São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Clube dos Desbravadores . Inscrições até dia 17 de Março

Data

17/03/2013

Cidade

São João del-Rei

Descrição

Muitos pais quebram a cabeça discutindo qual seria a atividade complementar ideal para seus filhos. Uma ótima oportunidade, que mescla a realização de esportes com questões que envolvem a educação e a apreciação à natureza, é o Clube dos Desbravadores, que completa 16 anos de existência em São João del-Rei. O grupo, que engloba meninos e meninas com idade entre 10 e 15 anos, começou suas atividades para este ano no último domingo, 3.

O encontro serviu para apresentar o clube, aguçar o interesse dos mais jovens por ele e abrir oficialmente o período de inscrições, que se estenderá até o dia 17 deste mês. Das 50 vagas abertas, apenas 15 ainda não haviam sido preenchidas até o fechamento desta edição na quinta-feira, 7. Os interessados deverão fazer a inscrição na sede do Clube dos Desbravadores, na Rua Manoel Fortes, nº 568, em Matosinhos. Os encontros acontecem aos domingos, de 9h às 12h e as inscrições, que são gratuitas, só poderão ser feitas ao longo deles.

Último encontro
De acordo com o diretor do Clube dos Desbravadores, Peter Campos, o encontro realizado no domingo, 3, foi muito proveitoso. “O encontro foi ótimo pelo fato de muitas crianças novas terem comparecido. Começamos a manhã com uma apresentação de fanfarra. Depois disso foram disponibilizados os workshops, cada um trabalhando uma área específica do clube.

Tudo para explicar o funcionamento do nosso trabalho. No final fizemos recreação para entreter quem nunca tinha ido ao Clube dos Desbravadores”,
Campos ainda relata que houve um caso curioso no encontro. “Apresentamos uma aranha caranguejeira, que é o animal de estimação de um dos nossos instrutores. A meninada ficou impressionada com o tamanho da aranha. É importante dizer que ela é super dócil, mas a histeria das crianças foi um fato muito engraçado”, lembrou.

O clube
O diretor do clube afirma que o objetivo do trabalho é proporcionar educação complementar às crianças, com diversas atividades por encontro, similares ao que houve neste último.

“Trabalhamos as questões física, mental e espiritual da criançada. Eles têm a oportunidade de aprender a viver no campo, estudam curiosidades a respeito dos animais e da natureza.

Além disso, também abordamos questões ligadas à disciplina, ao respeito à pátria, ao respeito ao próximo e ao convívio em grupo. Os desbravadores fazem um trabalho parecido com o que fazem os escoteiros. Temos basicamente os mesmos princípios”, explicou.

A integrante do Clube dos Desbravadores, Bianca Maia, afirma que as crianças que não participam do grupo estão deixando de aproveitar ótimos momentos. “Vai completar 5 anos que estou aqui e adoro cada dia mais. Com os desbravadores consegui aprender coisas que não aprenderia em nenhum outro lugar. Ensinaram-me lições em relação à natureza e à religião, além de me proporcionarem muitas aventuras, como acampamento e rapel. Vale muito a pena participar”, elogiou a menina.

Projetos
Além de auxiliar no processo de amadurecimento dessas crianças, como no caso de Bianca Maia, o clube realiza diversos projetos visando o bem-estar da população são-joanense. “Todo ano realizamos o Mutirão de Natal, que tem como objetivo arrecadar alimentos para entidades carentes da cidade. Temos também o projeto Vida por Vidas, que consiste no incentivo para parentes dos desbravadores doarem sangue e medula óssea. Isso porque apenas pessoas maiores de 16 anos podem realizar a ação. Além dessas iniciativas, estamos implementando também um trabalho contra a Dengue”, disse Campos.

Fonte: Gazeta de São João del Rei, 9 de Março de 2013.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL