São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

5ª Congresso Regional de Educação . 7 a 9 de Novembro

Data

09/11/2012

Cidade

SJDR

Descrição

As práticas que foram bem sucedidas na rede de educação da Superintendência Regional de Ensino de São João del-Rei agora poderão ser ampliadas e adotadas também em outros municípios e escolas. Isso porque, aconteceu de 7 a 9 a 5ª edição do Congresso Regional de Educação, que teve como tema Práticas Pedagógicas Exitosas. As apresentações compuseram um concurso e os trabalhos mais pontuados foram premiados.

Professores das redes pública e privada trocaram experiências pedagógicas em congresso - Foto: Gazeta

Professores das redes pública e privada trocaram experiências pedagógicas em congresso – Foto: Gazeta

Segundo a superintendente Regional de Educação, Maricéa do Sacramento Santos, ao todo, cerca de 3 mil professores participaram do evento e 32 práticas foram inscritas. “Todos os trabalhos apresentados foram incríveis e eu seria até infiel a eles se citasse apenas o nome de alguns. Acredito que com essa realização muitos professores irão passar a aplicar em suas instituições o que conheceram aqui e isso acontecerá de uma maneira muito positiva”, explicou. E completou: “Tivemos presença de professores da rede municipal, particular e da estadual, em maior número. Essa interação é muito proveitosa para a educação, pois é um momento em que o professor deixa de ser um mero expectador de palestras e passa a ser um ator social, no momento em que apresenta seus projetos e debate sobre eles”, afirmou Maricéa.

Premiação
Cada professor realizou uma apresentação de 30 minutos e o concurso foi dividido em três categorias. Na Anos Iniciais do Ensino Fundamental, quem ficou com o primeiro lugar foi a professora Flávia Rosana Silva de Paula, da Escola Estadual Dr. Garcia de Lima, com o trabalho Alfabetização Interdisciplinar.

Já na modalidade Anos Finais do Ensino Fundamental, a prática Conexão – Educação, de Rosângela Cristina do Carmo Silva, da Escola Estadual Governador Milton Campos foi a premiada. O professor Daniel Fontana Baptista da Silva, da Escola Estadual Cônego Osvaldo Lustosa, ganhou o primeiro lugar na categoria Ensino Médio com o trabalho Mutatis Mutandis – Mudando o que tem que ser mudado, a abordagem do aquecimento global: valorização do debate de idéias por um ensino melhor.

Houve ainda, uma premiação geral, para o trabalho que recebeu o maior número de pontos. A vencedora foi a professora Flávia Rosana Silva de Paula. “Os ganhadores receberam certificados, medalhas e placas de 1º lugar e o trabalho mais votado recebeu um tablet”, disse Maricéa. E completou. “Isso é uma maneira de incentivar mais professores a criar, registrar e mostrar seus trabalhos aos colegas. Acredito que com esse tipo de organização de congresso, eles passarão a interagir mais uns com os outros e trocar experiências”.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 17/11/12

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.