Agenda Cultural
IV Canta del-Rei . Festival de Corais . 24/05 a 02 de junho
Data
Cidade
Descrição
Com a preocupação de integrar entidades, comunidade, arte e academia, o festival promove concertos, intervenções urbanas, serestas, encontros e oficinas de preparação de regentes e de cantores. A quarta edição do evento estabelece maior relação com o público, trocas culturais e retorno econômico para a cidade. São João del-Rei só tem a ganhar com a promoção do município, atração de turistas de vários cantos do país e a ampliação das instituições parceiras e conveniadas.
Segundo o diretor geral, Adriano Margotti, o festival deve dobrar de tamanho em 2013. A intenção é estender as apresentações durante 10 dias, em vez de quatro, e atrair 80 corais de todo o Brasil para São João del-Rei. “Trabalhamos com um projeto mais completo para o próximo ano. Teremos maior número de recitais, além de oficinas para regentes e coralistas e intervenções pela cidade”, reforça.
Adriano ressalta o caráter cultural e turístico do festival, que promove o intercâmbio de técnica e repertório entre músicos de diversos estados brasileiros. “Pretendemos oferecer cultura de qualidade gratuita para a população e movimentar restaurantes, hotéis e pousadas conveniados, gerando retorno financeiro para o município”.
O homenageado da quarta edição do Canta del-Rei é Abgar Campos Tirado. O professor e músico são-joanense se destaca pela sólida carreira e pelas composições para concertos e liturgia. Sua obra foi evidenciada, também, fora do Brasil, em países como Argentina, Estados Unidos, Itália e na Cidade do Vaticano.
Histórico
O Canta del-Rei foi marcado por notável crescimento. Em 2010, em seu primeiro ano, foram apenas cinco corais participantes. O número aumentou para 19 na segunda edição e 39 na terceira, com o concerto do Coro de Câmara da Escola Superior de Música de Piteå, Suécia, no Teatro Municipal.
Com espaços de apresentação lotados, noites de gala, serestas populares e o lançamento da Praça Canta del-Rei, a terceira edição do festival acolheu 1.000 músicos, de cinco estados brasileiros. O compositor são-joanense, Padre José Maria Xavier, foi homenageado com a publicação de um livro contendo suas partituras e alguns de seus trabalhos. O material foi distribuído entre os corais inscritos e escolas de música mineira para a divulgação de sua obra.
Com esse passado de aprendizagem e olhando para um horizonte de fortalecimento e diversificação, o Festival Nacional de Corais de São João del-Rei chega ao seu quarto ano. Em 2013, as ruas barrocas da cidade sentem, mais uma vez, o contato entre o profano e o sagrado, o popular e o erudito; as trocas de técnicas e de repertórios entre coros de vários estados e um ambiente que saúda a todos com as vozes dos coralistas!
Fonte e programação: IV Canta del-Rei
***
Mais informações
Canta del-Rei reúne corais de 24 cidades
A musicalidade de corais de cinco estados brasileiros irá contagiar, pela quarta vez, a cidade onde os sinos falam. Essa sintonia entre badalos e vozes será possível graças ao Festival Nacional de Corais de São João del-Rei, o Canta del-Rei, que da próxima sexta-feira, 24, até o domingo, 2 de junho, irá promover agenda especial com recitais e serestas acessível a todos os segmentos da população. Isso sem falar nas novidades, a começar pela extensão do cronograma, que terá dez dias. “Pela primeira vez, os espetáculos terão formato novo, com apresentações diferenciadas; e o festival irá promover oficinas”, ressaltou o coordenador geral do evento, Adriano Margotti. O reconhecimento dos profissionais da cidade também será um dos trunfos do festival, neste ano homenageando o professor e músico são-joanense Abgar Campos Tirado.
Números
Ao todo, 45 corais de 24 cidades brasileiras irão participar. O Rio de Janeiro, por exemplo, marcará presença com dois corais conduzidos pelo maestro Luiz Lima: o Encanta Vaz Lobo e o Câmara Comunitária da Barra da Tijuca. Para Lima, que participa do festival desde a primeira edição, o evento se destaca pela diversidade. “Participam corais de diferentes formatos. Alguns são compostos por idosos, outros por jovens, mas o tratamento é o mesmo para todos”, enfatizou o maestro.
Tanta multiplicidade e tradição não poderia ter cenários diferentes. O Teatro Municipal, o teatro do Conservatório Estadual de Música, a Igreja de São Gonçalo e a escadaria da Igreja de Nossa Senhora das Mercês serão os palcos para as apresentações que se iniciam já na sexta-feira, 24, às 20h, no Municipal.
Programação
Na segunda-feira, 27, às 9h, o Teatro Municipal irá abrigar a oficina Expressividade e Sonoridade Vocal para o Canto Coral. No sábado, 1º de junho, um cortejo irá percorrer as ruas do Centro Histórico, partindo do Largo do Rosário em direção ao Teatro Municipal e contando com a participação da Banda Santa Cecília. Às 23h, uma seresta embalada pelo grupo de seresta da Associação dos Aposentados e Pensionistas (ASAP) de São João del-Rei sairá da Capela de Santo Antônio rumo ao Largo do Rosário. O encerramento do evento no domingo, 2 de junho, contará com duas missas celebradas nas igrejas de São Francisco de Assis e de Nossa Senhora das Mercês. Esta última receberá às 11h, nas escadarias, todas as vozes que participaram do evento sob a regência do maestro Paulo Miranda. A programação completa se encontra no site www.cantadelrei.com.br.
Homenagem
Neste ano as homenagens serão prestadas ao músico e professor são-joanense Abgar Campos Tirado que, desde os cinco anos de idade, quando arrancou pela primeira vez notas de um piano, respira melodia. “Aqui, com orquestras bicentenárias e tantos músicos, ser homenageado é um prazer muito grande”, revelou Tirado, lembrando que essas manifestações são essenciais para enriquecer a cultura musical e projetar o nome de São João del-Rei. Margotti destacou que o homenageado não foi escolhido por acaso. “Ele é um estudioso vivo, possui composições próprias e é muito importante no cenário musical da região”, frisou o coordenador.
A homenagem irá se transformar em legado. Isso porque mais de 20 obras do músico serão impressas em um livro de partituras que, segundo Margotti, terá primeira tiragem com mil exemplares. “Esse material será entregue para escolas de música, universidades, conservatórios e corais de todo o país”, destacou.