Agenda Cultural
Canta del-Rei . Inscrições até 19 de abril
Data
Cidade
Descrição
Segundo o coordenador geral do festival, Adriano Resende Margotti, a ideia também ajuda a gerenciar o potencial de hospedagens em São João del-Rei sem que os visitantes sejam prejudicados. “Notamos que durante o feriado de Corpus Christi, que este ano será celebrado no dia 30 de maio, a cidade já recebe muitos turistas. Com isso hotéis e pousadas ficam cheios. Para não aumentar o congestionamento de pessoas, decidimos prolongar o festival para mais um fim de semana. Acreditamos que com isso conseguiremos dividir o número de corais que virá à cidade durante o evento, o que facilitará a hospedagem de todas as pessoas. Serão poucos os grupos que permanecerão no município durante todos os dias do festival. Mas essa não é nossa principal razão. Acredito que o incentivo ao turismo e até ao desenvolvimento financeiro para a cidade sejam benefícios que essa ampliação do festival também trará”, disse.
Inscrições
Os corais e grupos interessados em participarem do Canta del-Rei já podem realizar suas inscrições através do site do evento (www.cantadelrei.com.br ). No portal os representantes de cada coral poderão acessar todas as informações necessárias para efetuar a inscrição do grupo, além de encontrar um cronograma do festival. Além de preencher de forma correta as informações exigidas para o cadastro, cada grupo deverá enviar comprovante de depósito, confirmando o pagamento da taxa de R$100 que é cobrada.
Ao se inscrever, é pedido que cada coral envie também uma apresentação breve do grupo para ser usada antes dos recitais, além de uma outra, mais longa, para exposição no site do Canta del-Rei, junto com uma foto do coral para divulgação. As inscrições vão até o dia 19 de abril e só serão realizadas através do endereço informado.
Homenagem
Todos os anos, o Festival Nacional de Corais escolhe um músico para receber homenagens durante o evento. Em 2013 o professor e músico são-joanense Abgar Campos Tirado foi o escolhido.
O homenageado se destacou pelas suas variadas composições para corais e liturgia que alcançaram o cenário mundial, chegando a países como Estados Unidos, Alemanha, Itália e até Vaticano. Margotti afirmou que as homenagens feitas ao músico, além de enaltecerem o trabalho do profissional, são uma oportunidade de divulgá-lo ainda mais e ultrapassar as fronteiras do festival. “Além de disponibilizar as partituras do compositor no nosso site, para que os corais apresentem as músicas durante o Canta del-Rei, nós faremos um livro com um apanhado dessas partituras que será lançado durante o festival e, depois de pronto, será encaminhado para diversas escolas de música espalhadas pelo país e até para a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Hoje em dia não há um trabalho como esse sendo feito em outro lugar do país”, contou Margotti.
Fonte: Gazeta de São João del Rei, 9 de Março de 2013