Agenda Cultural
ProJovem abre inscrições
Data
Cidade
Descrição
Os programas de aspecto social vêm ganhando cada vez mais força no cenário do país. Entre as várias opções, está o ProJovem, que beneficia jovens de 15 a 17 anos que estejam devidamente cadastrados no CadÚnico.
A secretária de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, Merilane Emanuele Cardoso, pontuou que programas como esse tem a intenção de inserir o jovem no cenário social, para que ele possa conhecer seus direitos e exercer sua cidadania. “O ProJovem atende jovens em situação de risco social e pessoal, e visa melhorar a convivência familiar e comunitária.
Adolescentes com problemas na família, desemprego e problemas com drogas, por exemplo, que estejam sendo privados da boa convivência por algum motivo estão sujeitos a seguir caminhos prejudiciais. O que vimos, por exemplo no Carnaval, onde três jovens foram brutalmente assassinados, devido à uma má interação de um bairro com outro, é preocupante. O que pretendemos é dar novas oportunidades às nossas crianças, desviando-as desse âmbito de violência” disse.
O programa
Funcionando nas dependências da Universidade Federal de São João del-Rei, nos campi Santo Antônio e Dom Bosco, e como inovação, no Teatro Municipal, o programa conta com atividades complementares de passeios, viagens, piscina e gincanas. Além das oficinas de Juventude e Direitos Humanos, oficina de Esporte e Lazer, formação técnica geral, aulas de teatro e dança, oficina de saúde e de participação cidadã. “Estamos abrindo o Municipal para as atividades do ProJovem, com aulas de teatro e dança. Isso é inovador”, destacou a secretária lembrando que o ProJovem é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, e o Governo Federal.
Além da utilização do Teatro, a iniciativa ainda conta com oficinas abertas, como a de Juventude e Direitos Humanos, onde os jovens não ficam presos em uma sala de aula, e sim, saem para visitar pontos estratégicos da cidade, como o Museu. “Nesta oficina, incentivamos os participantes a conhecer mais a cidade, ou seja, eles vão ao museu, à prefeitura e aos órgãos de estado para conhecer mais sobre as leis e direitos do povo são-joanense”, disse.
Para participar
Merilane também explicou que os jovens que não estiverem incluídos no programa Bolsa Família, e tiverem interesse de fazer parte do ProJovem, devem comparecer, acompanhados de um responsável, à Secretaria, ou à algum dos Centros de referência em assistência social, o CRAS – Matosinhos, Tijuco e Senhor dos Montes – de 7h às 11h, e de 13h às 17h, onde a família deverá apresentar todos os documentos necessários para realizar o cadastramento do jovem. “O Cadastro Único – CadÚnico – é o passaporte de entrada para todos os programas sociais do governo, como Brasil Carinhoso, Pronatec, entre outros, além, é claro, do ProJovem”, afirmou Merilane. Após efetuado o CadÚnico, o jovem será encaminhado para a Diretoria de Programas Sociais, onde deverá preencher uma ficha de inscrição, que é exclusiva para este programa, solicitando a participação. As diretorias são localizadas nos mesmos locais onde é efetuado o cadastro, facilitando o processo.
Fonte: Gazeta de São João del Rei, 9 de Março de 2013