Agenda Cultural
25ª Cavalgada da Inconfidência . Dias 20 e 21 de Abril
Data
Cidade
Descrição
A Cavalgada da Inconfidência, realizada entre as cidades históricas de Tiradentes e São João Del Rei completa 25 anos. E para comemorar, a programação foi alterada para facilitar o acesso da população às solenidades de homenagem aos inconfidentes.
No sábado, dia 20, na véspera da tradicional cavalgada, 25 cavaleiros fazem o trajeto em sentido contrário, de São João Del Rei a Tiradentes, às 11h30. Eles representam os 25 inconfidentes condenados e saem do centro da cidade, na avenida Presidente Tancredo Neves, onde, às 11h30, será realizada a cerimônia de aposição de coroas de flores aos pés das estátuas de Tiradentes e Tancredo Neves. Como nos anos anteriores, está prevista a execução do Hino Nacional, hasteamento de bandeiras, chamada dos inconfidentes, além das palavras do historiador José Antônio Ávila Sacramento, que é o convidado dessa edição do evento.
No percurso, os 25 cavaleiros, pertencentes ao Clube do Cavalo de São João Del Rei, levam o fogo simbólico, que será recebido por autoridades e pela comunidade de Tiradentes, na rua Direita, às 15h. No momento, também será realizada solenidade em memória da Inconfidência Mineira.
Já a tradicional cavalgada, que deve reunir mais de um mil participantes, acontece no domingo, dia 21, com saída de Tiradentes prevista para as 10h, do Parque de Exposições. O trajeto continua o mesmo, percorrendo a Estrada Real até a chegada em Santa Cruz de Minas, sentido bairro Matosinhos, praça Pedro Paulo, avenida Tiradentes, rua da Prata, Ponte do Rosário, largo Tamandaré e avenida Leite de Castro, rumo ao Parque de Exposições, onde os participantes se confraternizam.
“Temos verificado, nos últimos anos, a dificuldade da população em participar da chegada da cavalgada, que coincide com a hora do almoço”, diz o coordenador, Baldonedo Arthur Napoleão. Segundo ele, esse horário é impossível de ser mudado, devido à rotina dos participantes, que saem cedo com seus cavalos de diversas partes da região. “Por isso optamos por mudar o dia e horário da solenidade, para que a população possa participar desse momento que é de celebração, promoção e divulgação do maior acontecimento político da história do nosso país, que é a Inconfidência Mineira, que se deu em nossas terras”, enfatiza.
Depois de 25 anos ininterruptos, a Cavalgada da Inconfidência já se incorporou ao calendário das cidades de São João Del Rei e Tiradentes, atraindo cada vez mais participantes, a cada ano. Para a realização do evento, os organizadores contam com o apoio do Instituto Estrada real, ligado à Fiemg; Cemig, Amver, Sacolão Center, Viça Café, Artecouro Dorense, Prefeitura Municipal de São João Del Rei e Tiradentes, TV Campos de Minas e Rádio
. Programação
Sábado, dia 20
11h- Solenidade Comemorativa da Inconfidência Mineira, na avenida Presidente Tancredo Neves (imediações da estátuas), em São João Del Rei;
11h30- Cavalgada de São João Del Rei a Tiradentes, com o Fogo Simbólico (participação de 25 cavaleiros, que representam os inconfidentes);
15h- Solenidade comemorativa da Inconfidência Mineira, na rua Direita, em Tiradentes.
Domingo, dia 21
8h- Concentração no Parque de Exposições de Tiradentes;
10h- Saída da Cavalgada da Inconfidência até São João Del Rei;
14h- Recepção aos cavaleiros e almoço no Parque de Exposições de São João Del Rei.
Mais informações:
Cavalgada da Inconfidência pede cuidado com os animais
A Coordenação da Cavalgada da Inconfidência, em parceria com a Sociedade Protetora dos Animais de São João Del Rei, solicita aos participantes cuidado e atenção com os cavalos. Um ofício solicitando reforço no policiamento foi enviado à Polícia Militar, no sentido de coibir e punir eventuais maus tratos.
Para que os animais suportem bem a cavalgada, de São João del Rei a Tiradentes, é necessário uma série de cuidados, que começam na hora do transporte. Os cavalos devem estar saudáveis e fortes, bem alimentados e hidratados. A organização também solicita que os participantes façam pausas para descanso e para que os cavalos tomem água, antes,m durante e depois da cavalgada.
“Nós estamos sempre atentos a eventos que possam, de alguma forma, causar sofrimentos e maus tratos aos animais, que não podem se defender”, observa a presidente da Sociedade, Mara Nogueira. Para o coordenador da Cavalgada, Baldonedo Arthur Napoleão, trata-se de um momento cívico e de celebração, e é fundamental que todos respeitem e cuidem de tratar adequadamente dos cavalos, companheiros essenciais a esse evento. “Maus tratos são inadimissíveis”, finalizou.
Eventuais abusos ou maus tratos aos cavalos serão punidos na forma da lei de proteção aos animais.
A tradicional cavalgada deve reunir mais de um mil participantes, e acontece no domingo, dia 21, com saída de Tiradentes prevista para as 10h, do Parque de Exposições.
Fonte: Raquel Prudente
Outras informações: 32 3373 2323, 32 8839 7978