto Flávio (viola), e Rafael Morais (violoncelo). Direção Artística: Modesto Flávio. Curadoria do evento: Alzira Agostini Haddad (Atitude Cultural); Ana Maria Biavati Guimarães e Mauro André Santos (Museu de Arte Sacra).
Em 2011 foi formado o Capela Del Rey – Orquestra e Coro integrado por trinta músicos, entre instrumentistas e cantores, de São João del-Rei e região. Com este efetivo o conjunto realizou uma série de concertos, levando ao público um programa com obras representativas da produção de música sacra mineira. O principal objetivo do grupo é a divulgação da música mineira dos séculos XVIII e XIX com seus diferentes gêneros e estilos. 
Este intento foi cunhado ainda em uma formação de 2001, com o nome Coro e Orquestra Domine Maris, que resultou no CD Creator Alme, primeiro registro fonográfico de obras sacras de compositores mineiros e cariocas em 2005. 
Local: Capela do Divino Espírito Santo, Rua Maestro Batista Lopes,140 - Centro.

20 horas
Teatro: De tudo um pouco
Rafael Cortez (São Paulo)
O show de humor “De tudo um pouco” estreou em 2009 com um formato totalmente diferente do que é apresentado hoje. A produção em Teresina foi a primeira de muitas em que o espetáculo foi tomando uma linha, mas sem nunca ter um texto fechado. Até hoje o artista incorpora novas linguagens e ideias ao roteiro de cada apresentação, que é decidido poucos minutos antes de subir ao palco. O título do espetáculo tem a ver com a personalidade multifacetada de Cortez que, além de ator, também é apresentador, 
jornalista, produtor e músico. No palco, ele interage com o público, improvisa, conta histórias e toca músicas ao violão, explorando diversas possibilidades cômicas.
Público-alvo: a partir de 16 anos
Local: Teatro Municipal.

21 horas
Teatro: Outro Lado
Quatroloscinco Teatro do Comum (Belo Horizonte). Direção: Coletiva
O espetáculo de estética contemporânea e intimista discorre sobre o medo das pessoas diante de situações críticas e desconhecidas e sobre a vida e a morte. Na fábula, quatro personagens estão presos em um bar enquanto uma guerra acontece do lado de fora. Confinados, eles descobrem que a guerra está também em outro lugar. A participação do Grupo Quatroloscinco no Festival faz parte do projeto Conexão Universitária 2013, patrocinado pelo 5º Prêmio Cena Minas do Governo de Minas.
Público-alvo: adulto.
Local: Sala Preta do Curso de Teatro da UFSJ - Campus Tancredo Neves (CTAN).

22 horas
Show: Flor Morena
Aline Calixto
Muita coisa aconteceu desde que Aline Calixto lançou seu primeiro disco, em 2009. De lá pra cá, a cantora encantou muita gente, esbarrou com ídolos no palco e fora dele, foi premiada e, o melhor de tudo, conquistou a confiança de muitas feras, que entregaramlhe de olhos fechados composições para ela gravar o álbum que está sendo lançado pela Warner Music. Flor Morena traz uma nova versão de Aline, essa carioca que se mudou para Minas Gerais quando pequena, mas voltou ao Rio para se afirmar como uma das revelações da música brasileira. Se há dois anos ela veio divulgando o samba que costumava cantar, agora Aline começa a abrir as portas para outros estilos. O segundo CD também mostra 
uma cantora mais madura e segura, que sabe que escolheu o caminho certo a seguir.
Local: Palco Todo Lugar é Aqui - Av. Leite de Castro, ao lado do Posto Vianini
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL