As festividades em honra a Nossa Senhora do Carmo começam amanhã, 7. Realizada anualmente pela Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo, a novena acontece entre os dias 7 e 16 de julho na Igreja do Carmo. Destaque para o dia 16, Dia Maior, dedicado à Santa.
Dia Maior de N.Sra. do Carmo será 16 de julho – Foto: pascomsantuariodematosinhos.blogspot.com.br / Divulgação
A novena acontece pela manhã, às 6h; a tarde, às 15h; e a noite, às 18h30. A festa deste ano tem como tema: Os Sacramentos: caminhos de fé para entrarmos em comunhão com Deus e com os irmãos. A cada três dias da novena serão feitas pregações, onde os fiéis poderão conhecer mais a respeito do batismo, da penitência e da eucaristia. Para o prior da Ordem Terceira, Carlos Eduardo Valim Rodrigues, as novenas têm como objetivo proporcionar uma reflexão através de um tema. “É um momento especial quando os fiéis conhecem um pouco mais sobre a ordem e a devoção à Nossa Senhora do Carmo”, destacou Rodrigues.
As celebrações têm uma participação cada vez maior de devotos, de acordo com o prior. “Este crescente número de fiéis acontece por ser também um período de férias e em que a universidade realiza o Inverno Cultural o que aumenta muito o movimento na cidade. São João del-Rei tem apelo religioso e a Festa do Carmo também contribui para isso e atrai muita gente, que vem para conhecer. Além dos devotos da cidade que cada vez mais estão presentes na celebração, muita gente vem de fora para participar”, falou Rodrigues.
A devoção é bem antiga e com o tempo as comemorações foram aperfeiçoadas fazendo da festa uma das mais esperadas no calendário religioso da cidade. No nono dia da novena, dia 15, haverá a coroação da imagem de Nossa Senhora do Carmo, com a participação do Coral Vozes de Anjos, de Dores de Campos. No dia dedicado à santa, 16, a igreja será toda decorada com flores e serão feitos tapetes nas ruas para receber a procissão que acontece logo após a missa solene, às 17h30. Durante todo o dia acontecerão oito missas.
Devoção
Com origem no século XII, a devoção começou quando um grupo de eremitas iniciou uma formação no Monte Carmelo, em Israel, onde o profeta Elias havia se refugiado. Com estilo de vida simples e pobre ao lado da fonte de Elias, construíram uma pequena capela dedicada à Senhora do Carmo, ou Nossa Senhora do Carmelo. Com a expulsão dos eremitas da região, a devoção se espalhou por todo o mundo.
Fonte: Gazeta de São João del Rei, 06/07/2013