São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Exposição celebra aniversário e história do Centro Cultural da UFSJ-Universidade Federal de SJDR

Data

18/04/2013

Hora

20h

Cidade

SJDR

Descrição

Entre os anos de 1999 e 2000, estava estampada nos jornais de São João del-Rei a criação do Centro Cultural Risoleta Neves, da então denominada Funrei, hoje UFSJ, que tinha como diretor executivo o professor Mário Neto Borges. Da autorização do Ministério da Cultura, passando pelas obras no Solar da Baronesa, até a inauguração, a notícia repercutia pela cidade. O dia 28 de abril de 2000 marcou a inauguração. Treze anos depois, no período de 18 de abril e 12 de maio, o Centro Cultural revive um pouco dessa trajetória através de exposições de obras de arte do acervo da UFSJ.
A importância desta exposição, explica Alfredo da Costa Bastos, chefe do Setor de Projetos Artísticos e Culturais (Sepac-Proex), é "mostrar à população são-joanense e da região a variedade e a qualidade dos trabalhos artísticos que são expostos no Centro Cultural da UFSJ". Alfredo lembra que as obras, tanto as da região quanto as de outros Estados, "enriquecem e fomentam a agenda cultural de São João del-Rei, e comprovam o valor de divulgação de arte e cultura que o Centro Cultural possui."
Elizabeth Pereira da Silva, chefe do Setor de Atividades Artísticas e Culturais à época da criação, explica que, ao longo dos 13 anos de Centro Cultural, "fomos, aos poucos, criando a rotina, exibindo filmes, promovendo exposições". A cada exposição, o Centro recebia como doação uma obra. "Com isso, hoje temos um bom acervo, tanto de artistas renomados quanto de artistas que estavam surgindo", complementa Elizabeth. Hoje, os novos desafios são ampliar o alcance e profissionalizar os serviços, explica o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Paulo Henrique Caetano. Recentemente, o Centro adquiriu som ambiente para a galeria e equipamentos novos para a sala de multimídia. O elevador, pensado para acessibilidade, aguarda apenas o aval técnico para liberação. Um novo projeto de iluminação está em andamento e há planos de licitar um café cultural.

Para acompanhar a programação do Centro, acesse www.ufsj.edu.br/centrocultural

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) UFSJ.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL