a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

página inicial | ser nobre é ter identidade | rede colaborativa pró-agenda 2030

Agenda Cultural

Segundo concerto da série "Concertos para Ouro Branco"

Data

09/05/2013

Hora

20h

Cidade

Ouro Branco

Descrição

Local: Auditório do Hotel Verdes Mares.
A apresentação será do violoncelista Matias de Oliveira Pinto junto com o quarteto de cordas “Emsland Ensemble”.


 

Série “Concertos para Ouro Branco” recebe a atração internacional Emsland Ensemble

Com o violoncelista Matias de Oliveira Pinto como convidado, um dos principais conjuntos de câmara da atualidade se apresenta dia 9 de maio, com entrada gratuita.
O interior de Minas Gerais tem a oportunidade de apreciar a música do grupo alemão Emsland Ensemble, dia 9 de maio, às 20h, no Hotel Verdes Mares, como parte da série “Concertos para Ouro Branco”. O conjunto é reconhecido pela escolha de repertório, que inclui obras de épocas diversas, e também pela interpretação arrojada.
Além de se apresentar regularmente na Alemanha, o Emsland Ensemble faz extensas turnês internacionais e participa de diversos festivais. A formação do grupo não segue um modelo fixo: pode variar de um quarteto de cordas a uma sinfonietta. No concerto de Ouro Branco, o violoncelista Matias de Oliveira Pinto, consagrado internacionalmente, é o convidado do conjunto.
O Emsland Ensemble também dá ênfase ao trabalho didático, o que vem de encontro aos objetivos da Casa de Música, que promove a cultura por meio do ensino musical há 10 anos.  O grupo alemão faz questão de passar sua experiência a jovens músicos, tanto em workshops e Master Classes como na fundação da Ems Dollart Philharmonie, uma orquestra jovem alemã e holandesa.

Para o concerto de Ouro Branco, os músicos incluíram peças de Georges Onslow (1784-1853) e Franz Schubert (1797-1828) no repertório. A entrada é gratuita. 

Série de Concertos para Ouro Branco

A série Concertos para Ouro Branco foi criada em 2004 e tem como principais finalidades a formação de público e a consolidação de um calendário cultural para a cidade de Ouro Branco.
As apresentações são realizadas por músicos e grupos de câmaras reconhecidos no cenário nacional e internacional da música erudita. A intenção é que a série atinja cada vez uma nova parcela da população da cidade, aumentando, assim, a ampliação do acesso à cultura.Por meio dos concertos, o público tem a oportunidade de conhecer as várias possibilidades de formação de grupos de câmara e repertórios da música erudita. Todos os concertos têm entrada gratuita.

Serviço:

Concerto Emsland Ensemble
Data: 9 de maio- quinta-feira
Horário: 20h
Local: auditório do Hotel Verdes Mares (r. Santo Antônio, 115, Centro – Ouro Branco)
Entrada gratuita
Formação: Jeanine Thorpe, violino; Sergej Bolotny, violino; Boris Bardenhagen, viola; Olaf Nießing, violoncelo; Matias de Oliveira Pinto, violoncello

Programa:

 Georges Onslow (1784-1853)                             Streichquintett a-moll op. 34

I - Allegro

II - Minuetto

III - Adagio espressivo

IV - Finale: Allegro non troppe presto

 

Franz Schubert (1797-1828)                                 Streichquintett C-Dur D 956

I - Allegro ma non troppo

II - Adagio

III - Presto – Trio: Andante sostenuto

IV - Allegretto

 

Matias de Oliveira Pinto

Nascido em São Paulo mora em Berlim, Alemanha, onde é professor de violoncelo nas universidades de Muenster e Berlim. Já se apresentou em inúmeros festivais internacionais. Solista e professor consagrado internacionalmente. Suas turnês o levaram para muitos paises da America Latina, aos EUA, por toda a Europa, Japão, Coréia, Austrália e Nova Zelândia. Gravou vários Cds, e muitos compositores importantes da atualidade ja lhe dedicaram obras.

Casa de Música de Ouro Branco

A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos. O projeto conta com o patrocínio da Gerdau através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Milplan e Elba Equipamentos e Serviços Através da Lei Federal de Incentivo à Cultura-Lei Rouanet.

Mais informações no site Casa de Música de Ouro Branco

 

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, atualize, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL