Agenda Cultural
Cravo e Poesia na série "Concertos no Museu de Ouro Preto"
Data
Hora
Cidade
Descrição
Um diálogo entre poesia e música encantará o público na quarta apresentação da Série de Concertos do Museu do Oratório que acontece no dia 29 de junho, sábado, às 18h30, na sede do Museu. Um programa inédito unirá a organista Elisa Freixo, ao cravo, e o escritor Affonso Romano de Sant’Anna, com suas poesias. “A poesia sempre esteve ligada à música e o meu primeiro livro se chama Canto e Palavra. O público pode esperar uma conversa sobre nossas experiências nesses campos, com um harmonioso diálogo entre as vozes”, comenta Affonso Romano de Sant’Anna.
Ao cravo, Elisa executará peças barrocas e brasileiras. Já Affonso, que pertenceu ao Madrigal Renascentista, lerá poemas que contam sua trajetória literária. Sobre esse encontro, Affonso é só emoção, pois é um grande admirador do trabalho de Elisa Freixo e do Museu do Oratório, situado na histórica Ouro Preto, cidade onde nasceu seu pai. “É um reencontro com minhas raízes e me apresentar ao lado da Elisa Freixo é um luxo”, comemora.
Os ingressos para a apresentação são vendidos a R$10,00 na portaria do Museu. Estudantes e idosos pagam meia-entrada. Mediante apresentação de comprovante de endereço, moradores de Ouro Preto não pagam ingresso.
Os artistas:
Affonso Romano de Sant’Anna
Nas décadas de 1950 e 1960 participou de movimentos de vanguarda poética. Em 1961 diplomou-se em Letras Neolatinas, na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UMG, atual Faculdade de Letras da UFMG. Em 1965 lecionou na Califórnia (Universidade de Los Angeles - UCLA), e em 1968 participou do Programa Internacional de Escritores da Universidade de Iowa, que agrupou 40 escritores de todo o mundo. Em 1969 doutorou-se pela UFMG e, um ano depois, montou o curso de pós-graduação em Literatura Brasileira na PUC-RJ. Foi diretor do Departamento de Letras e Artes da PUC-RJ, de 1973 a 1976, realizando então a "Expoesia", série de encontros nacionais de literatura. Ministrou cursos na Alemanha (Universidade de Colônia), Estados Unidos (Universidade do Texas, UCLA), Dinamarca (Universidade de Aarhus), Portugal (Universidade Nova) e França (Universidade de Aix-en-Provence). Sua tese de doutorado abordou uma análise da poética de Carlos Drummond de Andrade, em que faz uma análise do conceito de gauche ao longo de sua obra literária. Entre 1990 e 1996 foi presidente da Fundação Biblioteca Nacional, onde desenvolveu grandes ações de incentivo à leitura, como o Sistema Nacional de Bibliotecas. Foi cronista no Jornal do Brasil (1984-1988) e do jornal O Globo até 2005. Atualmente escreve para os jornais Estado de Minas e Correio Brasiliense.
Elisa Freixo
É organista do Órgão Arp Schnitger da Sé de Mariana. Estudou piano e órgão na Faculdade Santa Marcelina (São Paulo), onde se graduou. Na Europa, aprofundou seus estudos de cravo e órgão na Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo, na Schola Cantorum de Paris, no Conservatório de Rueil Malmaison, assim como em diversas Masterclasses na Alemanha, Suíça e Espanha. Sua discografia conta com diversos títulos. Coordenadora do projeto de concertos na Sé de Mariana, ela se dedica ainda à restauração e preservação de órgãos em todo o Brasil, além manter uma agenda de concertos ao órgão, cravo e fortepiano no Brasil e no exterior.
Série de Concertos do Museu do Oratório:
Em 2013, a Série comemora 12 anos, proporcionando aos visitantes e moradores de Ouro Preto raros e belos espetáculos de música erudita com músicos reconhecidos e repertório variado. A Série de Concertos no Museu do Oratório é realizada pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez e pelo Museu do Oratório, com patrocínio da Cemig, Gerdau, Oi e BNDES, pelas Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio da Oi Futuro.
Mais informações www.museudooratorio.org.br ou www.facebook/museudooratorio.